GP Azerbaijão F1: Várias atualizações apresentadas nos monolugares
O regresso da Fórmula 1 depois de 4 semanas sem provas faz-se no circuito citadino de Baku, palco do Grande Prémio do Azerbaijão. As novidades não se ficam pelo programa diferente e pela corrida Sprint de amanhã, mas também há muito para ver nos monolugares, depois das equipas aproveitarem para estrearem algumas atualizações.
A Red Bull traz novas entradas de ar nos flancos do RB19 e duas pequenas ‘winglets’ na parte traseira do monolugar, além de ter revisto o fundo.
A Ferrari só listou uma alteração para este fim de semana e trata-se de uma nova asa traseira para tentar reduzir o arrasto na longa reta de Baku, enquanto a rival Mercedes apresenta uma série de novidades. A equipa de Brackley fez “alterações subtis” na parte superior da asa traseira para reduzir a resistência ao ar, aumentou as entradas de ar dos travões dianteiros, aumentou a carga do difusor e do piso através de alterações na traseira do W14 e também reviu a suspensão dianteira.
Também a tentar recuperar terreno está a McLaren, que trouxe para o Azerbaijão um novo fundo, novos frisos da asa traseira e uma nova asa traseira, alterando ainda o perfil da ‘beam wing’. Mas a concorrência da equipa de Woking não ficou apenas a observar e esperar pelas suas atualizações. A Alpine apresenta um novo fundo, novas asas dianteira e traseira e reviu a suspensão.
A Alfa Romeo alterou o perfil da ‘beam wing’, uma nova asa traseira e a asa dianteira revista, enquanto a Aston Martin apenas trouxe um elemento mais pequeno da asa traseira. Também a Haas alterou a asa traseira do seu monolugar e a Williams, além de alterar este mesmo componente, apresenta algumas modificações ao nariz do carro.
A Haas também modificou a sua asa traseira para garantir a eficiência em linha recta à velocidade máxima, enquanto a Williams fez modificações na asa e no nariz.
A AlphaTauri foi das equipas que mais novidades apresentou. As asas traseiras são novas, alteraram a ‘beam wing’ e as saídas de ar do motor foram modificadas de forma a arrefecer mais eficazmente os componentes internos. Na traseira do carro os tambores e entradas de ar dos travões foram modificados tendo em conta o seu arrefecimento e melhorar o desempenho aerodinâmico.
O primeiro treino do GP do Azerbaijão tem lugar dentro de momentos, às 10h30, e a sessão de qualificação realiza-se às 14h00, determinando a grelha de partida para a corrida de domingo e não para a Sprint.
Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI