GP BÉLGICA: como afinar um F1 para Spa

Por a 22 Agosto 2018 16:05

O traçado de Spa Francorchamps tem um perímetro de 7,004 quilómetros que tem zonas fabulosas como Eau Rouge e o Radillon, Les Combs, Blanchimont, enfim, um traçado histórico onde os rapazes são separados dos homens.

Afinar um carro de F1 para o circuito de Spa Francorchamps tem como primeira prioridade a velocidade. Esta é a principal preocupação dos engenheiros. Após o curto “sprint” até ao gancho de La Source, os pilotos seguem a fundo durante 25 segundos (!) até chegarem à chicane de Les Combs, no final da reta Kemmel. É evidente que a carga aerodinâmica tem de ser baixa e tentar reduzir o mais possível o arrasto é uma das tarefas. Aliás, apenas em Monza os carros têm menos apoio aerodinâmico que em Spa.

A segunda preocupação dos engenheiros é terem um chassis capaz de lidar com as curvas rápidas e em apoio do traçado das Ardenas. Falamos de Eau Rouge, Radillon ou Pouhon. Isso normalmente apela a suspensões mais duras, mas sem mexer muito na altura do carro ao solo, pois no Eau Rouge o carro sofre forças descendentes violentas que podem dificultar a vida aos pilotos. Portanto, suspensões mais duras sem muitas mexidas na altura ao solo e uma asa dianteira mais carregada para lutar contra a subviragem nas curvas mais rápidas.

Terceira preocupação, o motor. Como dissemos, 75% do tempo necessário para cumprir os 7 quilómetros de extensão de uma volta a Spa Francorchamps, são feitos com o acelerador a fundo. Por isso não é incomum as equipas montarem motores novos para a prova belga.

Fora das preocupações dos engenheiros está a travagem e a refrigeração, pois o circuito não tem travagem violentas e o tempo fresco e grande parte da volta a elevada velocidade, ajuda a refrigerar o motor.

Quanto aos pneus, apesar de Spa Francorchamps ser um circuito com índice de abrasão 3 (de 1 a 5, sendo este o valor máximo) e da Pirelli ter trazido para a Bélgica uma escolha mais dura que em 2017 – Médios, Macios e Supermacios – a verdade é que não há um desgaste assinalável e os pilotos vão experimentar a mesma sensação de aderência que em 2017, pois as misturas de 2018 estão, todas, mais macias.

A estratégia será, tudo o indica, de duas paragens, até porque o tempo perdido numa paragem normal não irá além dos 21 segundos. Já a probabilidade de entrada em cena do “Safety Car” é de 80%, pelo que pela menos uma vez o Mercedes AMG GT pilotado por Bernd Maylander vai estar em pista no domingo. Oportunidade para os estrategas mostrarem as suas habilidades…

Finalmente, lembrar que quase todas as equipas irão recorrer a um motor fresco do lote alocado á temporada 2018 – sendo quase certo que todas as equipas vão penalizar em alguma prova devido à utilização de mais componentes que o limite regulamentar – e que a Renault estreará a versão 3 do seu motor. Aliás, a Renault foi a primeira a abrir o jogo, revelando que além de nova versão da unidade de potência, terá peças novas no carro e também um novo fundo plano. Fica a curiosidade de saber se a Mercedes estreará a versão 3 do motor do W09 em Spa ou se o trabalho está atrasado e o novo propulsor só será estreado em Monza.

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