GP Canadá F1: Promotor repreendido pelo Colégio de Comissários Desportivos
O promotor do Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 foi repreendido pela FIA por não evitar uma invasão da pista antes do final da corrida de domingo.
Um número significativo de espetadores conseguiu entrar em pista antes de todos os carros terem regressado ao parque fechado, após a conclusão da prova canadiana e na sequência da análise do Colégio de Comissários Desportivos, foi determinado que o promotor local violou o artigo 12.2.1.h do Código Desportivo Internacional, citando os comissários que foi existiu uma “falha em tomar medidas razoáveis, resultando assim numa situação insegura”.
A decisão dos comissários baseou-se em provas de vídeo que indicam que as medidas de segurança e o pessoal previstos não foram aplicados ou foram insuficientes, o que conduziu a um ambiente inseguro para os espetadores e para os pilotos.
O Octane Racing Group, promotor do evento canadiano, admitiu que as medidas de segurança foram inadequadas para evitar a invasão da pista, apesar de ter afetado mais recursos à segurança. Reconheceu que a situação foi inaceitável e comprometeu-se a efetuar uma investigação exaustiva.
O promotor é ainda obrigado a apresentar à FIA, até 30 de setembro, um plano formal de correção, descrevendo em pormenor como irá evitar este tipo de incidentes no futuro. Além disso, e sendo uma situação recorrente na Fórmula 1, os Comissários Desportivos instaram a FIA a examinar a questão mais a fundo devido às suas sérias implicações para a segurança e a proteção.
Se este incidente voltar a acontecer em Montreal, os Comissários Desportivos avisam que resultará numa implicação financeira significativa para o promotor.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI