GP Bahrein F1: 44ª de Sebastian Vettel

Por a 16 Abril 2017 17:44

Sebastian Vettel assegurou no Bahrein a sua 44ª vitória de Grandes Prémios de Fórmula 1, com um triunfo alicerçado no facto de ter sido muito agressivo na fase inicial da corrida, e com isso passado para a frente da corrida, e depois ter feito boas escolhas nos momentos decisivos da corrida, terminando na frente de Lewis Hamilton que se pode queixar somente de si próprio, pois foi penalizado em cinco segundos por ter bloqueado Daniel Ricciardo à entrada das boxes, numa altura em que o Mercedes do seu colega de equipas estava nas boxes. Sem necessidade nenhuma do fazer – acabou por sair na mesma atrás de Daniel Ricciardo – prejudicou-se e esses cinco segundos fizeram toda a diferença no final da corrida, com o inglês a terminar a 6.6s segundos de Vettel. Sem a penalização, a história poderia ter sido outra.

Para Vettel, segunda vitória em três corridas, e a certeza que a Ferrari está em condições de fazer jogo igual com a Mercedes, ainda que tenha ficado evidente que em qualificação os Mercedes estão mais rápidos. Valtteri Bottas terminou na terceira posição, regressando desta forma ao pódio depois da ‘ausência’ na China fruto do erro que cometeu, terminando na frente de Kimi Raikkonen, que repete o quarto lugar da Austrália.

A vitória de Vettel foi fruto duma grande agressividade após a partida, com o alemão a conseguir passar Lewis Hamilton no arranque, mantendo-se depois bem perto de Valtteri Bottas durante algum tempo. Pouco depois, a Mercedes voltou a ser surpreendida pela estratégia da Ferrari, que ‘mandou’ Vettel às boxes mais cedo que o previsto, tendo depois um pouco de sorte com a entrada do safety car em pista, devido ao acidente de Carlos Sainz, que bateu em Lance Stroll, na curva 1.

Com isso, Vettel ficou na frente da corrida, com Bottas em segundo, enquanto Hamilton caiu para quarto, atrás de Daniel Ricciardo, que o passou nas boxes. Um pouco antes deu-se um dos momentos decisivos da corrida, porque com Bottas a trocar de pneus, Hamilton desacelerou demasiado na entrada do pitlane, e bloqueou Ricciardo, sendo penalizado posteriormente em cinco segundos devido a essa situação. Vettel perdeu a liderança para Hamilton quando foi às boxes, mas depois Hamilton teve que cumprir a penalização e a 15 voltas do fim, Vettel ficou com uma confortável liderança face a Bottas. Hamilton ainda passou Bottas, que facilitou imenso a manobra, ainda se aproximou de Vettel, mas tudo estava controlado por parte do alemão da Ferrari. Desta forma, Vettel tem agora sete pontos de avanço para Hamilton no campeonato.

Arrancando da pole pela primeira vez na sua carreira na F1, Bottas aproveitou para liderar algumas voltas, até à já referida opção sortuda da Ferrari, que mandou Vettel às boxes um pouco antes do safety car e com toda a gente a fazer o mesmo pouco depois, o alemão ficou na frente da corrida, especialmente porque Bottas demorou mais do que devia. Verstappen desistiu pouco depois com um problema nos travões fly by wire, traseiros, naquele que é o seu primeiro abandono do ano. Kimi Raikkonen foi quarto a 22.475 do seu companheiro de equipa, terminando bem na frente de um solitário Daniel Ricciardo.

Felipe Massa foi sexto, um resultado que não chegou para que a Williams passasse a Force India nos Construtores, até porque Sergio Pérez ficou logo atrás. Romain Grosjean foi oitavo na frente de Nico Hulkenberg com Esteban Ocon a terminar nos pontos pela terceira corrida consecutiva. O regressado Pascal Wehrlein terminou em 11º na frente de Daniil Kvyat. Jolyon Palmer e um zangado Fernando Alonso encerraram a lista de pilotos classificados.

Classificação

1. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari 57 voltas

2. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes +6.660ss

3. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes +20.397s

4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari +22.475s

5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG +39.346s

6. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes +54.326s

7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1m 02.606s

8. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1m 14.865s

9. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault +1m 20.188s

10. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes +1m 22.252s

11. Pascal Wehrlein GER Sauber – Ferrari +1 volta

12. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault +1 volta

13. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault +1 volta

14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +3 voltas

Abandonos

15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari 50 voltas

16. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 12 voltas

17. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 12 voltas

18. Max Verstappen NED Red Bull – TAG 11 voltas

19. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari 8 voltas

20. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 0 voltas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
38 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

One simple coment :alguem acredita que se o que sucedeu hoje com o Hamilton fosse com o Vettell, haveria alguma penalização ? Sim acreditamos também no Pai Natal e na Branca de Neve !
Boa Pascoa rapazes.

