GP Bahrein F1: Equipas deverão optar por estratégia de duas paragens

Por a 13 Abril 2025 14:55

O Grande Prémio do Bahrein está a preparar-se para ser uma corrida imprevisível ao nível das estratégias. Oscar Piastri conquistou a sua segunda pole da época para a McLaren, enquanto o colega de equipa Lando Norris se encontra em sexto lugar, atrás dos dois pilotos da Mercedes, de um Ferrari e, surpreendentemente, de um Alpine. Enquanto a McLaren parecia dominante há apenas um dia, o Bahrein tem o hábito de inverter o guião.

Com três zonas DRS e uma elevada degradação dos pneus esperada devido às temperaturas mais quentes da pista – cerca de 10 °C mais quentes do que no ano passado – as equipas terão de se adaptar rapidamente. Os compostos dos pneus também são diferentes, especialmente os C2 e C3, que são agora mais robustos do que os seus homólogos de 2024.

A maioria das equipas está inclinada para uma estratégia de duas paragens, com variações em função da atribuição dos pneus. A McLaren e a Ferrari, que dispõem de dois conjuntos de pneus médios e um de pneus duros, deverão optar por uma abordagem macios-médios-médios. As janelas ideais para as paragens são entre as voltas 10-16 e 32-38. É provável que esta estratégia provoque paragens precoces nas boxes devido à eficácia do undercut no Bahrein. Outros podem optar pela estratégia médios-duros-médios para evitarem ser apanhados nas paragens antecipadas, com trocas de pneus previstas entre as voltas 14-20 e 34-40.

Para alguns pilotos, particularmente os oito que levaram cinco jogos de pneus macios para a qualificação – incluindo os dois Mercedes – a estratégia será um pouco mais complicada, com apenas um jogo de pneus médios e um de pneus duros disponíveis. Esses pilotos podem ter que correr com macios-duros-médios ou algo igualmente não convencional.

Max Verstappen também merece atenção. Como o único piloto com dois jogos de pneus duros disponíveis, tem as ferramentas para uma estratégia macios-duros-duros, embora os pneus duros não tenham parecido especialmente forte até agora neste fim de semana.

Para os que começam atrás, uma estratégia de uma paragem está em cima da mesa depois de ter sido inicialmente descartada na sexta-feira. O abaixamento das temperaturas e a redução da pressão dos pneus tornaram-na mais viável. Embora ainda seja mais lenta do que uma estratégia de duas paragens (entre dois a dez segundos, dependendo dos níveis de degradação), uma corrida de médios-duros com uma paragem pode compensar para aqueles que consigam gerir bem os seus pneus. As paragens nas boxes para este percurso seriam provavelmente entre as voltas 22 e 28.

Em resumo, o Bahrain está a preparar-se para uma corrida clássica definida pela gestão dos pneus, apostas arrojadas e mudanças de estratégia sob as luzes. O caminho mais rápido para a vitória pode não ser o mais óbvio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
4 dias atrás

33/27 temp a 5 min. do arranque

Ativar notificações? Sim Não, obrigado