GP Canadá F1: George Russell conquista a pole position com o mesmo tempo de Verstappen
George Russell e Max Verstappen terminaram a sessão de qualificação do Grande Prémio do Canadá exatamente com o mesmo tempo por volta, com 1:12.000s. Por ter realizado a volta antes do neerlandês, o piloto da Mercedes alcançou a segunda pole position da carreira, após a Hungria em 2022.
Esta foi a segunda vez que tal aconteceu, após o famoso empate a três na decisão do título de Jerez em 1997, desde que a cronometragem da F1 passou a ter três casas decimais.
Apesar de uma forte ‘candidatura’ da Mercedes à pole position e à possibilidade de garantir a primeira fila da grelha de partida durante toda a qualificação, Lewis Hamilton não foi feliz na sua última tentativa e sairá apenas de sétimo – acabando por ser um resultado menos conseguido após os dois primeiros segmentos – enquanto Max Verstappen voltou a provar que quando é preciso, podem contar com ele para alcançar resultados que não parecem possíveis.
Termina Hamilton com uma grande desilusão até pela pole position alcançada pelo seu companheiro de equipa, comprovando a boa desempenho do W15 no traçado canadiano. É um resultado que ficou aquém da expectativa.
O neerlandês acabou por garantir o segundo lugar da grelha de partida, com os dois pilotos da McLaren logo atrás, liderados por Lando Norris, que ficou a 0.021s da pole. Uma vez que Oscar Piastri teve algumas dificuldades nas suas duas tentativas de voltas rápidas na discussão final da qualificação, contentou-se com o quarto posto.
Daniel Ricciardo, instantes depois da confirmação da renovação de contrato de Yuki Tsunoda, bateu o seu companheiro de equipa na RB e sairá do quinto lugar da grelha, ao lado de Fernando Alonso e tendo atrás Hamilton e o japonês.
Fecharam os dez primeiros da grelha de partida, Lance Stroll, que alcançou a Q3 no seu grande prémio caseiro pela primeira vez, e Alexander Albon.
A maior surpresa aconteceu no segundo segmento da sessão de qualificação do GP do Canadá, quando Charles Leclerc e Carlos Sainz foram eliminados, sendo claro que os dois monolugares da Ferrari sentiam mais dificuldades que os seus adversários diretos na classificação do campeonato, enquanto os Mercedes estavam mais à vontade do que o normal, com sinais francamente positivos.
O filme da qualificação
Com previsão de chuva logo para o primeiro segmento da sessão de qualificação, foram vários os pilotos a alinharem no final da via de saída das boxes no Q1, com queixas de falta de aderência no RB20 por parte de Sergio Pérez. George Russell assumiu a frente da tabela de tempos logo na sua primeira volta rápida, depressa batido por Lando Norris, com 1:13.541s.
Max Verstappen disse ‘presente’ quando terminou a sua primeira volta rápida, ascendendo ao primeiro lugar com a marca de 1:13.368s. Faltavam nove minutos para o final do Q1.
Esperando-se que os tempos melhorassem muito na fase final do Q1, Pierre Gasly saltou para terceiro, com Lance Stroll e Fernando Alonso na frente da tabela de tempos por pouco tempo, até Lando Norris voltar a esse posto com 1:12.959s. Russell tentou atacar o seu compatriota, mas não foi possível bater Norris, algo que Hamilton conseguiu fazer momentos depois, com a marca de 1:12.851s.
Também Oscar Piastri deu um bom salto na classificação, alcançando o segundo posto, ficando a 0.056 de Hamilton, mas Verstappen foi mesmo o mais rápido no Q1, ao terminar a volta em 1:12.360s, sendo seguido por Yuki Tsunoda, a 0.388s.
Quem foi eliminado foi Pérez, depois de Alexander Albon ter dado um salto na tabela de tempos, passando para o quarto posto e o mexicano a ficar no 16.º lugar. A acompanhar Pérez no fundo da grelha de partida estará Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu.
A chuva prevista para o Q1 chegou ainda o semáforo não passara para verde para dar início ao Q2, mas acabou por não afetar muito o desempenho dos pilotos.