MurrayWalker
Reply to  can-am
7 anos atrás

Não diga isso meu caro can-am. Então aqueles dois pilotos que no ano passado na entrada para via das boxes do gp da China e durante o período de SC o fizeram perder 2 a 3 segundos, que o alemão até se viu obrigado a os ultrapassar durante esse período (espera lá… ultrapassar durante o período de SC?!) não foram penalizados?

https://www.youtube.com/watch?v=B0rc3bNJQow

MVM
MVM
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Do regulamento da FIA (artigo 39.º):
“c) When entering the pits a driver may pass another car remaining on the track, including the safety car, after he has reached the first safety car line.”

MurrayWalker
Reply to  MVM
7 anos atrás

“Remaining on the track”. Parece-me que esse artigo não se aplica a esta situação. Mas já agora os pilotos que atrasaram o Vettel, foram ou não penalizados?

MVM
MVM
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

A minha achega era apenas quanto à sua dúvida se a ultrapassagem podia ter lugar sob o safety car. Cmps

MurrayWalker
Reply to  MVM
7 anos atrás

Se assim fosse, hoje o Ricciardo poderia ter ultrapassado e em última análise estaria a penalisar-se o Hamilton porque o australiano não lhe tinha apetecido efetuar a ultrapassagem.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

Não sei se o autor dos regulamentos desportivos foi o Pai Natal, o coelho da Páscoa ou a Branca de Neve, mas é isto que está lá escrito: DRIVING 27.4 At no time may a car be driven unnecessarily slowly, erratically or in a manner which could be deemed potentially dangerous to other drivers or any other person. SAFETY CAR 39.5 No car may be driven unnecessarily slowly, erratically or in a manner which could be deemed potentially dangerous to other drivers or any other person at any time whilst the safety car is deployed. This will apply whether any… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

80km/h serão sempre 80km/h. Os Unnecessarily slowly da China 2016, foram diferentes dos Unnecessarily slowly de hoje. Isso é que pode ser preocupante.

noteam
noteam
7 anos atrás

Que grande corrida de F1, após Melbourne julgava que a temporada seria uma valente seca mas enganei-me totalmente e ainda bem. Vettel foi imperial, o ritmo da Ferrari em corrida é impressionante, com um carro excelente o Vettel raramente desperdiça uma vitória. A chave da corrida esteve no arranque do Vettel, a Mercedes deixou de ter pelo menos um carro a servir de tampão e isso permitiu que o Vettel/Ferrari fizessem a diferença. O Hamilton acaba por se safar com o 2º posto numa corrida onde teve erros cruciais, o arranque e aquele brake test absurdo acabaram com as suas… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  noteam
7 anos atrás

Só que desta vez, a culpa não foi do Stroll, foi do Sainz, que vai perder três posições na grelha, na próxima corrida.

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Excelente vitória do Vettel que apesar de não ter o melhor carro aproveitou a estratégia da equipa para ganhar. O Bottas continua a provar que é um bom piloto mas não é adversário para o Hamilton, o Kimi mais duas voltas e passava por ele também. O Rosberg fez mais! Excelente também o Ocon e o Alonso, mas é demasiado mau o que se passa nesta McLaren, o Vandoorne deve ter engolido em seco 50 mil vezes antes de falar com alguém… Parecem amadores! O destaque pela negativa vai para o Sainz, está bem que o Stroll gosta de carrinhos… Ler mais »

ernie
ernie
7 anos atrás

Engraçado é fazer a analogia do titulo do artigo: 44ª De Sebastian Vettel com o número 44 de Hamilton, que creio ser intencional por parte do escriba. Mais engraçado, é que a sugestão foi do Autosport.com durante o seu comentário Live, o qual também sugere que poderia ser a vitória número 55 de Hamilton, ou seja duplo 5, o que poderá eventualmente acontecer já na próxima corrida. O “nosso” Autosport não foi original, mas pelo menos foi discreto, “cortou-se” e não plagiou a coisa descaradamente. De qualquer forma, foi uma boa corrida, e uma boa vitória de Vettel e da… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Grande corrida e eu sendo adepto do Hamilton e por consequência da Mercedes, fico contente de a Ferrari estar bem, com Vettel a liderar, assim temos campeonato! Em relação à corrida em si, a Mercedes perdeu-a na estratégia, Hamilton cagou no prato ao levar a penalização (que foi justa), mas na minha opinião perderam a corrida no segundo pit-stop, demorando demasiado tempo a fazer Hamilton entrar, porque deixaram-no a queimar pneu durante 5 voltas onde perdia 1 segundo por volta e lá foram 5 segundos só assim. Teria sido melhor parar mais cedo e assim estar mais perto de Vettel… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado