GP Canadá F1: Christian Horner acredita que McLaren perdeu a vitória com ‘pitstop’ tardio
Christian Horner acredita que a McLaren perdeu uma oportunidade crucial de vencer o Grande Prémio do Canadá por ter trocado os pneus intermédios do MCL38 de Lando Norris para ‘slicks’ uma volta tarde demais.
Max Verstappen ultrapassou Lando Norris durante o período de Safety Car após o acidente de Logan Sargeant, mas chefe de equipa da Red Bull argumenta que foi o momento da decisão dos estrategas da McLaren que acabou por determinar o resultado.
À medida que a chuva diminuía e o Circuito Gilles Villeneuve começava a secar, havia um ponto crucial para mudar de pneus intermédios para ‘slicks’. Verstappen fez essa mudança na volta 45. Norris, no entanto, ficou de fora por mais duas voltas, o que lhe deu uma margem de 20 segundos para fazer a paragem e cobrir potencialmente o seu rival. Quando o britânico parou finalmente, regressou à pista mesmo à frente de Verstappen, mas deparou-se com uma zona húmida da pista, o que comprometeu a aderência devido aos pneus médios com menor temperatura. Isso permitiu que o neerlandês o ultrapassasse.
Horner acredita que, se Norris tivesse feito a paragem apenas uma volta antes, teria conseguido manter-se à frente de Verstappen, uma vez que os pneus deste último ainda não teriam atingido a temperatura ideal.
“Estávamos numa janela muito melhor quando o circuito secou”, comentou Horner. “Conseguimos manter uma diferença consistente e depois foi tudo uma questão de fazer a troca [de pneus] na altura certa, porque o primeiro setor estava bastante molhado. E quando se sai do pitlane, perde-se uma muita temperatura.”
O responsável da Red Bull acrescentou que sentiu “que estávamos a cronometrar bem a passagem para os pneus médios. E embora o Lando tenha conseguido capitalizar o suficiente para atingir a margem dos 20 segundos [na frente de Verstappen], e tenha andado à volta disso, a cada volta que dávamos, os pneus aqueciam e fiquei surpreendido por não responderem ao fim de uma volta. Deixaram-no para duas e isso foi crucial, porque deu ao Max mais uma volta para gerar a temperatura. Por isso, quando Lando parou, ele [Verstappen] tinha pneus que estavam numa janela ótima e conseguiu uma diferença de três segundos no setor um. Portanto, esse momento foi crucial.”
Horner também reconheceu que o ritmo de Norris no primeiro ‘stint’ da corrida, quando assumiu a liderança ao ultrapassar George Russell e Max Verstappen, representou um desafio significativo para as hipóteses da Red Bull. “No primeiro turno, parecíamos muito competitivos no início da corrida, pressionando muito o George e ganhando sete segundos muito rapidamente aos carros que vinham atrás”, disse o chefe de equipa da Red Bull. “Portanto, estávamos muito bem preparados para as condições mais húmidas. Depois, infelizmente, deixámos o George um pouco para trás quando o DRS abriu, o que permitiu ao Lando regressar quando a pista secava. Parecia que o Mercedes estava com mais problemas, mas estávamos a ter dificuldades em passar e isso deu ao Lando caminho livre. Nessa altura, parecia que a McLaren era a favorita para se afastar e ganhar a corrida.”
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA