GP Canadá F1: Lewis Hamilton bate Verstappen por 0.3s no TL3
A derradeira sessão de treinos do Grande Prémio do Canadá registou uma intensa atividade, com as equipas e os pilotos a prepararem-se para a qualificação e corrida no Circuito Gilles Villeneuve. Lewis Hamilton emergiu como o piloto mais rápido da sessão, estabelecendo o tempo de 1:12.549s, enquanto Max Verstappen ficou a 0.374s do britânico, num treino completado sempre com piso seco.
O treino esteve novamente parado durante alguns minutos, em resultado do acidente de Zhou Guanyu, tendo ainda que se destacar os toques de Alexander Albon e Max Verstappen no ‘Muro dos Campeões’ do traçado do Circuito de Gilles Villeneuve, com danos visíveis no monolugar da Williams.
Enquanto a Mercedes e a Red Bull colocaram os seus pilotos no topo da tabela de tempos, com a companhia de Lance Stroll no quarto posto da tabela de tempos, a Ferrari terminou o treino fora do top 10. Ao mesmo tempo, Oscar Piastri foi o melhor piloto da McLaren no derradeiro treino livre, terminando com o quinto tempo mais rápido.
A sessão de treinos começou com uma fila de pilotos no final do pitlane, liderada pela dupla da Red Bull, que tinha muito trabalho a fazer depois de perder ontem muito tempo com o problema no RB20 de Max Verstappen. A maioria dos pilotos optou por pneus médios, embora Lando Norris e Oscar Piastri tenham escolhido pneus duros para a saída para a pista.
Sergio Pérez estabeleceu a marca inicial com um tempo de 1:18.096s,até que Pierre Gasly colocou o seu nome na liderança da tabela de tempos com 1:16.412s.
Os pilotos da McLaren trocaram para pneus médios após as voltas iniciais com pneus duros, antes da mais uma bandeira vermelha provocada por Zhou Guanyu.
A sessão assistiu ao primeiro grande incidente, quando Zhou Guanyu perdeu o controlo do seu Sauber na curva 2, provocando a bandeira vermelha pelo segundo treino deste fim de semana. As repetições mostraram Zhou a perder a traseira na curva 1 e a embater nas barreiras.
Após uma rápida limpeza, os carros voltaram à pista e a Alpine continuou a impressionar com 1-2, com Gasly à frente de Esteban Ocon. Verstappen estabeleceu um novo tempo rápido com a marca de 1:15.495s e Kevin Magnussen subiu ao segundo posto, embora ainda 0,7s atrás do neerlandês.
Ainda antes das simulações de qualificação, Fernando Alonso assumiu a liderança com 1:14.870s. Lance Stroll passou para terceiro, ainda 0,561s atrás do seu companheiro de equipa.
Daniel Ricciardo impressionou ao passar para o segundo lugar da tabela de tempos, no momento em que Fernando Alonso melhorou o seu anterior tempo para 1:14.445s.
Já com pneus macios e em simulações de qualificação, Logan Sargeant deu boas indicações, batendo Alexander Albon e dentro do top 3. O tailandês entrou nos últimos 25 minutos no quarto lugar, 0.511s atrás do tempo de Lewis Hamilton, que tinha registado 1:13.464s. O britânico tinha feito melhor do que Charles Leclerc, que estava a 0.117s.
No entanto, Lando Norris quase alcançou a marca do seu compatriota da Mercedes, ficando a apenas 0.011s de Hamilton.
George Russell passou a ser o mais rápido com 1:13.274s, mais rápido do que Hamilton por 0.190s, já dentro dos últimos quinze minutos. Max Verstappen tentou responder, mas alcançou o segundo posto naquela altura, até que Lewis Hamilton terminou a sua volta, regressando ao topo da tabela de tempos com a marca de 1:12.549s.
Ainda antes de terminada a volta de Lewis Hamilton, Alexander Albon foi vítima do Muro dos Campeões, embatendo primeiro com a roda traseira e depois a dianteira, com danos visíveis no eixo posterior. O problema é que o tailandês teve de concluir a volta para regressar em segurança à box da Williams.
After a couple of near-misses, the Wall of Champions finally lands a hit on Alex Albon 💥
It's the faintest of touches, but enough to knock the Williams' steering slightly out and he limps back to the pits.#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/2fEyOPdtUo
— Formula 1 (@F1) June 8, 2024
Verstappen ainda passou para o segundo lugar da tabela de tempos, intrometendo-se entre os dois pilotos da Mercedes, mas a 0.633s de Hamilton. Pouco depois, Oscar Piastri subiu ao terceiro lugar, a 0.717s do britânico.
Com alguma surpresa, o homem da casa, Lance Stroll fez melhor do que Verstappen e Piastri, subindo ao segundo posto, mas ainda a 0.532s de Hamilton. George Russell tratou de bater o tempo do canadiano, ficando a 0.408s do seu companheiro de equipa, até que o atual campeão do mundo de Fórmula 1 voltou ao segundo posto da tabela de tempos, ainda a 0.374s do piloto da Mercedes.
Foto: LAT Images
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI