GP Canadá F1: Vitória fácil de Hamilton, grande corrida de Vettel

Por a 11 Junho 2017 20:54

Lewis Hamilton venceu pela sexta vez no Canadá, naquela que deve ter sido uma das vitórias mais fáceis da sua carreira na F1. Tão fácil que quase não demos por ele. O piloto inglês arrancou bem da pole e aproveitou da melhor forma o endiabrado Max Verstappen que partindo bem, passou de quinto para segundo e pelo meio,  ‘eliminou’ Sebastian Vettel com um toque, danificando a asa dianteira do Ferrari, com o alemão a ter que ir mudá-la à boxe, caindo, por isso, para a cauda do pelotão.

No segundo lugar terminou Valtteri Bottas, a 19 segundos do seu colega de equipa, um confortável segundo classificado pois o homem que terminou no lugar mais baixo do pódio, Daniel Ricciardo nunca teve armas para o incomodar. O piloto da Red Bull – equipa que viu Max Verstappen ficar pelo caminho quando era segundo atrás de Hamilton, logo na fase inicial da corrida devido a uma avaria na bateria – bem pode agradecer este pódio ao homens da Force India, que deram água pela barba a Sebastian Vettel, que depois de ter ficado com a asa dianteira do seu Ferrari danificada logo após a partida foi à boxe, e da cauda do pelotão realizou uma magnífica corrida de recuperação para terminar em quarto, minimizando desta forma as perdas no campeonato. Grande corrida dos dois Force India, que terminaram em quinto e sexto, resistindo ao homem da Ferrari durante várias voltas, com este  ter que suar as estopinhas para os passar. Com isso,  Ricciardo pode respirar e terminou em terceiro.

Kimi Räikkönen foi somente sétimo classificado, depois duma corrida muito morna para quem tem um Ferrari. Basta ver o que fez Vettel. Destaque ainda para Lance Stroll, que se tornou no primeiro piloto canadiano que não se chama Villeneuve a pontuar na F1. Nico Hülkenberg, terminou novamente nos pontos com o seu Renault, o que sucede pela quarta vez nas últimas cinco corridas.

Romain Grosjean foi décimo, mas pode ainda sofrer as agruras de ter causado o incidente que envolveu Carlos Sainz e culminou com o despiste de Felipe Massa, logo no início da corrida.  Fernando Alonso esteve muito perto de pontuar, neste seu regresso à F1 depois das Indy 500, chegou a andar nas últimas voltas na décima posição, mas adivinhem o que aconteceu. Um problema com o motor Honda deixou-o novamente de fora da corrida.

Com estes resultados, Vettel tem agora 12 pontos de avanço para Hamilton com bottas a solidificar o seu terceiro lugar do campeonato. Raikkonen é quarto, mas agora a 20 pontos de Bottas. Toda a gente tem ideia que Verstappen anda bem mais que Ricciardo, mas a verdade é que no campeonato, o australiano tem 22 pontos de avanço face ao seu colega.

Nos construtores, com a Mercedes a somar 43 pontos nesta corrida face apenas a 18 da Ferrari, os homens de Brackley passaram para a frente do campeonato.

 

Classificação

1 Lewis Hamilton MERCEDES 1:33:05.154
2 Valtteri Bottas MERCEDES +19.783s
3 Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER +35.297s
4 Sebastian Vettel FERRARI +35.907s
5 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES +40.476s
6 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES +40.716s
7 Kimi Räikkönen FERRARI +58.632s
8 Nico Hulkenberg RENAULT +60.374s
9 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES +1 volta
10 Romain Grosjean HAAS FERRARI +1 volta
11 Jolyon Palmer RENAULT +1 volta
12 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +1 volta
13 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI +1 volta
14 Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA +1 volta
15 Pascal Wehrlein SAUBER FERRARI +2 voltas
16 Fernando Alonso MCLAREN HONDA DNF
NT Daniil Kvyat TORO ROSSO DNF
NT Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER DNF
NT Felipe Massa WILLIAMS MERCEDES DNF
NT Carlos Sainz TORO ROSSO DNF
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pokeralho46
pokeralho46
7 anos atrás

Boa corrida de Hamilton, totalmente merecida, não deu hipótese a ninguém, no entanto para mim o piloto do dia é Vettel com um de trás para a frente que só não deu podium porque não havia mais voltas, excelente campeonato!

