GP Azerbaijão F1: Pode a McLaren surpreender?

Por a 2 Junho 2021 10:30

Mónaco e Baku, dois traçados citadinos que pouco têm em comum. Mónaco é estreito, com muitas curvas lentas e poucas oportunidades de ultrapassar, para nem falar da falta de retas. Baku parece uma mistura de Mónaco, na parte antiga da cidade, com Monza, um circuito muito rápido.

O circuito azeri tem curvas lentas, travagens fortes, uma (muito) longa reta e zonas de ultrapassagens, como a curva 1 onde se podem ultrapassar 3 carros, como Daniel Ricciardo já mostrou ser possível.

Chegamos por isso ao cerne da questão. A McLaren não tem, à partida, um carro muito propício a curvas estreitas e lentas, por ter um monolugar comprido e uma frente que não o beneficia. No entanto, Lando Norris provou que com conhecimento do carro, as desvantagens naturais podem ser anuladas. No Mónaco controlou as travagens, soube aproveitar as mudanças de condições de aderência e tratou bem dos pneus, anulando assim as dificuldades que a construção do monolugar que lhe deram.

Chegados a Baku, sabemos de antemão que juntando a potência da unidade motriz da Mercedes com o bom trabalho na aerodinâmica do MCL35M feito pela equipa, os monolugares de Lando Norris e Daniel Ricciardo serão rápidos na longa reta do circuito.

Se durante os treinos livres piloto e engenheiros conseguirem negociar entre aquilo que foi feito no Mónaco e a rapidez natural do MCL35M, a McLaren pode surpreender. Mais que os seus adversários diretos, já que estes não têm algumas dificuldades nas retas e nas curvas rápidas, com mais arrasto que os McLaren.

Falta saber como estão os pilotos. Lando Norris deverá estar super motivado pelo desempenho mostrado nas primeiras corridas do ano. Daniel Ricciardo já provou que consegue dar a volta a resultados mais negativos e na antevisão do GP do Azerbaijão o australiano afirmou que esteve a trabalhar com a equipa nas áreas onde sabe que perde para o colega. Veremos como a componente humana, se comporta, mas na teoria a McLaren tem argumentos suficientes para ter um excelente resultado no Azerbaijão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
no-team
3 anos atrás

Vai ser interessante seguir a Mclaren em particular este fim de semana. Baku parece ser um circuito que assenta que nem uma luva nas características deste Mclaren, pelo que se espera que sejam a equipa a dominar o 2º pelotão, quem sabe até intrometer-se na luta pelo pódio desafiando os pilotos da Mercedes e RB. Mas será também interessante perceber o que fará o Ricciardo com um carro inequivocamente forte nas ruas de Baku, isto no seguimento de uma performance aterradora no Mónaco, depois de ter dado sinais finalmente positivos na catalunha, onde conseguiu um resultado sólido, mas acima de… Ler mais »

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Quer dizer, tendo a PU de longe a mais forte – e a FIA a servir de guardiã da sua inviolabilidade há 8 anos – e com aqueles kms de recta, surpresa não será verdadeiramente.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Parece ter tudo para fazer um brilharete, e isto que não têm de longe a melhor PU. Nem a proteção da FIA. Têm sim muitos haters, que acho que lhes dá aquele “boost” extra. lol

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado