GP Canadá F1, Herói Esquecido: Alpine

Por a 11 Junho 2024 12:27

A Alpine conquistou três pontos cruciais no Grande Prémio do Canadá, reforçando a sua vantagem sobre a Williams e a Sauber na luta pelo oitavo lugar do campeonato de construtores. 

Apesar da situação interna parecer precisar de resolução, após as críticas de Esteban Ocon ao facto de não lhe ter sido devolvida a posição inicial quando acatou as ordens de equipa, a Alpine alcançou de novos os pontos e aquilo que se pode considerar uma boa operação no Canadá. 

Pierre Gasly terminou em nono e Esteban Ocon em décimo. Gasly começou a corrida na 15.ª posição, enquanto Ocon arrancou em 18.º, embora tivesse começado em último se não fosse a decisão da Sauber de arrancar com os seus pilotos a partir das boxes. Além do bom desempenho dos seus pilotos, ajudou bastante ao resultado da estratégia da equipa, ao deixar Ocon em pista na situação de Safety Car desencadeada pelo acidente de Logan Sargeant. 

Ocon fez apenas uma paragem para troca de pneus, como aconteceu a Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda, beneficiando ainda da saída de pista do piloto japonês da RB para entrar novamente nos pontos, já depois de trocar de posição com o seu companheiro de equipa Pierre Gasly. 

Ocon expressou a sua frustração pelo rádio e mais tarde aos jornalistas, num episódio que veio agravar a relação entre os dois, que já era tensa depois do incidente no Mónaco.

Apesar da discórdia interna, a Alpine conseguiu marcar pontos com ambos os carros pela primeira vez esta época. O nono lugar de Gasly marcou o melhor resultado da equipa este ano, e Ocon recuperou oito lugares para garantir o último ponto. Embora os pontos sejam valiosos, como a equipa lidou com a situação deixou um dos pilotos desiludido, o que poderá ter um impacto na dinâmica da equipa nas próximas corridas.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

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Leandro Marques
5 meses atrás

Ele não acatou assim tão bem as ordens da equipa como querem fazer transparecer. Demorou até bastante a o fazer e com isso arruinou a estratégia que a equipa tinha delineado de tentar chegar ainda mais na frente. Se o ocon se quer queixar da posição não lhe ter sido devolvida que se queixe de si mesmo apenas. Acatava a ordem quando ela foi dada, se a estratégia não tivesse sucesso aí sim poderia ter razão, da forma como fez deixou logo de a ter. Mais um episódio que mancha ainda mais um pano já bem sujo.

Leandro Marques
5 meses atrás

Além de que temos de ter em conta que ocon estava a rodar muito lento, permitindo que um mini pelotão se começava a formar atrás de si, fazendo “perigar” a posição do seu companheiro de equipa. Desta forma os pilotos da haas não se puderam aproximar. A alpine esteve bem na sua tomada de decisão, a reação do seu piloto é que já não foi tão boa.

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