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Uma disputada corrida hoje…pelo menos no pelotão do meio. Pois na frente Hamilton dominou ao seu gosto, com Bottas distante no seu encalço, confirmando a supremacia da Mercedes neste circuito. Vettel foi o homem da corrida, ao chegar até à quarta posição, após ter de ir às boxes trocar a asa frontal. Foi uma impressionante partida do Max mas com uma primeira curva quase à “Kamikaze”, já habitual dele, que custou a corrida ao Vettel. O Kimi, teve um corrida discreta sofrendo no final com os travões. A Force India esteve em alta na luta pelo pódio com o Ricciardo,… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  RogerM
7 anos atrás

O Alonso, nos sectores intermédios, ainda conseguia dar luta à concorrência…mas só até chegar às rectas. Não me admiram os boatos de a Mclaren já estar em conversações com a Mercedes, para voltarem à antiga parceria. Poderão não poder à partida, lutar por títulos de campeonato…mas ao menos por alguns pódios, ainda poderão aspirar.

elio
elio
7 anos atrás

O adolescente ofereceu esta vitória de bandeja ao Lulu, isto apesar do Mercedes ser sem dúvida o melhor carro para este circuito e o claro favorito à vitória, bem demonstrado pelo 1-2 final e que os recoloca no 1º lugar dos construtores.

Corrida simplesmente soberba do Seb de 18º para 4º. Sem dúvida alguma, o homem da corrida.

RogerM
RogerM
Reply to  elio
7 anos atrás

Mesmo com o azar que de ter a sua frente ceifada pelo Max, duvido que o Vettel ainda alcançasse o Bottas. Hoje a Mercedes esteve simplesmente superior.

elio
elio
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Também me pareceu. Mesmo sem o incidente com o VER, acho que hoje seria um 1-2 para a Mercedes.

Disse ontem num outro comentário que esta seria uma corrida favorável à Mercedes, porque este é um circuito de potência e “downforce” e motor do Merc continua a ser o melhor do pelotão e o carro, em termos de equilíbrio aerodinâmico, é tão bom como o Ferrari.

RogerM
RogerM
Reply to  elio
7 anos atrás

Por alguma razão, a Mclaren já anda em conversações com a Mercedes para voltarem a ter a parceria que tinham.

Pity
Pity
7 anos atrás

Desculpem, mas a corrida não prestou. Corrida no Canadá, sem ninguém bater mo muro dos campeões, não é corrida. 🙂 🙂 🙂 Falando a sério, grande corrida. Grande arranque de Verstappen, mas a sede com que foi ao pote, prejudicou Vettel. Grande corrida dos Force India. Adorei aquela batalha final com Vettel. Este fez uma recuperação notável. Stroll fez a sua melhor corrida e foi recompensado com os primeiros pontos. Grosjean a estragar a corrida a Sainz e Massa. Kvyat a ter uma corrida azarada, e a aprender com o “sogro” o que não devia. Hamilton “limitou-se” a levar o… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Desculpa, mas a meu ver o Sainz é que estragou a corrida tanto ao Grosjean e ao Massa, pois de vires a repetição, ele mudou de direcção repentinamente e sem ter passado completamente o Grosjean, embatendo no mesmo e ainda levando de arrasto o Massa.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

O que me pareceu, foi que o Grosjean dá um toque, aparentemente ligeiro, no Sainz, que sai disparado e leva o Massa com ele.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Vi agora a repetição, no resumo que o Autosport apresentou. Vê-se nitidamente o Sainz a dar no Grosjean e a sair disparado. Claramente Sainz o culpado. Dou a mão à palmatória.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Se o Vettel tivesse ido às boxes para a sua segunda paragens, não sei se não teria ainda alcançado um lugar no pódio.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Se o Vettel tivesse ido às boxes? Mas ele foi, na 50ª.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
7 anos atrás

É o que dá escrever depressa e não rever o texto…estou a apanhar o vírus do Autosport online. O que queria dizer é que o Vettel devia ter feito a sua segunda paragem, mais cedo.

MVM
MVM
Reply to  Pity
7 anos atrás

O Sainz recebeu uma penalização por causa da manobra e vai perder três lugares na grelha do próximo GP.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
7 anos atrás

No acidente da primeira volta a culpa é de Sainz que faz um chega para lá duas vezes ao Grojean, batendo-lhe na roda da frente e saindo disparado contra Massa.

