GP Catar F1: Dificuldades físicas sentidas pelos pilotos

Por a 9 Outubro 2023 10:12

A corrida do GP do Catar foi muito difícil de gerir por parte das equipas, tantas foram as paragens e com a alteração provocada pela decisão da FIA que obrigou os estrategistas a mudar muitas coisas planeadas para a prova. No entanto, quem mais sofreu foi quem estava dentro dos monolugares. Foi frequente a temperatura no Circuito Internacional de Losail atingir valores acima dos 35ºC.

Logan Sargeant foi o rosto mais visível das dificuldades físicas que os pilotos atravessaram nas 57 voltas do Grande Prémio, tendo sido obrigado a desistir antes do final da corrida. Ao contrário do que afirmamos na altura, levados a crer pelas declarações de James Vowles naquele mesmo instante à Sky, o piloto norte-americano precisou de ser visto no centro médico para avaliação pela equipa médica “depois de sofrer de desidratação intensa durante a corrida, enfraquecida por sintomas semelhantes aos da gripe no início da semana”.

Ainda na Williams, Alexander Albon também foi foi levado ao centro médico para ser tratado por “exposição aguda ao calor”, segundo a equipa. 

Lance Stroll revelou que o calor que sentiu foi tanto dentro do cockpit, que quase perdeu a consciência. “Estava quase a desmaiar no carro e eles pintaram os corretores e tornaram a pista mais estreita, por isso nem se sentiam [os corretores, respondendo o canadiano à questão das penalização que sofreu no final da corrida por exceder os limites de pista]. O problema é que não se consegue ver para onde se está a ir porque estávamos quase a desmaiar. Eu estava a desfalecer e a 20 voltas do fim”.

Esteban Ocon disse à Sky que vomitou “na volta 15, 16, durante duas voltas, acho eu. Consegui controlar a situação, acho que só mentalmente, tentei concentrar-me exatamente no que tinha de fazer. Nunca me tinha acontecido isso. Sempre fui capaz de fazer duas distâncias de corrida no carro.” Hoje deviam estar uns 80 graus [Fahrenheit] dentro do carro”.

O terceiro classificado da corrida, Lando Norris, afirmou que a F1 encontrou o limite físico dos pilotos. “Acho que hoje provavelmente encontramos o limite. Acho que é triste que o tenhamos encontrado desta forma. […] Uma coisa muito perigosa de acontecer”.

Max Verstappen, sobre este tema, explicou que há mais provas que levam os pilotos ao limite físico, mas no Catar experimentaram temperaturas mais altas e foi ainda mais difícil, pedindo que esta situação seja revista pela Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

Tanta preocupação com os pneus e ninguém quis saber da saúde dos pilotos, já fizeram bandeiras vermelhas por menos, porque não fizeram um stop and go de 1 minuto para todos para reabastecer as bebidas dos carros e hidratar com isotónicos?

atuaprima
atuaprima
1 ano atrás

 Hoje deviam estar uns 80 graus [Fahrenheit] dentro do carro”. – 80 Fahrenheit são 27 Celsius. Acredito que nao seja essa a temperatura que estava dentro do carro

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
1 ano atrás

Afinal o Alonso aos 42 anos está mais bem preparado fisicamente que muitos de 20.
Força Fernando!

Rhodas
Rhodas
Reply to  nunofernandesp12023_gmail_com
1 ano atrás

Menos o traseiro, pois pediu que lhe deitassem água ou parecido, pois tinha o rabo a arder

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
Reply to  Rhodas
1 ano atrás

Sim e ainda isso, o AM pelos vistos aquecia mais que os outros.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado