GP Áustria F1, TL2: Mercedes 1-2. Sergio Pérez logo atrás
O segundo treino livre para o Grande Prémio da Áustria viu Lewis Hamilton (1:04.304s) e Valtteri Bottas (1:04.501s) ficarem na frente do pelotão. Os pilotos da Mercedes foram acompanhados de um surpreendente Sergio Pérez (1:04.945s). Já Max Verstappen não fez melhor que o oitavo tempo (1:05.215s).
O TL2 é o treino mais perto do horário da corrida. Assim, os pilotos servem-se dele para testar estratégias para a corrida. No campo da Mercedes, Hamilton e Bottas estiveram e experimentar os pneus de composto médio e os pneus de composto macio. Destes dois, o mais rápido voltou a ser Hamilton, que fez um tempo de 1:04.304s, ficando com 0.197s de vantagem.
Atrás dos Mercedes ficou o Racing Point de Sergio Pérez, a 0.641s. O piloto mexicano também esteve em afinação da estratégia para a corrida, com o uso dos mesmos compostos que ambos os Mercedes, mas com mais voltas que os carros de Brackley. Pérez efetuou no total 47 voltas ao Red Bull Ring.
Na Ferrari, as coisas pareceram correr melhor. Sebastian Vettel foi o melhor dos pilotos da equipa italiana, ficando com a quarta posição neste TL2, a 0.657s. Tal como no TL1, Vettel utilizou os pneus mais duros e também os pneus mais macios.
Charles Leclerc melhorou a sua prestação, estando com a mesma estratégia de Vettel, dando prioridade ao composto mais duro. O monegasco ficou na nona posição, tendo ficando a quase um segundo de Hamilton (+0.994s).
Max Verstappen parece ter tido mais dificuldades neste TL. Depois do terceiro tempo no TL1, Verstappen apenas foi oitavo no TL2. O piloto holandês deu prioridade aos pneus médios, também tendo utilizado os pneus mais macios. Curiosamente, Alex Albon terminou fora dos dez primeiros (13º) e fez um pião no mesmo sitio onde Verstappen rodou no TL1.
Daniel Ricciardo melhorou a sua marca, com o australiano a levar o Renault até aos cinco primeiros. Ricciardo ficou a 0.668s do tempo mais rápido, rodando grande parte do tempo de pneus médios.
Lando Norris foi sexto classificando, sendo o melhor dos McLaren. Já o seu colega de equipa, Carlos Sainz, rodou com os pneus mais duros. O espanhol completou os dez primeiros.
No fim do pelotão ficou o ‘estreante’ de 2020. Nicholas Latifi fez um tempo de 1:07.124s, ficando a quase 3s da frente. Romain Grosjean, após os problemas de travões no TL1, conseguiu ir para a pista, ficando atrás do seu colega de equipa, na 16º posição.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Nada de “novo” a ver por aqui…Mercedes a dominar ao belo prazer. E a “Mercedes B” próxima a “morder-lhes” os calcanhares. Sinal de alivio para a Ferrari ao ver o Vettel em 4º. E a Red Bull que supostamente “iria morder os calcanhares” à Mercedes, continua a levar com mais de 0,5s no lombo.
“Mercedes B” a morder os calcanhares a quem mesmo? Pelo que eu vi, quem está a moder os calcanhares do Perez em 3º é a Scuderia e a Renault dentro do mesmo décimo de segundo, e a mclaren e Red bull honda nada longe dentro de 2 decimas do racing point, Perez 3º a mais de 6 décimas de segundo dos 2 mercedes AMG Motorsport!
Assim está correto!
Bem algumas conclusões fáceis que já podemos e devemos tirar destas 2 sessões de treinos livres: 1- A Mercedes evoluiu muito o chassis e sobretudo a unidade de energia do seu monolugar, em relação à ferrari e red bull que andaram a dormir à sombra da bananeira em vez de trabalhar e investir como fizeram os mercedes; 2- Hamilton a arrsar e meter Bottas no bolso, Bottas continua muito lento e numa pista onde no passado bateu sempre Hamilton em qualificação, acordem homens da mercedes metam o Russell ou o Vettel ao lado do Hamilton, chega de ver um piloto… Ler mais »
Ai as saudades que eu já tinha das análises do gui…
Ó Gui já pensaste em usar álcool ou drogas? É que sóbrio não dás uma para a caixa!
Três Mercedes nos três primeiros lugares. É obra.
Sim só já falta um, mas esse tem uma peça fraquinha que é aquela que está entre o volante e o assento…
Que Stroll não é grande espingarda concordo, no entanto ficou a apenas 190 milesimos de Perez, o que até não é nada mau…
O Stroll é muito bom em corrida, mas mau em qualificação. Ou seja, está longe de ser mau, em termos gerais. Mas este ano tem carro para brilhar. Veremos.
Isto ainda agora começou e ja acabou. Mercedes tem um carro que voa, com uma PU com mais cavalos a concorrência nem cheira.
Aparentemente esta época começa como acabou a anterior, Mercedes na frente e Williams atrás.
A diferença é que a Williams conseguiu dar um salto e aproximar-se bastante da concorrência, já a Mercedes também deu um salto… e fugiu da concorrência.
Esperemos pela qualificação, aí veremos melhor o equilíbrio de forças, mas ficaria muito surpreendido se este GP não for um passeio de domingo para a Mercedes…
Muito cedo para falar até porque muita coisa pode mudar a nível da chamada Race Pace onde mais que rapidez entra a consistência, gestão de pneus e talento dos pilotos. De qualquer forma o que sai destes dois treinos livres, numa pista que é relativamente fiável para uma boa avaliação geral de desempenho das equipasé uma grande proximidade entre todo o pelotão, de apenas 2 segundos o que é positivo para uma época cheia de luta e surpresas havendo uma distância menor entre todos face as temporadas anteriores. Outro dado é que a Mercedes aparenta novamente ter uma certa vantagem… Ler mais »
Cá para mim ficou claro que o sr Toto Wolf que comprou uma boa participação na Aston Martin, já está a preparar a sua nova equipa de F1. A Mercedes brevemente anunciará a sua saída da F1 mas o sr. Wolf continuará o seu caminho de sucesso. Nada como preparar bem as coisas, com tempo…A nova Aston Martin / Racing Point também tem capital Mercedes, não é assim? Tudo em familia…O sr. Stroll viu bem a coisa e encontrou os parceiros certos…tudo controlado!
Como se esperava, a Racing point parece liderar com algum à vontade o 2º grupo, parece-me uma tendência a confirmar-se cada vez mais com o passar do fim de semana. Como grande admirador do “Checo”, fico feliz. Eticamente falando, estas “cópias” e parcerias demasiado estreitas com equipas vencedoras não me agradam nem um pouco. Já com a Haas, que na altura era basicamente uma cópia de um Ferrari aconteceu algo de semelhante. Acredito muito no valor do Ocon, mas depois de tanto tempo afastado da competição nota-se que existe falta de ritmo, espero sinceramente que não demore muito até recuperar… Ler mais »
“A Haas, que na altura era basicamente uma cópia de um Ferrari”…a sua alfinetada de nada serve…pois não víamos a Haas a bater que a Mercedes quer a Red Bull.
Tenho ideia que Leclerc apenas andou de macios, ou seja fez simulação corrida de macios
Bom, se o Mercedes de 2019 consegue ficar em 3º, então está tudo visto…
Parabéns a Mercedes. Mais uma lição para a RedBull e Ferrari.
Cumprimentos