GP Bahrein F1: Oscar Piastri dá a primeira vitória da McLaren em Sakhir

Por a 13 Abril 2025 17:46

Oscar Piastri foi o grande vencedor do GP do Bahrein de 2025, numa corrida com duas histórias: a de Piastri, uma noite calma, onde esteve acima de qualquer concorrência e a do resto do pelotão, que nos serviu uma corrida animada, com muitas ultrapassagens e muitas lutas em pista.

Piastri só perdeu a liderança nas trocas de pneus e nem um recomeço após Safety Car (motivado por uma luta entre Carlos Sainz e Yuki Tsunoda) tirou a tranquilidade ao australiano, que carimbou uma vitória “sem espinhas”. Uma corrida gerida de forma irrepreensível e a primeira vitória da McLaren no Bahrein.

George Russell conquistou o segundo lugar. Uma prestação muito bem gerida, uma estratégia ambiciosa e uma defesa espetacular aos ataques finais de Lando Norris. O britânico da Mercedes fez 24 voltas com os pneus macios, teve de lidar com alguns problemas técnicos no carro e segurar o ímpeto de Norris nas voltas finais. A tudo isto respondeu com uma excelente exibição e um segundo lugar. Russell pode ainda perder o pódio por usar o DRS fora das zonas definidas (o sistema do carro #63 teve problemas durante a corrida, um problema que pareceu geral).

A luta pelo terceiro lugar foi também renhida com Lando Norris e Charles Leclerc como protagonistas. Leclerc passou quase meia corrida a defender-se dos ataques de Lando Norris, mas não conseguiu levar o esforço até ao fim. Norris passou Leclerc e conseguiu um lugar no pódio, apesar de alguns erros durante a corrida, especialmente na largada, onde foi penalizado por estar fora da sua posição na grelha (deixou descair o carro para lá da linha delimitadora).

Charles Leclerc terminou em quarto, com uma estratégia algo confusa da Ferrari, que parecia estar a descartar os pneus duros, que se revelaram uma má opção para esta corrida. A Scuderia acabou por usar os pneus marcados a branco para os stints finais dos pilotos. Lewis Hamilton conseguiu um quinto posto positivo, depois de um sábado aquém do esperado.

Max Verstappen fez a corrida possível e o sexto lugar até é positivo. Verstappen voltou a ter problemas com os travões e perdeu muito tempo com os pneus duros que não deram a aderência desejada. Com os médios, no terceiro stint, acabou por recuperar muitas posições e o sexto lugar não é um mau resultado, para quem andou em décimo, sem ritmo para subir na tabela.

Pierre Gasly foi uma das estrelas do dia, com um brilhante sétimo lugar. Gasly andou sempre nas lutas do top 5, mas a diferença de valia dos carros adversários e as diferenças estratégicas acabaram por ditar a queda até ao sétimo posto, um bom resultado ainda assim. O seu ex-colega de equipa, Esteban Ocon também merece ser destacado, com uma excelente corrida, bem gizada pela Haas, que lhe permitiu terminar em oitavo, mesmo largando de 14º.

Yuki Tsunoda esteve envolvido em lutas mais acesas, especialmente com Carlos Sainz e terminou em nono, enquanto Oliver Bearman fechou o top 10 com uma excelente recuperação. Largou de 20º e terminou nos pontos.

O filme da corrida

Com 33 °C de temperatura do asfalto, 27,3 °C de temperatura do ar, 43% de humidade e 0% de probabilidade de chuva, pilotos e equipas enfrentaram as 57 voltas ao traçado de Sakhir, no Bahrein, já com o sol a dar lugar à noite do deserto barenita.

Oscar Piastri largava da pole, com a companhia de Charles Leclerc. George Russell, depois da penalização, era o terceiro da grelha, à frente do espantoso Pierre Gasly. Kimi Antonelli era o quinto, à frente da desilusão de ontem, Lando Norris, com Max Verstappen e Carlos Sainz logo atrás de si.

Com todas as corridas de 2025 a serem conquistadas pelos homens da pole, Piastri começava com esperança redobrada de ser o primeiro a repetir o primeiro lugar do pódio.

Largada impressionante de Piastri e Norris em apuros

Do top 10 da grelha, apenas os homens da Ferrari, Leclerc e Lewis Hamilton escolheram os pneus médios para o arranque da corrida.

Piastri largou bem e manteve o primeiro lugar, mesmo sob ataque de George Russell, que conseguiu subir ao segundo posto. Lando Norris fez também um excelente arranque e subiu ao terceiro posto, com Leclerc a cair para quarto. Carlos Sainz ganhou duas posições, com Antonelli a perder o mesmo número de lugares, O piloto que mais se destacou na largada foi Oliver Bearman que ganhou cinco lugares.

Lando Norris estava em apuros nas voltas iniciais, com uma investigação ao procedimento de largada (estava fora de posição na grelha) que resultou numa penalização de cinco segundos. Na frente, Piastri afastava-se de Russell e tinha já 1,6 segundos de vantagem para o piloto da Mercedes.

Trocas nas boxes começaram cedo

Na volta 7 tínhamos o primeiro carro nas boxes, com Isack Hadjar a ser o primeiro a trocar os macios pelos médios. Carlos Sainz e Lewis Hamilton davam espetáculo, mas era o homem da Ferrari a levar a melhor, com Yuki Tsunoda a aproveitar. Na volta 10, a ordem era Piastri, Russell, Norris, Leclerc, Gasly, Antonelli, Verstappen, Hamilton, Tsunoda e Sainz.

Dos homens da frente, Russell foi o primeiro a parar, para evitar o undercut de Lando Norris. E na volta 15, Oscar Piastri colocava os pneus médios entregando a liderança à Ferrari, com Leclerc na frente e Hamilton atrás de si. 

Mudança na liderança

A Ferrari chamou Leclerc e Hamilton para colocar mais um conjunto de médios, com Verstappen a queixar-se de falta de aderência dos pneus duros. O descontentamento de Verstappen ia crescendo, sendo passado por Kimi Antonelli e Lewis Hamilton, caindo para o décimo lugar,

Na volta 25, Charles Leclerc passou Norris e subiu ao terceiro lugar e Lewis Hamilton passou Antonelli.  Verstappen largou os pneus duros com apenas 15 voltas e regressou aos médios, mas a sua paragem foi demorada e comprometia ainda mais a sua noite no Bahrein. A Red Bull tinha problemas no seu sistema que não dava luz verde aos pilotos para sairem das boxes. A segunda paragem de Verstappen também não foi feliz, com o parafuso da roda dianteira direita a ficar preso.

Safety Car em pista

Na volta 32, o Safety Car foi acionado depois de uma luta entre Carlos Sainz e Yuki Tsunoda. Numa troca de argumentos mais acesa entre os pilotos da Williams e da Red Bull, ficaram detritos na pista, que obrigaram a direção de corrida a acionar o Safety Car para remover os pedaços de carbono do asfalto. Isso permitiu que Piastri (trocou para pneus médios), Russell (macios), Leclerc (duros) e Norris (médios) entrassem nas boxes para trocar pneus, sem preder muito tempo. 

A ordem da corrida era Piastri, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Gasly, Ocon, Verstappen, Doohan e Sainz.

Norris com muita vontade, mas pouco engenho

No recomeço, Piastri não teve problemas em manter o primeiro lugar, apesar do ataque de Russell. Lando Norris tentou passar Leclerc, mas a acabou por ser ultrapassado por Hamilton, uma manobra prontamente devolvida. No entanto, a equipa pediu a Norris para devolver o lugar a Hamilton, pois a manobra poderia ser alvo de investigação (limites de pista). Não foi preciso muito tempo para Norris regressar ao quarto lugar, mas perdeu demasiado tempo nesta batalha.

As lutas eram intensas, de tal forma que na volta 42 Liam Lawson foi penalizado com cinco segundos por ter provocado um incidente (com Nico Hulkenberg). Na frente, e com 15 voltas para o fim, Piastri liderava e tinha 2 segundos de vantagem para Russell, que ia aguentando os pneus macios e Norris ia-se aproximando de Leclerc, que teria de defender o terceiro lugar. Carlos Sainz também foi penalizado (10 segundos)  por um toque em Kimi Antonelli. O espanhol acabaria por desistir, devido aos extensos danos no seu Williams.

Norris vs Leclerc vs Russell

O enredo para as últimas voltas envolvia Norris a atacar Leclerc, com Russell também perto desta luta. Norris tinha hipóteses de chegar ao segundo lugar, mas não podia cometer erros, como cometeu na volta 46 em que falhou a travagem.

Na volta 52, Leclerc cedeu finalmente ao ataque de Norris, que subiu ao terceiro lugar, na mesma altura em que George Russell estava com problemas no seu carro e com uma potencial penalização por ter usado o DRS numa zona não permitida. Charles Leclerc também ficou sem DRS e não podia atacar Norris. 