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Como respondi ao RogerM, pareceu-me que a culpa era do Grosjean, mas do parecer ao ser, vai uma grande diferença, pelo que não tenho qualquer problema em admitir que estava errada.

MVM
MVM
7 anos atrás

O Vettel fez uma corrida excepcional – mais uma vez foi o ‘Driver of the Day’ -, mas quem mais me impressionou foi o Esteban Ocon. A maturidade e rapidez que o Ocon revelou mostram que está pronto para bater o Checo e, no próximo ano ou no seguinte, chegar a uma das equipas grandes e vencer GPs. Adivinho-lhe um grande futuro.
De resto, vitória merecida do Hamilton. Duvido que, mesmo se o Vettel tivesse feito um bom arranque, tivesse tido carro para ele. Parece que vamos ter um campeonato equilibrado até ao fim, o que é bom.

RogerM
RogerM
Reply to  MVM
7 anos atrás

Concordo consigo…duvido também que o Vettel alcançasse os dois Mercedes hoje, que estiveram simplesmente superiores. Basta olhar para o ritmo do Kimi, que mesmo sem os seus problemas com travões, tivesse alcançado o terceiro lugar.

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Boa corrida por parte da Mercedes a reagir muito bem a resultados menos bons, e a demonstrar que ainda é o carro a bater. Uma vez mais coincidência ou não Kimi com problemas quando Vettel está atrás.

RogerM
RogerM
Reply to  asfalto
7 anos atrás

A sério que queres ir por ai?…a sério? Não tarda nada já começas a inventar que a culpa da falha de travões foi a equipa que as provocou a partir das boxes. O Kimi teria à partida condições de ter alcançado o terceiro posto…mas o seu ritmo de corrida não foi suficiente. Sendo que nem conseguiu passar o Perez antes da sua segunda paragem nas boxes.

asfalto
asfalto
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Passar o Perez com pneus iguais não me pareceu possível aos Ferrari neste circuito, atendendo ás dificuldades do Vettel com pneus ultra macios com muito menos voltas. Quanto ao resto cada um acredita no que quer, num canal da especialidade perguntaram se teria sido problema de travões ou táctica teatral da Ferrari, sempre sem afirmações claro. Por isso não sou só eu a reparar nestas coincidências. Cumprimentos

MVM
MVM
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Mas evidentemente!… Como é que ninguém viu? Aquela saída em frente do Kimi na chicane foi uma ordem de equipa dissimulada. Ah, aqueles mafiosos da Ferrari sabem-na toda.

*RPMS*™
7 anos atrás

Excelente corrida! Apesar do abandono de Alonso na ultima volta, esta corrida foi, para mim, a melhor corrida do ano.

Hamilton justo vencedor. O piloto britânico a demonstrar durante todo o fim de semana que quando os pneus o deixam correr é o piloto mais forte entre os Mercedes e Ferrari.
Bottas sempre certinho e a cumprir.
Ricciardo justíssimo pódio e em termos pontuais aumenta a vantagem em relação ao seu rápido companheiro de equipa.
Uma palavra também para Verstappen, gostei muito da corrida dele até ao abandono.

Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Se o carro ensanduichado pela entrada em curva do Max à lambão, tivesse sido o do Hamilton…duvido que dissesses “Verstappen, gostei muito da corrida dele até ao abandono”.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Mas como não foi, digo e repito: Verstappen, gostei muito da corrida dele até ao abandono! Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Então admites que tens preferências. Eu cá prefiro que os pilotos candidatos ao titulo lutem de igual para igual em pista…e não com “encontros imediatos” como este.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Acho que por aqui ninguém tem preferências… Cumprimentos

jp1
jp1
7 anos atrás

De volta aqui ao burgo. Fim-de-semana sem espinhas para Hamilton. É claramente já um dos melhores de sempre. Segundo piloto com mais vitótias e segundo com mais pole-positions não enganam. Ganhou a corrida na volta canhão de ontem e no início de qualidade hoje. Estaban Ocon é de facto um grande piloto que se estiver no carro certo no próximos anos é sem dúvida candidato a vencer. Já que estamos na FI o Perez desiludiu-me muito. Foi muito exagerado a defender contra o Ocon e hipotecou um possível pódio à equipa e ao jovem colega. Contra o Vettel nem se… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  jp1
7 anos atrás

