GP Bahrein F1: 44ª de Sebastian Vettel

Por a 16 Abril 2017 17:44

Sebastian Vettel assegurou no Bahrein a sua 44ª vitória de Grandes Prémios de Fórmula 1, com um triunfo alicerçado no facto de ter sido muito agressivo na fase inicial da corrida, e com isso passado para a frente da corrida, e depois ter feito boas escolhas nos momentos decisivos da corrida, terminando na frente de Lewis Hamilton que se pode queixar somente de si próprio, pois foi penalizado em cinco segundos por ter bloqueado Daniel Ricciardo à entrada das boxes, numa altura em que o Mercedes do seu colega de equipas estava nas boxes. Sem necessidade nenhuma do fazer – acabou por sair na mesma atrás de Daniel Ricciardo – prejudicou-se e esses cinco segundos fizeram toda a diferença no final da corrida, com o inglês a terminar a 6.6s segundos de Vettel. Sem a penalização, a história poderia ter sido outra.

Para Vettel, segunda vitória em três corridas, e a certeza que a Ferrari está em condições de fazer jogo igual com a Mercedes, ainda que tenha ficado evidente que em qualificação os Mercedes estão mais rápidos. Valtteri Bottas terminou na terceira posição, regressando desta forma ao pódio depois da ‘ausência’ na China fruto do erro que cometeu, terminando na frente de Kimi Raikkonen, que repete o quarto lugar da Austrália.

A vitória de Vettel foi fruto duma grande agressividade após a partida, com o alemão a conseguir passar Lewis Hamilton no arranque, mantendo-se depois bem perto de Valtteri Bottas durante algum tempo. Pouco depois, a Mercedes voltou a ser surpreendida pela estratégia da Ferrari, que ‘mandou’ Vettel às boxes mais cedo que o previsto, tendo depois um pouco de sorte com a entrada do safety car em pista, devido ao acidente de Carlos Sainz, que bateu em Lance Stroll, na curva 1.

Com isso, Vettel ficou na frente da corrida, com Bottas em segundo, enquanto Hamilton caiu para quarto, atrás de Daniel Ricciardo, que o passou nas boxes. Um pouco antes deu-se um dos momentos decisivos da corrida, porque com Bottas a trocar de pneus, Hamilton desacelerou demasiado na entrada do pitlane, e bloqueou Ricciardo, sendo penalizado posteriormente em cinco segundos devido a essa situação. Vettel perdeu a liderança para Hamilton quando foi às boxes, mas depois Hamilton teve que cumprir a penalização e a 15 voltas do fim, Vettel ficou com uma confortável liderança face a Bottas. Hamilton ainda passou Bottas, que facilitou imenso a manobra, ainda se aproximou de Vettel, mas tudo estava controlado por parte do alemão da Ferrari. Desta forma, Vettel tem agora sete pontos de avanço para Hamilton no campeonato.

Arrancando da pole pela primeira vez na sua carreira na F1, Bottas aproveitou para liderar algumas voltas, até à já referida opção sortuda da Ferrari, que mandou Vettel às boxes um pouco antes do safety car e com toda a gente a fazer o mesmo pouco depois, o alemão ficou na frente da corrida, especialmente porque Bottas demorou mais do que devia. Verstappen desistiu pouco depois com um problema nos travões fly by wire, traseiros, naquele que é o seu primeiro abandono do ano. Kimi Raikkonen foi quarto a 22.475 do seu companheiro de equipa, terminando bem na frente de um solitário Daniel Ricciardo.

Felipe Massa foi sexto, um resultado que não chegou para que a Williams passasse a Force India nos Construtores, até porque Sergio Pérez ficou logo atrás. Romain Grosjean foi oitavo na frente de Nico Hulkenberg com Esteban Ocon a terminar nos pontos pela terceira corrida consecutiva. O regressado Pascal Wehrlein terminou em 11º na frente de Daniil Kvyat. Jolyon Palmer e um zangado Fernando Alonso encerraram a lista de pilotos classificados.

