GP Áustria F1: Segunda de Bottas, grande luta com Vettel
Valtteri Bottas venceu o GP da Áustria de F1 naquele que é o seu segundo triunfo com a Mercedes. Sebastian Vettel foi segundo e lutou até ao fim pelo triunfo, mas o finlandês não lhe permitiu a aproximação e venceu com poucos metros de avanço. Vettel ainda forçou o andamento na fase final da corrida, mas já não chegou para a vitória. As coisas animaram bem nas últimas dez voltas, com Vettel a pressionar fortemente o finlandês, mas nunca chegou a realizar uma clara tentativa de ultrapassagem, pois Bottas não cometeu o mais pequeno erro.
Daniel Ricciardo assegurou o terceiro lugar, depois de resistir estoicamente a Hamilton, que se teve de contentar com o quarto lugar. O piloto da Red Bull ainda teve Hamilton ao lado na penúltima volta, mas ‘aguentou-se’.
Depois da penalização que foi alvo em virtude da troca da caixa de velocidades do seu Mercedes, Lewis Hamilton conseguiu subir de oitavo para quarto, minimizando dessa forma a sua perda no campeonato para Vettel, mas cedeu masi seis pontos a Vettel . Kimi Raikkonen voltou a realizar uma corrida com alguns erros pelo meio, não conseguindo melhor que o quinto lugar. Grande corrida de Romain Grosjean, que colocou o seu Haas na sexta posição, naquele que é o melhor resultado do ano para a sua equipa.
Voltou a haver luta entre Sergio Pérez e Esteban Ocon, mas desta vez as coisas estiveram calmas, sem quaisquer ‘stresses’ entre ambos. Depois duma péssima qualificação, os dois Williams encerraram o top 10, mas ainda assim voltaram a perder terreno para os Force India e logo numa corrida que lhes era favorável para terminarem bem mais à frente.
Max Verstappen desistiu pela terceira vez consecutiva, neste caso devido a ter sido vítima inocente de um excesso de Daniil Kvyat, que bateu em Fernando Alonso e por sua vez este em Verstappen. Valtteri bottas arrancou bem, ficou a sensação a muita gente que teria queimado o arranque, mas a FIA investigou e concluiu que o finlandês demorou apenas 0.201s a reagir aos semáforos. Segundo disse Bottas “foi o arranque da minha vida.”
Lance Stroll pontuou pela terceira vez consecutiva, apesar de ter partido apenas a duas posições do fim da grelha, numa corrida em que os dois Williams estiveram bem melhor do que na qualificação. Jolyon Palmer foi 11º e ficou à beira de pontuar pela primeira vez este ano. Boa corrida de Stoffel Vandoorne que foi 12º apesar de um drive trough por ter ignorado bandeiras azuis, batendo Nico Hulkenberg. Carlos Sainz Jr. desistiu a meio da corrida, com uma avaria no motor, o mesmo sucedendo a Kevin Magnussen, neste caso devido a um problema com a caixa de velocidades.
[soliloquy id=”321068″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A corrida valeu essencialmente pelas últimas voltas, emocionantes, mantendo tudo em aberto até à bandeirada final. Boa recuperação dos Williams, a terminarem os dois nos pontos. Kvyat a estragar a corrida ao Alonso e ao Verstappen, que fez uma largada muito má, por sinal. É certo que a pista é muito curta, mas terminarem apenas seis carros na mesma volta, é mau.
PS: McLaren com motores Renault no próximo ano. O Boullier foi visto a falar com o Prost 🙂 🙂 🙂
Até achei estranho que o comentador residente não tivesse sugerido, como é habito quando ele vai na frente, que o V. Bottas deveria “obrigar” os Ferrari a perder tempo para o Hamilton os tentar passar para ganhar a corrida.
Uma corrida quase sem historias e lutas.
Esse ainda deve estar a pôr pomada num certo sítio…
Parece que me deixei dormir na parte mais interessante, que não deve ter sido nada de mais. Se eu não vi, então não aconteceu.
Grande corrida do Kvyat.
Uma largada e uma vitoria de se tirar o chapéu ao Bottas. Era mais uma volta, diz o Vettel para o Bottas no final da corrida. Talvez nas aulas com os jovens pilotos aprenda a não tirar mérito a quem ficou na frente dele dando-lhe os parabéns.
O choradinho do costume do menino Vettel: “Ah, o Bottas fez falsa partida”, mesmo dps de toda a gente ver que não foi. O falso simpático do costume. Para quando o carro do LH sem problemas?
Parece-me mais o choradinho habitual dos lambe -botas do eltonzinho….
O carro do Hamilton está sempre com problemas.Pena ser apenas quando ele tem que correr atrás do prejuízo #chorão
Em Baku tb estava a correr atrás do prejuízo?!!!??? Palas!
Bem, e com isto temos o Bottas a morder os calcanhares do Hamilton, e Ricciardo em 4º, no campeonato!
