GP Azerbaijão F1: Primeira pole position de Charles Leclerc e Ferrari nesta temporada
Charles Leclerc bateu os dois Red Bull na decisão da pole position para a corrida de domingo do Grande Prémio do Azerbaijão, com o tempo mais rápido registado em 1:40.203s. É a primeira pole do monegasco esta temporada, assim como da sua equipa.
Max Verstappen ficou a 0.188s do piloto da Ferrari e Sergio Pérez a 0.292s, tendo no domingo ao seu lado na grelha de partida Carlos Sainz.
Dos principais candidatos à pole position, Charles Leclerc e Max Verstappen começaram a Q3 com o mesmo tempo registado, com vantagem para o neerlandês da Red Bull por ter terminado a volta antes do monegasco. Pelo que tínhamos visto nas duas fases anteriores da sessão a pole position deveria ser discutida entre ambos os pilotos da Red Bull e Leclerc. Enquanto isso, Carlos Sainz mostrava estar mais lento do que este trio e a Aston Martin tinha alguma dificuldade com a ativação do DRS no carro de Lance Stroll e Fernando Alonso poderia estar na luta pela segunda linha da grelha. Quanto ao único Mercedes na Q3 – Lewis Hamilton – parecia estar muito afastado desta luta, tendo como adversários diretos os dois McLaren. No entanto, o britânico conseguiu terminar a qualificação com o quinto tempo mais rápido.
Sergio Pérez foi o primeiro a terminar a volta mais rápida, mas foi superado por Max Verstappen e Charles Leclerc que registaram ambos o mesmo tempo na primeira volta rápida, terminando em 1:40.445s.
Na segunda volta rápida, Leclerc e Pérez vinham rápidos, mas o piloto mexicano, assim como aconteceu um pouco mais atrás com Max Verstappen, perdeu tempo no segundo setor para o monegasco, conseguindo Charles Leclerc a pole position com o tempo de 1:40.203s, deixando Max Verstappen no segundo posto e Pérez no terceiro.
Filme da sessão:
Sem surpresa num traçado que nos habitua a paragens durante as sessões devido a incidentes, as equipas quiseram os seus carros o mais rapidamente possível em pista. Incluiu Pierre Gasly, que viu os mecânicos a fazerem um excelente trabalho para colocar o seu Alpine A523 no pelotão para a qualificação da corrida de domingo.
Duas interrupções na Q1
Nos primeiros 15 minutos da qualificação Lewis Hamilton esteve em pista com pneus macios pela primeira vez este fim de semana, mas viu Alexander Albon no Williams, Lance Stroll no Aston Martin e Valtteri Bottas fazerem um tempo mais rápido. No final das primeiras tentativas dos pilotos – com exceção de Nyck de Vries e Carlos Sainz – era Max Verstappen que detinha o tempo mais rápido, seguido de Charles Leclerc. Uma situação idêntica ao final do treino livre.
Nyck de Vries bateu no muro na curva 3 ainda na Q1, levando à interrupção da sessão de qualificação. Desta vez, e ao contrário do que aconteceu no treino livre, o relógio parou, faltando pouco mais de 10 minutos para os pilotos registarem o seu tempo mais rápido na tentativa de passar à Q2. Enquanto isso, Kevin Magnussen avisou o seu engenheiro de corrida que tinha um problema no motor, sendo-lhe respondido que talvez seja a mesma situação que o impediu de continuar em pista no treino livre da manhã. Com a paragem da sessão, os mecânicos têm mais algum tempo para tentar solucionar a questão.
Depois de ter ficado de fora da maior parte do treino livre com um problema no carro, Pierre Gasly bateu nas proteções do traçado de Baku, a poucos metros onde antes tinha batido Nyck de Vries, e ficou arredado do resto da sessão de qualificação.
Também Carlos Sainz apanhou um susto. O piloto da Ferrari fez um pião quase ao mesmo tempo em que Gasly bateu e quando ainda não tinha um tempo registado.
A menos de 4 minutos para o final, numa altura em que Sergio Pérez tinha assumido a liderança da tabela de tempos (1:41.398s), a Haas avisou Kevin Magnussen para regressar à box para não comprometer os componentes do VF-23. Ficou, assim, o pelotão ainda mais reduzido.
A dois minutos do final da Q1 estavam em risco de eliminação os dois pilotos da Alfa Romeo, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, que se poderiam juntar a Kevin Magnussen, Pierre Gasly e Nyck de Vries.
Bottas conseguiu melhorar o seu tempo anterior, eliminando Nico Hülkenberg. Zhou também melhorou, mas não foi o suficiente para sair da zona de eliminação.
Deslize da Mercedes na Q2
Sergio Pérez voltou a mostrar que devemos contar com si para a discussão da pole position. O piloto mexicano estabeleceu o registo de 1:41.131s no final da primeira tentativa de volta rápida, deixando Max Verstappen a 0.062s, mesmo sem ter conseguido bater o registo mais rápido de Fernando Alonso no terceiro setor.
No final da sua volta rápida, Charles Leclerc ficou a 0.085s do registo de Pérez, com Alonso a 0.239s. Na volta rápida seguinte, o piloto monegasco da Ferrari conseguiu bater o tempo do adversário da Red Bull, passando para a liderança da tabela de tempos, com o registo 1:41.037s.
A dois minutos para o final da Q2, estavam em lugar de eliminação Yuki Tsunoda, Esteban Ocon, Oscar Piastri, Valtteri Bottas e Logan Sargeant.
No final da Q2, Charles Leclerc e Max Verstappen bateram o tempo de Pérez, com o neerlandês da Red Bull a fazer 1:40.822s.
A grande surpresa da Q2 foi a eliminação de George Russell, ficando a apenas 0.004s do tempo do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton que passou à fase final da qualificação com o décimo tempo. Esteban Ocon, Alexander Albon – que se queixou de um impedimento de Carlos Sainz – Valtteri Bottas e Logan Sargeant juntaram-se a Russell como os pilotos eliminados na Q2.
Leclerc bate ambos os Red Bull
Depois de ter registado o mesmo tempo de Max Verstappen na primeira volta rápida efetuada na Q3, Charles Leclerc manteve o ímpeto e conseguiu mesmo a pole position. Crucial para esta conquista, a primeira da temporada, foi o facto dos dois pilotos da Red Bull não terem conseguido acompanhar o ritmo do monegasco no setor intermédio do traçado de Baku.
Afastado da discussão pela pole, Carlos Sainz garantiu o quarto tempo mais rápido, arrancando no domingo ao lado de Pérez, enquanto Hamilton conseguiu mais do que tinha feito na Q2 e alcançou o quinto posto da tabela de tempos, seguindo-se Alonso, Lando Norris, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Oscar Piastri.
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Excelente prestação do Leclerc, conseguindo encontrar algum tempo onde os RB não encontraram, provando que pelo menos em qualificação continua a ser dos melhores pilotos senão o melhor. Max e Perez muito juntos o que promete uma corrida tensa para Domingo. Os Mercedes a falhar na parte final e Sainz a mostrar que está bastante longe do seu companheiro de equipa pelo menos em treinos. Alonso a não conseguir (por agora) intrometer-se na luta pelos primeiros lugares, mas ainda o melhor Aston. Boa prestação dos McLaren em contraponto com os Alpine.
Penso que vai ser um bom fds de corridas.
Destaque: a grande melhoria da McLaren.
O “intruso” Tsunoda, impediu que estivessem cinco equipas completas na Q3 mostrando que, apesar do acidente do De Vries, a Alpha Tauri melhorou.
Leclerc, finalmente, voltou às poles, com uma excelente volta.
Não se notaram melhorias na Mercedes, enquanto que as da Aston Martin “fecharam” o DRS…
Quanto à Alpine… não vai ser com churrascos, como o de hoje, que vão lutar com as equipas que estão à sua frente.. ( Alonso terá pensado “ufa! do que eu me livrei”)
Os dois Williams na Q2 já não se via há muito tempo.
Muito bem o Leclerc. Espero que a Ferrari também tenha um bom carro para a corrida e que comece a dar luta. A Alpine é mesmo uma desilusão, querem lutar pelo 2º, mas só se for a contar do fim.
0,8 seg de diferença do Sainz para o Leclerc é uma enormidade.
Credo! Nem diga isso alto, que vergonha!
Leclerc e a Ferrari bem o Sainz é mais piloto de corrida pelo que não me parece estranho o lugar. Verstappen e Pérez também bem. A McLaren com sinais muito positivos e a Williams creio que a muito tempo não tinha um resultado global tão bom. A Mercedes pelas expectativas das declarações da última semana parece que desiludiu.
O Pérez bem que podia estar na pole não fosse o segundo sector. O homem está-se a elevar à ocasião. É o que eu quero, é o que o povo gosta.