O #4 da McLaren tentou tudo para se aproximar de Russell e ainda ensaiou a ultrapassagem, mas Russell defendeu-se com mestria. Na frente, Piastri liderava com mais de 12 segundos de vantagem e cruzava a linha de meta para festejar o segundo triunfo da época, numa corrida imperial. Russell foi segundo, lugar que pode perder por uso indevido de DRS (que está a ser investigado) e Norris completou o top 3.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
14 dias atrás

Piastri. Não faz isso!

Peter Parker
Peter Parker
Reply to  malhaxuxas
14 dias atrás

😅
O que impressiona, para além do seu talento nato, é aquele ar desinteressado que já é uma característica dele, tipo “já acabou?! Ok, vamos para casa!”

É a nova versão do Raikkonen… só falta comer um gelado no final!

autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
14 dias atrás

Grande vitoria e fim de semana perfeito do Piastri com vitoria e pole para dar a primeira vitoria da Mclaren neste circuito de Shakir no Bahrein do maior investidor acionista da equipa britânica, impressionante, a esmagar o seu colega de equipa fim de semana todo a assumir o papel de lider da Mclaren, apesar de ser mais jovem e menos experiente a meter o Norris no bolso, e neste momento é o favorito ao titulo de pilotos se tivesse de apostar dinheiro apostava no Piastri sem piscar os olhos! Enorme fim de semana e corrida do russell a conseguir um… Ler mais »

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  autovia622025_gmail_com
14 dias atrás

Mais um vermelhusco ressabiado

Pity
Pity
Reply to  autovia622025_gmail_com
14 dias atrás

Impressionante. A primeira vírgula surge na trigésima terceira palavra!!!

Thor
Thor
Reply to  Pity
14 dias atrás

Assustador. Mas alguém concorda com este tipo de escrita, porque já “levou” com um negativo. 😁

Last edited 14 dias atrás by Thor
Pity
Pity
Reply to  Thor
14 dias atrás

Deve ter sido o próprio, ou alguém com tanto fôlego, que consegue ler aquilo tudo sem respirar.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
14 dias atrás

Tem muito de Saramago. A falta de pontuação e algum ensaio sobre a cegueira.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
14 dias atrás

🤣

2020
2020
14 dias atrás

O melhor gp até á data.

Last edited 14 dias atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
14 dias atrás

Concordo.

2020
2020
14 dias atrás

Chamada de atenção á DAZN:
Outrora, a SportTV era o que era, agora, que *** de comentários são estes?… :
“… Como diz o ditado português, baixa-se as calças e … pronto”
Mas que palhaçada e bagunça é esta?.
**** … Nível péssimo e cada vez pior desta gente que se julga livre de dizer o que lhe vem á ” caixa encefálica”…
Tristeza.

Pity
Pity
Reply to  2020
14 dias atrás

Qual o problema com os comentários?
É certo que a Sporttv tinha coisas melhores do que a DAZN, mas esta tem outras que a Sporttv não tinha.

2020
2020
Reply to  Pity
14 dias atrás

Á é normal aquele tipo de comentário…. Ok, siga

Pity
Pity
Reply to  2020
14 dias atrás

O que é que queria que eles dissessem?
E se não gosta, veja noutro lado.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  2020
14 dias atrás

Quer elencar? É que vi a corrida lá, e tirando a aplicação que é miserável, não ouvi nada que me chocasse

Daniel Sousa
Daniel Sousa
14 dias atrás

Pensei que o Verstappen fosse ficar em 10º. É mesmo um grande piloto que ganha mesmo sem ter carro. Mostrou-se sempre competitivo e no controlo da sua corrida controlando muito bem o ritmo do Ocon e até do Gasly. Um bocadinho de sorte com o safety car… e ele sabe bem o que é ganhar corridas atrás do safety car, ai sabe sabe, principalmente na sua terra Natal… mas a sorte sorri aos verdadeiros campeões e hoje mostrou que só o carro não chega, é preciso ser piloto a serio, para se fazer corridas “no pulso” como se costuma dizer.… Ler mais »

F1nal_Lap
14 dias atrás

Convido AutoSport a lançar um almanaque ou enciclopédia sobre “Ferrari – como se perde corridas ganhas pelas estratégias das boxes – episódios rodízio”. Estava tudo correr bem até ao safety car. Fizeram vinte e tal voltas de pneus médios, carro pesado. Max queixas do pneu duro. Mercedes aposta no macio carro leve, para ganhar corrida 🏎️. Ferrari? Lei de Murphy. É que pior só de propósito. Pensei Sir Hamilton meteria a 🗣️ baderna na Ordem, afinal foi só para faturar as liras e meter na bucket list conduziu um Ferrari F1. Leclerc se se mantém como o menino bonito, bem… Ler mais »

1000012344
garantia4
garantia4
Reply to  F1nal_Lap
14 dias atrás

Qual foi o erro estratégico hoje?
Iam extender o ‘ stint’ e montar os Soft no fim. Mas veio o Safety Car. Achas que podiam copiar a estratégia do Russell? OLeclerc no fim disse que tal era impossível. E tu, que dizes em concreto?