Classificação

1. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari 57 voltas

2. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes +6.660ss

3. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes +20.397s

4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari +22.475s

5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG +39.346s

6. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes +54.326s

7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1m 02.606s

8. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1m 14.865s

9. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault +1m 20.188s

10. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes +1m 22.252s

11. Pascal Wehrlein GER Sauber – Ferrari +1 volta

12. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault +1 volta

13. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault +1 volta

14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +3 voltas

Abandonos

15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari 50 voltas

16. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 12 voltas

17. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 12 voltas

18. Max Verstappen NED Red Bull – TAG 11 voltas

19. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari 8 voltas

20. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 0 voltas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
38 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Ferrari e comissários: aliança imbatível.
Nova táctica para se ganhar.

Tono da Bike
Tono da Bike
Reply to  can-am
7 anos atrás

Para a azia recomendo renie, e para o inchaço ponha gelo que isso passa!

sky47
sky47
Reply to  Tono da Bike
7 anos atrás

Para isso recomendo que o amigo can can diga alto e 3 vezes….
“Azia azia, senta-te burro naquela pedra fria”
Garanto que passa….

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

Sim, agora parece que a Ferrari controla o carro do Hamilton e fez com que ele entrasse no pitlane em velocidade reduzida.
Que grandes batoteiros, fogo!

MurrayWalker
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Era capaz de apostar que não existe nada no livro das regras (pelo menos preto no branco) que indique a velocidade mínima de entrada na boxe durante o período de SC. Assim como na semana passada não havia para o procedimento de largada dentro da “caixa”. Nuns caso clarifica-se, noutros penaliza-se.
Esta época já fazia lembrar em muito a de 2008. Esperamos que não fique “colada” a esse ano pelos piores motivos.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Então pode-se ir à velocidade de um carocha e o carro que ir atrás têm que esperar.
Se não houvesse carro atrás tudo bem, agora o que aconteceu foi que o Red Bull que ia atrás perdeu quase 2 segundos.

MurrayWalker
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Tem de me mostrar a regra a dizer que não pode. E não foram 2 segundos, foram pelo menos 4. Quando é despoletado o VSC, já se tem visto abrandarem mais tempo a meio de um setor, que depois acabam por recuperar antes do final do setor para cumprirem o tempo Delta.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Pois, infelizmente nos regulamentos só está prevista penalizações caso ultrapassem o limite de 80 km/h (no Mónaco que é menos).
No entanto creio que isto se pode encaixar em outro tipo de regras pois o bloqueio ao Ricciardo começou antes de entrarem na linha do pit lane (https://www.youtube.com/watch?v=QqbK1A9wdl0)

V8_scars
V8_scars
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Caríssimos, deve ter querido dizer 2007, uma vez que em 2008 Hamilton foi o campeão.

MurrayWalker
Reply to  V8_scars
7 anos atrás

Estava mesmo a referir-me a 2008. Spa e Fuji foram dois casos surreais do que era o “polvo” nessa época.

RedDevil
RedDevil
Reply to  can-am
7 anos atrás

LOL…. o BdC dos comments no AS…

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Excelente corrida! Com emoção até ao final. Grande corrida do Vettel que com o segundo carro mais rápido conseguiu superiorizar-se ao Hamilton. O qual mesmo tendo as ultrapassagens ao Bottas facilitadas, e apesar dos 5 segundos de penalização, ainda chegou perto do Vettel, mas não o suficiente. O Kimi continua a parecer fora de ritmo, perdendo várias posições no inicio. Destaca-se também o excelente desempenho do Alonso, que se tivesse noutro monolugar, talvez tivesse uma palavra a dizer no titulo. Temos campeonato, e finalmente parece que vai ser disputado por duas equipas.

depaula
depaula
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Concordo com quase tudo , apenas gostaria que mostrasse onde e como foi ” o excelente desempenho do Alonso ” , pois não fez nada demais ,foi até onde o carro permitiu , nada mais. Acho que queria dizer excelente desempenho de Romain Grosjean.

RogerM
RogerM
Reply to  depaula
7 anos atrás

O Alonso não fez nada demais? Acredite que ele até tem feito é demais, para o equipamento que tem. Continua combativo, e feroz em ritmo de corrida. Caso tivesse outro monolugar mais competitivo, poderia estar ao menos a lutar por pódios.

MVM
MVM
7 anos atrás

Quem disse que esta nova F1 não era interessante? Vitória estratégica do Vettel e da Ferrari. Desta vez o Safety Car jogou a favor do Seb, ao contrário do que aconteceu na China. O Hamilton ainda fez umas voltas electrizantes – na verdade fez quase metade da corrida em andamento de qualificação! -, mas por essa altura era demasiado tarde. Mesmo sem a penalização – que, de resto, foi merecida -, dificilmente a vitória seria para ele. Infelizmente, está a ver-se que na Mercedes há, claramente, um primeiro e um segundo piloto. Não por um deles ser manifestamente mais rápido,… Ler mais »

rc
rc
Reply to  MVM
7 anos atrás

Muito bom comentário!
Realmente o Hulkenberg parece-me menos piloto em corrida do que o Perez, por exemplo.

Pity
Pity
7 anos atrás

E o pessoal com medo de não haver ultrapassagens… Assistimos a belas lutas hoje, com boas ultrapassagens. A corrida deveria ter tido menos duas voltas, para o Alonso poder ver a bandeira de xadrez. Mas pior foi o Vandoorne, que nem começou. Que miséria a Honda! O Kimi hoje desmentiu-me. Se na China pareceu amorfo, hoje foi aguerrido com Massa e Ricciardo. Ocon é o piloto mais constante da grelha, três corridas, três décimos lugares. Quanto aos pilotos do pódio, Hamilton já reconheceu o erro que lhe poderá (ou não) ter custado a vitória, mas à parte isso e o… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

A Honda está imparável, tal como Palmer.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

E o Hamilton mais uma vez com as suas tácticas sujas, tal como em Abu Dhabi!

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Dá sempre brado ou mesmo estrondo uma vitória da Ferrari, e esta foi de toda a equipa, mas, opinião pessoal, o melhor em pista foi o seu futuro piloto, Sergio Pérez (13ª prova seguida a pontuar) que depois de mais uma vez ter visto a sua qualificação destruída pela estratégia / bandeira amarela fez uma prova quase perfeita ganhando pelo menos 8 posições na pista, indesculpável não terem mostrado p.e. as ultrapassagens ao Grosjean e Hulk após a amarela. Destaque ainda para as declarações de sexta-feira / 14-4 do Lewis, que disse que não queria ordens de equipa como a… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Declarações do Lewis

*RPMS*™
7 anos atrás

Excelente estratégia da Ferrari a oferecer a vitória a Vettel. Ficou, mais uma vez, demonstrado nesta prova que em ritmo de corrida a Ferrari e a Mercedes estão actualmente ao mesmo nível. Uma palavra também para a boa corrida de Perez a mostrar que já merecia uma oportunidade num carro melhor. Cumprimentos

angstrom
angstrom
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Vettel fez para merecer a vitória, travando mais tarde que Hamilton na primeira curva e depois pressionando constantemente o Bottas. A estratégia também ajudou (para vingar a da China, onde o safety car estragou uma possivel batalha em pista entre Vettel e Hamilton, mas, consequentemente, proporcionou uma bela ultrapassagem ao Ricciardo e uma excelente recuperação até ao segundo posto). Vettel mereceu vencer, a vitória não foi oferecida.

pauloanunciacao
pauloanunciacao
7 anos atrás

A corrida correu de agrado à Ferrari. Jogo de estratégia. Temos campeonato. Bottas demonstra a qualidade de Rosberg. Poderá ser o ponto fraco pelo qual a mercedes poderá perder o campeonato de construtores. No final do campeonato o Vettel muda-se para a mwrcedes e o Hamilton para a Ferrari.

asfalto
asfalto
7 anos atrás

O momento chave da corrida foi a largada, quando o Vettel conseguiu passar para a frente do Hamilton, doutra forma o Hamilton ganharia. Nos lugares secundários foi pena que mais uma vez o Raikkonen entrasse muito tarde para a segunda mudança de pneus, pois teria muito provavelmente conseguido o terceiro lugar, e uma vez mais foi preciso quase a berrar, dizer que os pneus tinham chegado ao fim. Tudo correu mal ao Kimi desde os treinos livres que praticamente perdeu uma cessão, a largada também foi complicada e demorou muito a passar o Massa e o Ricciardo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado