GP Bélgica F1: Filme da qualificação
Max Verstappen esteve sempre muito rápido na sessão de qualificação do GP da Bélgica. O ritmo do neerlandês foi sempre altíssimo, mas o tempo alcançado na sua única tentativa na Q3 foi imbatível e seria sempre difícil a Carlos Sainz, mesmo sem ter errado na última volta rápida, chegar ao 1:43.665s do piloto da Red Bull.
Após as penalizações, Sainz arrancará da primeira posição da grelha, tendo ao seu lado Sergio Pérez, que não teve a ajuda de Verstappen como teve o espanhol de Charles Leclerc, o quarto mais rápido em pista, na última tentativa. Fernando Alonso vai arrancar do terceiro posto.
Q1: Grande volta de Alexander Albon e Vettel eliminado por 0.002s
A qualificação para o GP da Bélgica foi adiada por 25 minutos. Um incidente na Porsche Supercup danificou as proteções da pista, obrigando à sua troca e atrasando o início da sessão.
Nicholas Latifi foi o primeiro piloto a sair para a pista, mas com pneus médios montados no Williams o canadiano fez apenas uma volta de instalação. Como tal, foi Mick Schumacher o primeiro a estabelecer um tempo por volta, 1:47.929s, muito longe dos tempos das sessões anteriores.
A mais de 10 minutos para o final da Q1, os dois Mercedes passaram para o topo da tabela de tempos, mas foram batidos pelos Ferrari e Red Bull. Max Verstappen passou a liderar a tabela de tempos com o registo em 1:44.581s, enquanto Carlos Sainz era o segundo mais rápido, à frente de Sergio Pérez, Charles Leclerc e Lando Norris.
Estavam em posição de eliminação Lance Stroll, Nicholas Latifi, Mick Schumacher, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas.
Nas últimas tentativas, sem os quatro primeiros, Daniel Ricciardo melhorou o seu tempo e subiu a quinto, sendo depois ultrapassado por Lando Norris e os dois Mercedes, assim como o surpreendente Alexander Albon. O tempo da última volta de Ricciardo foi apagado e o australiano baixou para o 13º posto.
Eliminados eram Sebastian Vettel, 0.002s mais lento do que Mick Schumacher que foi o 14º, Nicholas Latifi, Kevin Magnussen – que foi batido pelo seu companheiro de equipa – Yuki Tsunoda, que teve uma saída de pista na última curva e Valtteri Bottas que abortou a sua última tentativa de volta rápida.
Q2: Leclerc mostrou o potencial do motor Ferrari e Albon passou à Q3
Com o início da segunda fase da qualificação, Hamilton passou para a liderança da tabela de tempos, sendo depois passado pelo seu companheiro de equipa George Russell. No entanto, os Red Bull estavam numa liga diferente e passaram a liderar com alguma vantagem a tabela de tempos, com Max Verstappen na frente de Sergio Pérez. Seguia-se Carlos Sainz, Esteban Ocon e Lando Norris.
Com menos de 10 minutos para o final da Q2, Alex Albon, Zhou Guanyu, Lance Stroll, Mick Schumacher e Daniel Ricciardo, que ainda não tinha estabelecido um tempo por volta, estavam em posição de eliminação. Lewis Hamilton, depois de passar pelo primeiro posto, estava no 10º lugar.
Na última saída para a pista, os dois Red Bull ficaram dentro das boxes. Lando Norris ajudava Daniel Ricciardo e o mesmo fez Esteban Ocon com o seu companheiro de equipa Fernando Alonso.
Charles Leclerc melhorou a sua volta para 1:44.551s e passou a liderar a tabela de tempos, enquanto Alex Albon voltou a surpreender e bateu Daniel Ricciardo pelo décimo lugar na Q2, conseguindo o acesso à última fase da qualificação.
Para além de Ricciardo, foram eliminados na Q2 Pierre Gasly, Zhou Guanyu, Lance Stroll e Mick Schumacher.
Q3: ‘Foguete’ Verstappen
Alexander Albon foi o primeiro piloto a sair para a pista na Q3, depois das duas boas fases anteriores.
Ainda a meio da volta de instalação, Charles Leclerc questionou a equipa sobre os pneus que estava a utilizar e o seu engenheiro de equipa avisou-o que se tratava de um erro. Mais um erro da equipa italiana, este sem consequências de maior, visto que Leclerc será ‘atirado’ para o fundo da grelha de partida em resultado das penalizações por troca de componentes.
Sergio Pérez foi o primeiro a liderar a tabela de tempos, mas foi Max Verstappen o mais rápido na primeira tentativa com o tempo de 1:43.665s, deixando Carlos Sainz a 0.632s depois do piloto espanhol bater o tempo do mexicano da Red Bull. Seguiam-se Esteban Ocon e Lando Norris. George Russell era o sexto mais rápido, à frente de Albon e Lewis Hamilton. Charles Leclerc e Fernando Alonso ainda não tinham completado uma volta rápida. Quando o monegasco terminou a sua volta, subiu ao quarto lugar da tabela de tempos.
Charles Leclerc voltou a sair para pista perto do final da Q3 para tentar ajudar o seu companheiro de equipa, mas o espanhol da Ferrari cometeu um erro e não conseguiu melhorar o seu tempo. Já a Red Bull não colocou Verstappen a ajudar Pérez e o mexicano não foi capaz de bater o tempo anterior do piloto da Ferrari.
Lewis Hamilton não conseguiu bater o tempos dos dois Alpine e foi o sétimo mais rápido, com George Russell logo atrás, mas a Mercedes não mostrou grande ritmo em Spa-Francorchamps durante a qualificação, como aconteceu nas sessões anteriores. Alexander Albon, que foi um dos destaques da qualificação, terminou com o nono tempo, seguindo-se Lando Norris.
Verstappen e Lando Norris não voltaram a sair para uma última tentativa de volta rápida, já que ambos sofrem penalizações na grelha de amanhã.