Thor
Thor
Reply to  F1nal_Lap
14 dias atrás

Acho que já não tinham mais médios.

Scb
Scb
Reply to  Thor
14 dias atrás

Eles fizeram médios-médios (foram únicos a partir de médios). Ou era duros, lentos e que não estavam a resultar com ninguém ou arriscavam macios, que com o carro mais leve viu se que era possível.

Thor
Thor
Reply to  Scb
14 dias atrás

Pois. Com medios tiveram um excelente ritmo, especialmente no segundo stint.

917/30
14 dias atrás

Grandes corridas de Piastri e Russell, este último com problemas vários, e boas provas de Leclerc e Verstappen a tirarem tudo dos carros. Gasly e os pilotos da Haas a fazerem belas corridas com particular destaque para Bearman que saíndo de último ainda conseguiu pontuar. Uma palavra para Tsunoda que não esteve mal. Pela negativa, um Lando muito trapalhão e Hamilton lento demais para aquilo que foi contratado, era suposto liderar a equipa? Não me parece, até porque para isso teria que bater Leclerc e isso, não vai acontecer!

Last edited 14 dias atrás by ...
Pity
Pity
14 dias atrás

A melhor corrida até agora. As duas paragens, com estratégias diferentes, animaram muito a corrida. Piastri: nada a dizer, partiu da pole, controlou a corrida e venceu sem ser incomodado. Russell: grande corrida, está um senhor piloto. Norris: grande corrida, manchada pelo erro na grelha mas, depois, foi autor de algumas das melhores lutas em pista. Só faltou passar o Russell. Leclerc a sucumbir perante Russell e Norris e Hamilton a fazer uma boa corrida, embora terminasse longe do seu colega. Verstappen a sofrer por todos os lados, não bastava os problemas com o carro, ainda teve de apanhar com… Ler mais »

jacinto-18
14 dias atrás

Isto de entrar o sefety car por causa de detritos chega a ser anedótico. Muito têm a aprender com o Moto GP. Deve haver por lá um iluminado que sonha com este na pista. Então este vai porque tem detritos. Não vai demorar muito nem borracha a pista poderá ter. Se está aparecer entra o respetivo Safety. F1 de meninos cócó.

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
14 dias atrás

Sim… deixavam os detritos na pista, um piloto passa por cima, corta o pneu e tem um acidente. Pois…

jacinto-18
Reply to  Pity
14 dias atrás

Estamos a chegar ao Rally de Portugal. Aconselho a seguir . Lá para fazer intervenções no carro fora do parque de assistência, tem que ser o piloto ou navegador. Porque a FIA acha que deve ser assim. Depois de algumas dessas intervenções, quase não têm força para pilotar. Mas nesta F1 de cócó, entra Safety não vá menino cortar-se. Dois pesos duas medidas. Estupidez a jorros. Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
14 dias atrás

Comparar a beira da estrada com a estrada da Beira? Fazer reparações no carro, não é o mesmo que pisar um bocado de fibra de carbono, acho eu…

jacinto-18
Reply to  Pity
14 dias atrás

Conduzir a 200 kmh no meio de árvores, ou precipícios de 200m é tudo fácil. Aconselho a ver algumas PEC de Arganil. Ou então Monte Carlo. A vida dos pilotos de qualquer desporto motorizado é tão valiosa como os meninos da F1.

Pity
Pity
Reply to  jacinto-18
14 dias atrás

Sim, o valor da vida é igual, isso não está em causa, a questão é a sua comparação, que não foi nada feliz. Melhorou, e muito, nesta sua última resposta.

Scb
Scb
14 dias atrás

Para a Ferrari melhorar só tem de fazer uma coisa: pensar muito bem na estratégia e fazer o oposto. Se pensam que os duros são a escolha certa metam os macios. Se acham que devem ficar em pista, chamem o piloto à box. Até um relógio avariado está certo duas vezes ao dia. Piastri nem deu para ter sede.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado