GP Bahrein F1, TL2: Fernando Alonso supera os Red Bull por 0.1s
O segundo treino livre do Grande Prémio do Bahrein acabou por ser uma sessão bem animada, com a Aston Martin a parecer ser a concorrente direta da Red Bull. Fernando Alonso terminou o treino com o registo mais rápido (1:30.907s), batendo os dois pilotos da equipa de Milton Keynes, com Max Verstappen a 0.169s do espanhol e Sergio Pérez com uma diferença de 0.171s.
Através de Charles Leclerc, com o quarto tempo mais rápido, a Ferrari mostra-se um pouco mais lenta do que Aston Martin e Red Bull, com o monegasco a terminar a 0.460s do tempo do piloto espanhol e com a surpresa de Nico Hülkenberg terminar a 0.009s do piloto monegasco. O motor da Ferrari parece melhor do que em 2022, mas há ainda uma diferença entre a Red Bull e Scuderia.
Sem muito tempo ao volante até agora, Lance Stroll terminou o treino com o sexto melhor tempo, com uma diferença de 0.543s do seu companheiro de equipa, mas melhor que isso, completou mais de 20 voltas aos comandos do AMR23 sem qualquer problema.
Atrás do canadiano da Aston Martin ficaram Pierre Gasly e Lewis Hamilton, enquanto Lando Norris e Zhou Guanyu fecharam o top 10. No fundo do pelotão, no que parece ser uma luta entre Williams e AlphaTauri, Alexander Albon terminou o treino com um tempo mais rápido do que Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, tendo o estreante Logan Sargeant fechado a tabela de tempos.
Filme da sessão:
Numa sessão importante para perceber o ritmo de cada equipa durante a corrida, visto o treino acontecer em condições semelhantes às da prova de domingo, Lance Stroll teve pressa para sair para a pista após ter perdido parte do treino inicial no Bahrein e os três dias de testes de pré-temporada. Foi seguido por Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, que se mostraram muito rápidos no treino anterior. Com pneus médios, Stroll registou o primeiro tempo em 1:33.624s, mas com o composto mais macio da Pirelli, Esteban Ocon saltou logo para o topo de tabela de tempos com o crono 1:32.415s.
Com vários carros montados com pneus macios, incluindo os dois Ferrari, Carlos Sainz bateu o tempo do piloto francês da Alpine, mas foi Charles Leclerc quem acabou por estabelecer o tempo mais rápido nesta fase inicial do treino, 1:31.843s. Assim, Leclerc e Sainz passaram a marca dos primeiros 15 minutos no topo da tabela de tempos, seguidos de Pierre Gasly e Esteban Ocon.
Com alguns pilotos a bloquearem as travagens, Lewis Hamilton, com pneus macios pela primeira vez neste fim de semana, saltou para o terceiro lugar da tabela de tempos, ficando a 0.429s de Leclerc, enquanto o Red Bull mais rápido continuava a ser Sergio Pérez – a 0.654s do registo do monegasco da Ferrari – no sexto posto. Max Verstappen era 10º (+0.951s) atrás de George Russell, Fernando Alonso e Logan Sargeant.
Ainda antes da passagem pela meia hora de treino, Alexander Albon ascendeu ao sexto posto da tabela de tempos, com uma diferença de 0.597s para Leclerc, numa altura em que todos os carros estavam dentro da box, exceção feita ao Williams. Pouco depois, Kevin Magnussen alcançou o terceiro tempo mais rápido, mas vinha Lance Stroll em pista a bater os tempos por setor. O piloto canadiano passou para a frente da tabela de tempos com o registo de 1:31.450s.
As condições da pista estavam melhores e os pilotos rodavam bem mais rápido do que anteriormente. Assim, Nico Hülkenberg passou pela primeira posição da tabela de tempos, sendo depois ultrapassado por Leclerc, Pérez e Alonso. O piloto espanhol da Aston Martin registou o tempo de 1:30.907s e Max Verstappen, algumas voltas depois, não conseguiu ser o mais rápido, ficando a 0.169s de Alonso.
A configuração do monolugar de Carlos Sainz fez com que a altura ao solo fosse mais baixa do que o carro de Leclerc e, como aconteceu no treino 1, bateu muito no asfalto do traçado de Sakhir, não conseguindo o espanhol fazer melhor do que o 14º tempo da sessão.
Depois de uma fase agitada e com muitas mudanças da tabela de tempos, as equipas passaram para um programa de simulação de corrida com turnos de condução mais prolongados, o que fez com que não houvessem alterações nos registos nos tempos por volta.
