GP Canadá F1: Características da pista devem manter-se apesar do novo asfalto

Por a 4 Junho 2024 10:28

A jornada europeia do calendário da Fórmula 1 é interrompida para ter o lugar o Grande Prémio do Canadá, sendo esta a terceira corrida consecutiva a apresentar os três compostos mais macios da gama 2024 da Pirelli.

Todo o traçado do Circuito Gilles Villeneuve foi repavimentado para este ano e os corretores foram substituídos. Diz a Pirelli, em teoria, as características existentes de baixo desgaste e aderência reduzida devem manter-se, mas as indicações reais terão que esperar até que os engenheiros do fornecedor exclusivo de pneus para a Fórmula 1 realizem os seus primeiros testes de medição na quarta-feira. 

Os pneus selecionados para fazerem frente ao asfalto do circuito semi-permanente construído na ilha artificial de Notre-Dame, originalmente criada para a Expo ’67, foram o C3 como duro, C4 como médio e C5 como macio. 

Durante a maior parte do ano, a pista é usada apenas por pessoas a pé ou ciclistas e, por isso, os tempos por volta geralmente caem significativamente à medida que os carros vão colocando borracha no asfalto. A Pirelli avisa que pode ocorrer granulação nos pneus, especialmente na sexta-feira e particularmente com os compostos mais macios. Os pneus estão sujeitos a forças laterais muito baixas, embora as longitudinais sejam maiores, mas, no geral, Montreal é uma das pistas mais fáceis da época para os pneus.

Na corrida do ano passado, os três compostos de pneus slicks entraram em ação com uma mistura de estratégias, com alguns pilotos, incluindo os três que terminaram no pódio, a optarem por duas paragens, enquanto outros fizeram apenas uma paragem, tentando prolongar o máximo possível o primeiro ‘stint’. Há que ter em conta que o Safety Car é frequente e um primeiro ‘stint’ mais longo oferece, portanto, a melhor hipótese de minimizar o tempo perdido na troca de pneus.

O tempo, sempre muito variável em junho, desempenha geralmente o seu papel na prova. Um dia frio, chuvoso e ventoso, pode ser seguido de um dia de sol e calor, mas as temperaturas podem mesmo variar consideravelmente no espaço de um dia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado