GP Canadá F1: Aston Martin com intenção de voltar aos pontos
Em 2024, a Aston Martin apresenta desempenhos muito abaixo do que conseguiu fazer em 2023 e depois das preocupações levantadas por Fernando Alonso no final do GP do Mónaco, poderá a equipa britânica regressar aos pontos em Montreal, palco do GP do Canadá?
Não se trata apenas da Aston Martin ter desempenhos menos bem conseguidos, outras equipas como Ferrari, McLaren e Mercedes voltaram às suas posições competitivas esperadas, tornando mais difícil para os britânicos manterem o ímpeto do ano passado.
No Mónaco, Fernando Alonso expressou a sua preocupação de que a Aston Martin perca o ‘comboio’ das equipas da frente e entrar em luta pelo segundo pelotão. O piloto espanhol reconheceu que, apesar do desenvolvimento da Aston Martin, não foi suficiente para acompanhar as melhorias registadas na Mercedes, Ferrari e McLaren.
Embora existam essas preocupações, a Aston Martin mostrou um bom ritmo em certas ocasiões ao longo das corridas já realizadas. A equipa garantiu três resultados entre os seis primeiros, o que indica que ainda possui um carro competitivo capaz de somar pontos.
O Grande Prémio do Canadá poderá oferecer uma oportunidade crucial para a Aston Martin demonstrar a sua competitividade. O Circuito Gilles Villeneuve foi um local de sucesso para a equipa no ano passado, onde Alonso terminou num altamente competitivo segundo lugar, e Lance Stroll subiu de 16.º para 9.º, perante o seu público.
Uma repetição destes desempenhos seria muito encorajadora para a equipa e para os seus fãs, apesar de existirem mais desafios do que em 2023. As características da pista canadiana podem favorecer o carro da Aston Martin, mas as outras equipas também têm o mesmo objetivo.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
Substituam Lance Stroll, as possibilidades aumentam.