O Vettel só tem de se queixar dele??? O gajo estava ensanduichado entre o Bottas e o Max, o que querias que ele fizesse? O Max é que mais uma vez foi lambão, e meteu-se por lá dentro. É o que digo…estas primeiras voltas quase à “Kamikaze” do Max, às vezes resultam…outras vezes não. Não te esqueças que ele teve foi sorte de não sair daquela curva, logo com um furo.

jp1
jp1
Reply to  RogerM
7 anos atrás

A parte do Vettel a que me referia foi de ter arrancado mal. Dos 4 5 primeiros foi o que teve um começo mais lento e sujeitou-se a isto.
O Max viu um espeço que era suficiente e aproveitou. Mais uns centimetros e e nada se tinha passado. Houve algum azar pelo toque mas o miudo so fez o que esta la para fazer.
Tanto se queixam que não há ultrapassagens no braço mas quando os pilotos as fazem vem sempre reprovar.

pedromartinho30
pedromartinho30
Reply to  jp1
7 anos atrás

Concordo!!! Admito que admiro o Vettel mas paciência, o Max fez o que tinha que fazer

Pity
Pity
Reply to  jp1
7 anos atrás

Uma ultrapassagem de “antagonia”!!! Que marca é o seu dicionário? 🙂 Antologia, assim é que é.

jp1
jp1
Reply to  Pity
7 anos atrás

Semana longa e com pouco tempo de descanso da nisto Pity. Gaffe engraçada até 🙂

*RPMS*™
Reply to  jp1
7 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  jp1
7 anos atrás

Jp1, se o Ocon tinha andamento para ir buscar o Ricciardo e ir ao pódio, porque não ultrapassou o Pérez ? Este alguma vez teve o favor de alguém quando ultrapassava na pista o Kobayashi ou o Hulkenberg?

jp1
jp1
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Ele tinha e tentou a aquela ultrapassagem nas ultimas 5 voltas se nao me engano. Gosto muito do Perez mas não gostei a forma como ele fechou a porta ao colega e deixou o Vettel passar como se nada fosse. Não me pareceu correto. Ele ate pode vir a precisar do Ocon mais tarde neste campeonato e o frances não o vai “ajudar”.

RogerM
RogerM
Reply to  jp1
7 anos atrás

Então? Não te percebo…criticas a Ferrari, dando a entender que foi o Kimi que falhou a travagem de propósito para o Vettel passar, num claro jogo de equipa, no teu entender…e agora defendes que o Perez devia ter deixado o Ocon passar??? Vá-se lá entender certos comentadores que só se pegam é com a Ferrari.

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Boa corrida, este circuito é dos mais bonitos da temporada. O Hamilton a não dar hipóteses a ninguém, grande corrida do Vettel após o toque do Max com uma recuperação fantástica. O Bottas e o Ricciardo a ficarem com o papel secundário. Uma chamada de atenção para o jornalista que escreveu o artigo: O Kimi até ter problemas de travões fez uma boa corrida, e só por isso é que não acabou mais à frente, basta ver que até à primeira saída de pista estava a ganhar um segundo por volta aos Force India e ao Red Bull, após isso… Ler mais »

noteam
noteam
7 anos atrás

As grandes equipas, assim como os grandes pilotos, mostram-se nos momentos mais delicados, o trabalho realizado pela Mercedes após o GP do Mónaco foi simplesmente brilhante, o carro esteve super competitivo e o Hamilton acabou por ter uma corrida tranquila contra todas as expectativas. Estou convencido que o Vettel tinha ritmo para lutar pela vitória, foi realmente infeliz hoje, mas a corrida do seu colega de equipa foi muito pobre, com um Ferrari competitivo nas mãos, foi incapaz de conquistar o pódio e ainda conseguiu a proeza de ficar atrás do Vettel que caiu para último logo numa fase inicial… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  noteam
7 anos atrás

Duvido que hoje o Vettel lutasse pela vitória…não te esqueças que o Bottas e o Hamilton, estavam a controlar a corrida, sem terem de forçar andamento.

noteam
noteam
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Não tiveram de forçar porque não houve Vettel para pressionar. É o que me parece, tendo em conta do que tem sido a história do campeonato até aqui, mas não há forma de o provar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado