GP Bahrein F1: Valtteri Bottas estreia-se na pole
Valtteri Bottas assegurou no GP do Bahrein de F1, pela primeira vez na sua carreira, a pole-position, batendo Lewis Hamilton por 0.023s, com os Mercedes a regressarem juntos à primeira linha da grelha de partida. Sebastian Vettel foi terceiro, a 0.478s, com Daniel Ricciardo a ‘separar’ os dois Ferrari, ao ficar na frente de Kimi Raikkonen, quinto, a 0.798s do seu compatriota. Max Verstappen não fez melhor que sexto, depois de ter liderado o terceiro treino livre e Nico Hulkenberg colocou o seu Renault na frente do Williams de Felipe Massa. Romain Grosjean e Jolyon Palmer fecharam o top 10. Hamilton vinha duma sequência de seis poles seguidas, interrompida agora pelo seu novo colega de equipa, que começa a melhorar, tal como se esperava. Pela primeira vez desde 2008, um finlandês regressa à pole-position.
Q2: DOIS RENAULT NO TOP 10
Sem grandes surpresas a segunda fase da qualificação foi animada, e registe-se o facto de dois Renault terem passado à derradeira fase da qualificação. Não acontecia desde o Japão, 2011. Para além desses, um Williams e um Haas. Foram eliminados, 11º Kvyat; 12º Stroll; 13º Wehrlein; 14º Ocon e 15º Alonso.
Q1: SAINZ E PEREZ ELIMINADOS
Surpresa na primeira fase da qualificação do GP do Bahrein de Fórmula 1 com a eliminação de dois candidatos à… Q3. Sergio Pérez foi apenas 18º com o seu Force India enquanto Carlos Sainz, que precisava de melhorar na sua última tentativa fez um bom primeiro setor, mas depois reportou “Sem potência, sem potência!”, ficando parado em pista e sem hipótese de passar à Q2. Pelo caminho ficaram: 16º Sainz; 17º Vandoorne; 18º Perez; 19º Ericsson e 20º Magnussen o que significa que Pascal Wehrlein passou à Q2 na sua primeira qualificação do ano.
Qualificação
1. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes 1m 28.769s
2. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes 1m 28.792s
3. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari 1m 29.247s
4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG 1m 29.545s
5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari 1m 29.567s
6. Max Verstappen NED Red Bull – TAG 1m 29.687s
7. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault 1m 29.842s
8. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes 1m 30.074s
9. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 30.763s
10. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault 1m 31.074s
Q2
11. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault 1m 30.923s
12. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 1m 31.168s
13. Pascal Wehrlein GER Sauber – Ferrari 1m 31.414s
14. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes 1m 31.874s
15. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda Sem tempo
Q3
16. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 1m 32.118s
17. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 32.313s
18. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 32.318s
19. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari 1m 32.543s
20. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari 1m 32.900s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Grande pole do Bottas. Será que se ele continuar assim, o Hamilton ainda o considera o melhor colega de equipa que teve? A Mercedes continua a mais forte em qualificação. A Ferrari segue mais atrás, e o Kimi parece cada vez mais fora de ritmo. Destaque para o Ricciardo a conseguir destacar-se do Verstappen. E já agora excelente classificativa do Wehrlein, a fazer calar as criticas. Pela negativa o Mclaren-Honda do Alonso, que ao que parece voltou a sofrer de falta de fiabilidade. Amanhã espera-se uma grande corrida.
Eu tenho não tenho o pacote Sport TV, vou assistindo às qualificações pela Sport TV +, mas digo-vos uma coisa…quem assiste à transmissão pela Skysports F1, não vai ter muitas saudades das transmissões da Sport TV. Só sinto falta é mesmo da qualidade de imagem, e ter de andar a fechar pop-ups. Mas achei um site porreiro que até agora tem sido o melhor. Pesquisem por Cricbox no Google.
Há outros sites onde pode ver razoavelmente bem, sem ter de andar a fechar pop-ups, desde que tenha o Adblock.
Eu conheço um que transmite em HD, em Fullscreen nem sequer tem publicidade. Pesquisa sport e junta o número de dias de um ano, não posso ser mais explícito.
Nesta pole o Bottas esteve muito bem ao conseguir fazer um tempo 0.028s mais rápido que o melhor tempo de Hamilton. Mas Hamilton só se pode queixar de si próprio, naquela volta que contava mais perdeu cerca de 0.200s no segundo sector, acho que isso diz tudo onde perdeu a pole. Hamilton falhou, Bottas esteve impecável.
Agora falta ganhar corridas se quer mesmo incomodar Hamilton, por isso não atires foguetes tão cedo.
A Mercedes em qualificação é qualquer coisa de assombroso
Vi na Skysports que ao que parece, as equipas tem acesso às comunicações radio umas das outras durante algum momento antes dos treinos, sendo que ao que parece, a Mercedes mandou uma boca via rádio para as outras ouvirem, de que não temiam a Ferrari pois tinham uma vantagem de meio segundo. E ao que parece estão mesmo acima das restantes.
Os comentarios da sportv nunca foram bons nem nunca estiveram a altura os comentadores estão enclausurados no bunker e têm momentos de tedio e muita pouca informação acerca da fórmula1.
Mas mesmo assim o entusiasmo dos comentadores deixam muito a desejar em corridas de Formula 1 como as de Motogp os Futilboys tem comentadores bem melhores…
A skysportsf1 tem comentadores que possuem informação precisa do antes de durante a corrida fundamentais e claro eles tem a alma e empolgancia imbatíveis.
Mobdro dá sempre um jeito em qualquer lado 😉
Android nunca falha. A qualidade da imagem é que só é adequada para um monitor de 5 a 6”.
Força Bottas!!
E o Hulk não brinca em serviço!!
Mais uma prova de que o Hamilton está longe de ser imbatível com o mesmo carro, como o Nico já tinha mostrado à saciedade. O Kimi já devia ter arrumado as bottas, mas quem me está a surpreender pela positiva é mesmo a velocidade do Hulkenberg! Espero que a RedBull faça amanhã uma corrida ao nível das outras duas melhres escuderias.
Nos dias bons o Barrichello também batia o super Schumacher, vezes houve em que tinham que lhe mandar atrasar o ritmo para o Schumacher passar. O Massa também conseguia ser mais rápido do que o Alonso… E até o Hakkinen chegou a ser mais rápido do que o Senna algumas vezes em 1993 enquanto piloto de testes da Mclaren.
Isso para dizer que não há imbatíveis…
Até o Berger chegou a bater o Senna algumas vezes. Agora o que nunca aconteceu foi o Senna ou o Schumacher terem menos poles num ano do que um colega de equipa, como aconteceu com o Hamilton em 2014. E mesmo o ano passado o Rosberg também bateu o Hamilton em qualificação muitas vezes… um sinal claro de que o Lewis não está ao nível de Senna ou Schumacher, mesmo que ainda venha a bater todos os recordes do alemão…
Ou então aquilo que eu penso: o Nico Rosberg sempre foi subestimado por aqui…
Subestimado ou não a realidade é que no final da sua “luta” Hamilton tem mais 10 vitórias e 6 pole positions que Rosberg (sem falar em outras estatísticas que também está na frente de Rosberg). Aliás, a única coisa que Rosberg tem mais que Hamilton é em abandonos (8 contra 7), de resto foi batido em tudo.
Não foi bem essa a questão, pois quando se fala em “dias bons” não se pretende senão dizer EXCEPÇÃO. E o Rosberg com o Hamilton como colega de equipa fez 29 poles e ganhou 22 corridas…
Sempre apreciei a sua coerência meu caro rc. Nos últimos anos sempre o vi como um ferrenho germano-finlandês. Este ano não foge à regra, embora exista uma pequena nuance. Em algumas pistas será mais germanico, noutras, como a deste fim de semana, o seu coração penderá mais para o lado finlandês.
Engraçado que também aprecio a sua coerência, Murray. Nos útlimos anos, sempre que me comenta diz disparates, e hoje não foi excepção. Para que conste, os “meus” pilotos foram, cronologicamente: Stewart (Escócia), Depailler (França), Alan Jones (Austrália), Keke (Finlândia), Berger (Áustria), Lamy (Portugal), depois um vazio, e finalmente Tiago (Portugal) e por último o Nico (Alemão). Tire as suas conclusões. Mas destes povos todos, realmente se há um que admire mais é o finlandês, que tem um racio pilotos/qualidade acima da média. Há ainda uma razão histórica, que muito admiro, que foi o facto de, na segunda guerra se terem… Ler mais »
Confesso que tenho de concordar consigo. A Finlândia é um país deslumbrante. Os milhares de lagos e ilhas, mas também a abundante oferta cultural. Aconselho-o vivamente o festival ANTI que se realiza anualmente na cidade de Kuopio. Um festival de arte contemporãnea que estou seguro será de seu agrado.
É bom ver como leitores com opiniões diferentes se respeitam. São um belíssimo exemplo para aqueles fanboys que só vêm aqui fazer figura de palhaços.
“Not bad for a second driver.”
Excelente qualificação! Com o tempo, as coisas parecem voltar a normalidade. Muito bem Bottas. Bater um companheiro de equipa como o Hamilton não é fácil. Dali para trás, a maioria apenas cumpriu conforme o carro que tem. Fica apenas uma nota para os que merecem: Ricciardo brilhante. Com um carro muito inferior ao Ferrari, por pouco não conseguia o terceiro lugar, uau! Hulkenberg, mais uma excelente qualificação de um excelente piloto, muitas vezes injustamente maltratado por aqui. Alonso, sendo o seu companheiro de equipa tão bom piloto quanto o afirmaram por aqui (na esperança de que este batesse o espanhol)… Ler mais »
Primeira pole na carreira do Bottas, é merecida sem dúvida. Na qualificação da China já tinha dado boas indicações ao qualificar-se muito próximo do ritmo do Hamilton e Vettel, hoje conseguiu ser o mais rápido. Preocupante a diferença da Ferrari para a Mercedes, agora têm de correr não só atrás do Hamilton, mas também do Bottas. Espero que a Ferrari (Vettel, porque o Kimi acabou) seja capaz de rodar ao nível dos Mercedes amanhã, em qualificação nunca esteve tão longe como hoje. Excelente qualificação do Ricciardo, não só bate o Max como também se qualifica na frente de um dos… Ler mais »
Num circuito onde toda a gente dizia ser dos mais favoráveis à Ferrari, surpreeende este gap que a Mercedes cavou. O que me parece provar que a Mercedes não mostrou ainda todas as cartas do jogo. A rapidez do Bottas é de realçar. Muito bem.Vamos a ver como decorre a corrida, sabendo que os Ferrari comem menos pneu que os Mercedes.
23 milésimos de segundo entre os homens da Mercedes, significa que andaram ao mesmo nível. Como alguém já disse, não há imbatíveis, e a corrida é só amanhã. Para ser franca, o Bottas surpreendeu-me, nunca o achei nada de especial, mas a verdade, é que só agora tem um carro realmente competitivo, para mais, parece-me que o Hamilton tem estado um pouquinho fora do ritmo este fim de semana. Outro que me surpreendeu pela positiva foi o Palmer. Magnussen voltou a ser humilhado pelo Grosjean. Wehrlein veio cheio de fome e eclipsou Ericsson. Esperava mais de Perez. Os outros, tudo… Ler mais »
Franchement, Mr José Luís Abreu ! E que tal informarem aqui no autosport.pt das bandeira amarelas na Q1 ? É que nem todos enxergam o que se passou na pista.