GP Bélgica: Mercedes, Ferrari e Renault trocam motores, Bottas e Hulkenberg na última linha
Olhando para a folha com a lista de componentes já usados esta temporada por todos os pilotos, revelado pelo Colégio de Comissários Técnicos, vários pilotos estação nos limites e vai haver troca de motores em Spa. Como dissemos na antevisão do GP da Bélgica, a pista de Spa “exige” que as equipas utilizem unidades de potência novas para lidar com os mais de 70% da volta feitos de acelerador a fundo. Potência e binário são essenciais e por isso esta é uma das provas onde há trocas de propulsores.
Assim sendo, Mercedes Ferrari e Renault vão usar unidades novas o que implicará penalizações para Valteri Bottas e Nico Hulkenberg. Tanto o finlandês como o alemão já usaram a alocação de três motores de combustão interna, turbo e MGU-H, e dois MGU-K, baterias e controladores. Portanto, ambos vão receber unidades frescas, será já a quarta troca e por isso vão largar do final da grelha de partida. A Ferrari também vai usar unidades de potência novas, mas não penaliza, pois só agora vai usar a terceira leva de alocação de componentes. No caso de Kimi Raikkonen, o turbo não precisará de ser mudado e por isso também não penalizará. Lewis Hamilton usará, também, a terceira leva de alocação de componentes e por isso também não terá nenhuma penalização. Claro está que se durante o fim de semana algum destes componentes ceder, os pilotos vão para o final da grelha de partida, já que ficam sem componentes extra.
Ferrari e Mercedes trazem para Spa a evolução 3 dos seus propulsores, com a Ferrari a ter feito a estreia dessa evolução nos carros da Haas e da Sauber. Recebeu o selo de aprovação dos técnicos de Maranello e será a vez de Vettel e Raikkonen terem á sua disposição as novas unidades de potência. Aliás, o GP da Hungria foi o único desde o GP do Canadá em que as equipas clientes da Ferrari estiveram em pé de igualdade ou melhor que a casa de Maranello. Tudo porque desde essa altura que a Ferrari utiliza uma gasolina diferente, que os clientes poderiam usar, mas por ser deveras dispendiosa, declinaram. Para estrear a evolução 3 do motor, a “scuderia” teve de “oferecer” o combustível para que fosse possível o teste.
No caso de Hulkenberg, a análise ao motor determinou que este funcionou demasiado tempo a elevadas temperaturas e o risco de partir era demasiado elevado, assim o alemão receberá uma unidade nova com todos os componentes a estrear. Para a Renault, a nova geração de motores só chega em Monza ou em Singapura, provavelmente, com mais penalizações.
Como era expectativa de todos os observadores, seria quase impossível alguma equipa evitar penalizações ao longo da temporada. Spa Francorchamps é um bom traçado para tentar recuperar do final da grelha de partida e por isso Bottas e Huldenberg acabam por penalizar evitando fazê-lo numa pista mais complicada.
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