GP Canadá de F1: Mercedes no topo da tabela de tempos, mas não em termos ‘reais’…

Por a 17 Junho 2023 09:33

O primeiro dia de treinos livres do GP do Canadá de F1 foi fortemente afetado, pois não só um acontecimento pouco usual, falta de energia para alimentar as câmeras CCTV do circuito sem as quais não podem rodar em pista por questões de segurança, como depois a chuva retirou ainda mais tempo útil de preparação, as equipas de F1 tiveram apenas 90 minutos de treinos para afinarem as suas máquinas na sexta-feira.

Como resultado, vimos uma grande variedade de programas de recolha de dados no segundo treino, tornando difícil determinar quem neste momento tem a vantagem.

Lewis Hamilton marcou o ritmo na sexta-feira, uma fração à frente do companheiro de equipa George Russell, com a Mercedes a iniciar a sua campanha no GP do Canadá de forma encorajadora.

No entanto, embora Hamilton e Russell estivessem razoavelmente satisfeitos com os seus esforços, eles sabem que os tempos não foram o melhor para o seu desempenho final e que precisam de fazer alguns ajustes, especialmente encontrar uma afinação que proporcione uma traseira mais estável ao W14, se quiserem lutar pela dianteira.

Analisando os dados globais, percebeu-se que houve cerca de 0.65s de evolução da pista entre o momento em que Carlos Sainz, piloto da Ferrari, estabeleceu o registo inicial e o momento em que a dupla da Mercedes estabeleceu os seus tempos de volta mais rápidos, muito mais tarde na sessão.

É por isso que os Mercedes são apenas os terceiros mais rápidos na simulação de qualificação, a alguns décimos de segundo do ritmo mais alto. E estão ainda mais atrás quando utilizam níveis de combustível mais elevado, mas apenas uma fração atrás da Aston Martin.

Ou seja, resumindo, não se pode olhar apenas para uma tabela de tempos e tirar conclusões somente em números, tem que se contar com as diversas condicionantes se surgem de permeio.

Claro que não deixam de ser projeções, mas que de qualquer forma não andam longe da realidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
1 ano atrás

A tal inversão de forças dos “segundos” que eu falava há dias parece verificar-se. Ferrari, Aston e mercedes por esta ordem parecem ser as forças. Claro que a questão da gestão dos pneus e das estratégias condicionam muito a Ferrari para conseguir garantir o potencial que o carro tem.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado