GP Áustria F1/SQ3: Segunda pole Sprint para Max Verstpapen
Numa SQ3 muito marcada pelo facto de todas as equipas terem ido para a pista muito ‘em cima’ do tempo suficiente para fazer a volta de ‘aquecimento’ e registar um crono, eis que Charles Leclerc (Ferrari SF-24) não passou a tempo de fazer a sua volta, em mais um erro colossal que aparentemente se deveu ao facto do motor do carro se ter desligado com o piloto a ter de fazer ‘reset’ na via das boxes.
O engenheiro disse-lhe que o ‘Anti Stall’
Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) fez a pole para a Sprint, batendo Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) por apenas 0.093s, com Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) em terceiro a três décimos, seguindo-se George Russell (Mercedes F1 W15), Carlos Sainz (Ferrari SF-24), Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15), Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda), Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) e Pierre Gasly (Alpine A524/Renault).
Na SQ1, Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) voltou a ser um dos eliminados, juntando-se a ele Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) os dois Sauber de Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari) e Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari) com a maior surpresa a ser a aliminação de Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes)
Na SQ2, ficou de fora Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), novamente os dois Aston Martin com Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) à frente de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), e ainda Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) e Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes), que pela primeira vez passa uma fase de qualificação quando Alex Albon ficou para trás.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







GUILHERME Rodrigues
28 Junho, 2024 at 16:37
O max e a red bull apesar de toda a competição e concorrência continuam a manter se no topo, apesar dos ganhos enormes da mclaren e sobretudo da Mercedes desde o Bahrain! A Ferrari pelo menos a bater um dos Mercedes, Leclerc a ter azar com aquele anti stall podia ter batido o russell numa volta limpa, os mclaren muito bem Norris mais uma vez a bater o colega de equipa o piastri, acho que amanhã os Mercedes e domingo com os médios e duros vão estar melhores que a mclaren e poder discutir a vitória com o max se souberem jogar bem na estratégia! Aston Martin bem se não fosse o erro do stroll daria para chegar a SQ3 e ter batido pelo menos um dos alpine, mas amanhã a qualificação conta mais que a de hoje porque a sprint da menos de metade dos pontos que a corrida de domingo, a alpine continua a mostrar muito ritmo parecem um carro completamente diferente e podem continuar a aproximar se dos da frente com calma e com este trabalho briatore é um génio conseguiu por aquela equipa a trabalhar e a progredir andar para a frente continuem a falar mal do homem sobretudo as florzinhas de estufa e os politicamente corretos, e para o lado que o briatore dorme melhor! Acredito que a Mercedes vai vencer uma corrida pelo menos antes de spa seja domingo ou Silverstone ou mais provável Budapeste será a grande oportunidade de conquistar a pole como em 2022 e 2023 com piores carros e derrotar a mclaren e o max!
Pity
28 Junho, 2024 at 17:11
Não consigo perceber porque é que os pilotos ficam parados na box à espera dos últimos minutos, correndo o risco de uma má qualificação devido a um erro, próprio ou alheio. Têm tempo para fazerem duas tentativas em cada parte, porque é que não as aproveitam? Fica a dúvida se Leclerc, se tivesse saído mais cedo, não teria feito um tempo.
Destaque negativo: Perez 1,322 segundos para Max e mais de seis décimos para o piloto à sua frente (Hamilton). Mau demais numa pista tão curta. Também a Aston Martin continua numa espiral negativa. A continuar assim, arrisca-se a terminar atrás da Alpine.
De resto, tudo dentro do normal.
...
28 Junho, 2024 at 21:20
Só podendo usar 1 jogo de pneus soft a 2ª tentativa à partida seria mais lenta. O que não faz sentido é deixarem mesmo para o último segundo a saída das boxes. Quanto a Ocon, Gasly e Pérez começaram as suas voltas uns em cima dos outros, no ar sujo do carro da frente e sem terem tido tempo para preparar pneus e travões devidamente para a volta de qualificação daí as enormes diferenças para o tempo da pole, no entanto acabaram mais ou menos nas posições em que deviam ter ficado (descontando Leclerc obviamente). No caso de Pérez andou sempre a 0.5 de Max e o melhor que em condições normais teria feito na SQ3 seria p6. Ao fim e ao cabo o único fora da posição natural é Leclerc.
...
28 Junho, 2024 at 21:34
p.s. De resto nem tudo dentro do normal. lol Alonso ficou atrás de Stroll (nada normal) e Sargeant bateu Albon e foi à SQ2.
Pity
29 Junho, 2024 at 8:29
Sargeant, sim. Quanto a Alonso, temos visto, este ano, várias situações destas, tanto em qualificação como em corrida, o que me leva a pensar se não está a começar a cair de forma, o que não será de estranhar. Mais tarde ou mais cedo acontece a todos.
...
29 Junho, 2024 at 9:41
Em qualificação até este momento (sprints incluídas) está 7-6 para a Alonso (o que não acho normal) agora em corrida (sprints incluídas) é bem diferente, Alonso está a dar 9-3 a Stroll.
jo baue
29 Junho, 2024 at 11:39
Sejamos isentos. Perez foi estorvado pelo Ocon.