Destaque ainda para o pedido do engenheiro de corrida de Stroll para que o piloto canadiano comprometer a curva 1 para ter uma melhor trajetória na seguinte, mas é algo que o piloto afirmou não conseguir fazer devido à lesão que sofreu recentemente e que o impediu de marcar presença na pré-temporada. Algo que o pode afetar durante a corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Aston está rápido, não apenas pelo andamento do Alonso, mas pelo surpreendente andamento do Stroll que está em 6°, apesar de não ter feito 1km nos testes. Isto sim, é a prova que o carro é rápido quando um piloto sem testes, consegue logo andar rápido. Será que á 3° tentativa o Alonso acertou no lugar?
Esperemos pela qualificação de amanhã, que é quando se coloca a carne toda no assador.
Estes treinos confirmam que a Aston Martin deu um enorme pulo competitivo face à temporada passada. A RB é a equipa a bater, o Max parece estar ainda algo desconfortável, mas o ritmo do Checo Perez deixa bem claro que o carro é bastante competitivo. Ferrari e Mercedes continuam algo perdidas, embora ainda com margem para melhorar. O tempo do Leclerc, a pouco menos de meio segundo face ao RB do Perez não é uma má notícia para a Scuderia, nem tudo se joga na 1a corrida do ano, longe disso. Hulk a demonstrar que velhos são os trapos. A… Ler mais »
Vamos Alonso.
Mais que merece. Este gajo é sobrenatural. Ficaria muito feliz se fosse campeão pela terceira vez. Oh yeah. Parece que desta acertou.
Era fantástico para o desporto ter uma equipa como a Aston Martin também a lutar pelas vitórias. E para o Alonso seria fantástico para os seus detratores uma chatice. Ganhe quem ganhar que existam lutas renhidas ao longo da época
De volta com o pulso a ” meio serviço” e sem ter feito 1 km com este Astroll Martin…. Stroll Campeão do Mundo !!!
“…sem ter feito 1 km”…E eu a pensar que Stroll tinha feito o shakedown do AMR23 em Silverstone…
Percebeste bem que a referência foi a testes e não a ” filming day”,que não se confunde em absoluto, vai lá ver as regras do software da fia ou dos pneus obrigatórios nesses eventos.
A questão é que és um fanático alonsiano.
A questão é que o Alonso é mesmo bom.😉
Nop, a questão aqui é que tu és um hater fanático alonsiano, aposto até que este ano depois da SF (depois de teres torcido pelo Ocon no ano passado) torces pelo Stroll…pffff looool Só espero é que este ano engulas um sapo bem grande com a performance do Alonso!
O Stroll? Não fosse o papai e tinha ido com o Latifi fazer um par de … canadianas.
O Aston parece mesmo um bom carro, mas isto hoje ainda foi a feijões, amanhã é que é a sério. Os anti-Alonso é que podem estar prestes a engolir o sapo, não pelo campeonato que deverá ser entre MV e Leclerc, mas talvez ao ver Alonso ganhar uma ou outra corrida, conseguir uns pódios e ficar no top 5 do campeonato!🐸
Je suis Alonso… Este ano estamos todos pelo Alonso, se ele faz pole position será simplesmente do outro mundo.
Quem quiser ver os treinos livres da indycar e a qualificação, bem como treinos e corrida da indy NXT, pode ver de forma gratuita no site da indycar
https://www.indycarlive.com/
Basta fazer um registo gratuito e temos acesso a tudo menos as corridas da indy.
Será que salta-pocinhas finalmente acertou? Ele sempre quis o ready-made car. Vai ser giro os haters do Vettel fingirem que o Alemão nada teve haver com este salto competitivo… hahahaha
Eu diria é que o Vettel como profissional deve estar feliz pela sua ex-equipa, aliás equipa que já no final da época passada deu provas de que estava a evoluir e que permitiu ao Vettel excelentes corridas e lutas. Creio que a decisão de sair terá sido inclusive por parte do Vettel para se dedicar à família e eu entendo bem a sua decisão e é preciso coragem para a tomar. Já não entendo é este denegrir e mal dizer de alguns sobre alguns pilotos e a atribuição de votos negativos quando a nossa opinião não é mesma que os… Ler mais »
Sim, sim, deve ser isso, já ouvi dizer até que foi o Vettel que desenhou o carro e tudo, o Dan Fallows era apenas moço de recados do Seb lol. “nada teve haver” ???? isso é em que língua???