Com os dois Mercedes a darem bons sinais, acompanhados pelos McLaren, à entrada dos últimos sete minutos, Max Verstappen estava no 11.º posto da tabela de tempos, numa posição de eliminação, subindo apenas a nono no final de mais uma volta rápida. No entanto, Verstappen terminou a última volta rápida, subindo ao sexto posto da tabela de tempos.
Entretanto, os dois Mercedes reassumiam as duas primeiras posições, com George Russell no primeiro lugar com 1:11.742s e Hamilton a 0.237s. Mas a maior surpresa era eliminação de ambos os Ferrari, primeiro Carlos Sainz, que teve um pequeno momento junto ao ‘Muro dos Campeões’, e depois Charles Leclerc, uma vez que Albon subiu sexto e Lance Stroll a décimo, levando o monegasco a cair na tabela de tempos.
Logan Sargeant, Kevin Magnussen e Pierre Gasly também ficaram pelo caminho.
Após os sinais francamente positivos nos treinos e nos anteriores segmentos da qualificação, ao mesmo tempo que o Q3 começava sem a presença de Charles Leclerc, Carlos Sainz e Sergio Pérez, a expectativa sobre o que podiam fazer George Russell e Lewis Hamilton era grande, apesar de termos de contar com Oscar Piastri, Lando Norris e Max Verstappen.
Oscar Piastri perdeu muito tempo ainda no primeiro setor da sua volta rápida inaugural no Q3, segurando o primeiro posto da tabela de tempos por poucos instantes, só até Max Verstappen terminar a volta, com a marca de 1:12.358s.
Quando os dois pilotos da Mercedes terminaram as suas primeiras voltas rápidas, George Russell assumiu a pole position provisória, com a marca de 1:12.000s, enquanto Lewis Hamilton foi 0.280s mais lento do que o seu companheiro de equipa.
Nas últimas tentativas, Oscar Piastri voltou a não ter uma volta limpa, subindo a segundo, a 0.103s de Russell, enquanto Lando Norris também não conseguiu bater o compatriota da Mercedes, ficando a 0.021s e provisoriamente, com o segundo posto da grelha de partida, superando o companheiro de equipa.
Enquanto o primeiro setor da última volta rápida de Max Verstappen foi muito rápido, os restantes não foram tão bons, terminando com tempo igual do que George Russell e por isso, ficando com o segundo lugar.
Muito diferente do que aconteceu no Q2 – visível até pelo melhor tempo alcançado por Russell nesse segmento do que no Q3 – Lewis Hamilton não conseguiu uma volta limpa e terminou apenas no sétimo posto, enquanto Max Verstappen ‘sacou’ uma volta rápida e discutiu a pole position.
Foto: LAT Images
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Grande pole de Russell, este ano a dar 8-1 a Hamilton em qualificação, de destacar também Ricciardo e Albon que estiveram muito bem. Destaque pela negativa (mais uma vez) para Pérez, a sua continuidade na equipa não faz sentido…
Pode se que amanhã haja ultrapassagens e que no arranque fiquem estes 2 na primeira curva, promete
E só para irritar o Sérgio Veiga… haja ultrapassagens e o Leclerc vença novamente em memória do Gilles…
🙂
O GP do Canadá tem na história momentos que proporcionam corridas loucas, agora o Leclerc ganhar? Isso é sonhar bem alto! Terminar a corrida em 5º ou 6º lugar já é muito bom uma vitória.
Mas quero que se concretize a tua ideia ” E que no arranque fiquem estes 2 na primeira curva ” Que assim a McLaren fica com a dobradinha algo que não acontece desde 2010 precisamente no GP do Canadá! Hamilton e Button foram os pilotos da ultima dobradinha da McLaren.
O 8 a 1 já lhe valeu um negativo. Ou se calhar foi pelo comentário relativamente ao Perez 🧐
Tenho por aqui uns “admiradores” que me dão negativos só porque sim, mas é para ao lado que durmo melhor.
Daniel, quinto ! Um dedo bem empinado e direitinho para o idiota do Jacques Villeneuve ! És a vergonha do teu pai !
Villeneuve, só mesmo o pai e pode agradecer ao Schumacher de ter sido campeão uma vez…
Ele não e pessoa de “esticar o dedo”. Por vezes falta-lhe isso.
Que grande qualificação. P1e P2 com o mesmo tempo. Lando também bem. Os Mercedes estiveram melhores todo o fim-de-semana e parece que o Verstappen hoje fez mesmo a diferença para conseguir este tempo. Ricciardo hoje faz uma boa qualificação e Tsunoda volta também a estar bem. Para terminar e para levar muitos negativos ou positivos🤪 dizer que Hamilton hoje com um carro que poderia dar P1 vai ter quem diga que falhou e outros que o carro não é igual ao do colega
Claro que o carro não é igual, um tem o 44 pintado, o outro tem o 63 🙂
😂
O que é que a Mercedes fez na Q3 para que os seus dois pilotos terem sido os únicos a não melhorarem na última saída para a pista? Ainda assim, hoje notou-se uma verdadeira melhoria na Mercedes desde o TL3. Os dois primeiros igualados ao milésimo e oito em pouco mais de quatro décimos foi incrível e promete uma boa corrida, assim a chuva o permita. A grande surpresa foi a eliminação dos dois Ferrari na Q2, será que tinham os carros afinados para pista molhada? Perez eliminado na Q1 já não me surpreende. Pela positiva, Albon na Q3 e… Ler mais »
Que qualificação extraordinária, a mais imprevisivel, estranha e surpreendente dos ultimos anos na f1, quando toda a gente esperava chuva eis que ainda bem que ela não apareceu, para termos esta qualificação extraordinaria uma das melhores de sempre da historia da f1! Que volta extraordinaria do russell a cravar a pole contra todas as probabilidades, estatisticas e odds na f1, a Mercedes com os upgrades neste W15 a dar um passo enorme e a apanhar a Red Bull e a Mclaren, mas claro que esta pista não é a melhor bitola possivel essas serão Barcelona em 15 dias e Silverstone… Ler mais »
“desilusante”? O que é que isso quer dizer? Essa palavra não existe. Provavelmente queria dizer “desoladora”
Vou, mais uma vez, pedir-lhe que faça parágrafos. Um texto tão grande, sem parágrafos, torna-se cansativo de ler
Pode ter sido o corretor automático. Já os parágrafos…
Li tudo! Nunca fico desilusado com os comentários do Gui.
A melhor qualificação do ano! Parabéns ao Russell e também para a Mercedes, parece que finalmente uma atualização funciona na Mercedes. Agora em relação á Red Bull, McLaren e Ferrari havia muitas duvidas para este GP do Canadá mas para já a qualificação não serviu para tirar grandes duvidas. A Red Bull continua na mesma com os mesmos problemas, e tenho duvidas que a RB consiga resolver esta situação antes das férias. A McLaren está a demonstrar que está na luta em todos os circuitos, vou esperar pela corrida, pois parece que á muita performance no MCL38 basta ver o… Ler mais »
Primeiro, sai uma notícia sobre a bomba de gasolina da McLaren ( obviamente ignorado pelo império “Motorsport’), resumidamente, um esquema que torna inútil os 2 fluxómetros. Depois, a partir da corrida seguinte, todos os motorizados mercedes dão um salto em frente, excepto a McL que se mantém no mesmo nível. Não seria caso para pensar o pior? Ferrari. Era impossível lutar pela pole. Mas ontem viu-se o 1° erro do muro em relação aos pneus. Sair logo com pneus novos tirou a vantagem da evolução da pista teria dado para passar. E sempre a propósito da Ferrari , Nando ao… Ler mais »
Estes treinos ficam na História pelo menos pelo facto de serem os mesmos tempos…ao milésimo. Desde o célebre GP de Jerez de 97 em que o Schumacher se atirou para cima do Villeneuve (tentou mas foi ele o prejudicado) que uma coisa destas não se verificava.
O Vestappen mais uma vez a tirar um coelho da cartola como só ele pode fazer. O Perez está uma decadência.Os Mercedes muito bem ao contrário dos Ferrari. A Mclaren também sempre na luta. Uma corrida com interesse e se chover ainda melhor.
Jerez 97! Como esquecer a trafulhice com dolo directo da Williams e McLadren ?
De resto, ‘crime e castigo’, Schumacher ( anjinho, o Villeneuve Jr não teria conseguido fazer a curva) punido exemplarmente, até prevenção rodoviária fez parte da pena. Em vez de toque aileron-roda tivesse feito o que fez o ham em Silverstone (51 G), o castigo teria sido o fuzilamento.