Já na Ferrari trataram do assunto desde o primeiro dia, Vettel assim não tem de berrar com o Arrivabene a perguntar porque está o seu escudeiro tão perto na luta pelo título.
Excelente vitória do Bottas! O Vettel e o Ricciardo – não, não foi só o Vettel – disseram que foi falsa partida, mas o que me pareceu foi uma reacção fulgurante do Bottas à luz verde. Era o que faltava haver mais uma falsa polémica na F1. Este GP só foi interessante nas últimas voltas, com a recuperação do Vettel e a grande defesa de posição do Daniel Ricciardo. O Bottas – evidentemente -, o Vettel e o Ricciardo, juntamente com o Romain Grosjean e o Felipe Massa, foram, quanto a mim, os melhores neste GP. O resto foi tudo… Ler mais »
Tem havido falsas polémicas?
Só não houve polémica porque foi com o Bottas. Tivesse sido o Vettel e a esta hora só se ouviriam os urros dos grunhos de serviço (protecção descarada da FIA à Ferrari, ao Vettel e bla bla bla).
Esses ainda estão a pensar se foi bom ou mau, lolo
Nem mais. Se por um lado foi melhor para eles ver o Vettel ganhar “apenas” 6 pontos em vez de 10 na liderança do campeonato, por outro, viram o Bottas a aproximar-se no campeonato de pilotos.
Presentemente, está mais perto o Bottas de chegar ao 2º lugar do campeonato pilotos do que o Lulu ao 1º.
É melhor rever a tabuada.
Qual foi a parte da aritmética que não percebeu ? Olhe que é fácil.
1. A dos +6 pontos ganhos na liderança do campeonato de um 2º lugar do Seb nesta corrida para um 4º do Lulu (18-12=6) ?
2. A dos +10 pontos de um eventual 1º lugar do Seb contra um 3º do Lulu (25-15=10), caso o Bottas tivesse sido desclassificado por falsa partida ?
3. Do facto do Bottas estar a 15 pontos do 2º lugar no campeonato (151-136=15) e do 2º lugar estar a 20 pontos do primeiro (171-151=20) ?
Não percebi essa da “eventual desclassificação do Bottas”. Nada no seu comentário indicava para isso. Pensei que se estava a referir a uma possível ultrapassagem do Vettel, que somaria mais 7 pontos, que somados aos seis que efectivamente ganhou, dariam 13 e não os dez que referiu.
E desclassificação, porquê? Ainda que ele tivesse feito falsa partida, não era caso para desclassificação, quando muito um stop & go, mas o mais certo seria um drive through.
Nada no meu comentário indicava isso ? Essa é boa! Não indicava era outra coisa, porque o MVM mencionou o assunto da falsa partida no comentário que fez. Mas a minha resposta, é no contexto do comentário seguinte (do Furoni).
Você é que entendeu tudo mal.
E por “desclassificação”, referia-me ao do 1º lugar que ocupava e não à desclassificação da corrida em si. E se tivesse sido um “stop & go” ou “drive-through”, venceria o Vettel e o Hamilton teria acabado em 3º.
Ah, bom! É que penalização é uma coisa, desclassificação é outra bem diferente. “Desclassificação” é uma exclusão da prova, não de uma posição.
Para a próxima, tente expor o seu raciocínio de forma mais clara. Bastava ter acrescentado “se o Bottas tivesse sido penalizado”, para que se percebesse o seu raciocínio.
E se fosse o Hamilton estarias a pedir que fosse banido permanentemente da F1. #telhadosdevidro
Vitória do melhor carro e liderança reforçada do melhor melhor piloto. Tirando a parte final, foi uma corrida desinteressante.
Bem, a azia que vai por aí. 😀 Tens o Vévé a liderar e mesmo assim só pensas no Lulu. #tomarenniequeissopassa
O mais interessante desta corrida ainda foi o Vettel a demonstrar, mais uma vez, a sua pequenez ao querer acusar o Bottas de falsa partida. O piloto alemão demonstra a cada corrida que passa o seu crónico anti-desportivismo. Cumprimentos
Nem mais!
A azia é lixada….
Falta de imaginação…
Continuo a adorar a corridas do russo Kvyat, não há homem como ele para lidar com a pressão da F1. O homem é um fenómeno.
Quanto ao resto da corrida, ainda ameaçou que ía ter algum interesse no final mas ficou-se pela ameaça..
Concordo. O Kvyat, ao enxotar o Alonso para fora da pista, facilitou a vida aos pilotos da frente, que tiveram menos trabalho a dobrar retardatários. Por outro lado foi mau, porque é sempre bonito ver o Alonso a ser dobrado pelos Ferrari.
Concordo, ver o Alonso e a sua Mclata é um dos grandes aliciantes da prova, é impagável ver a sua cara após cada fracasso..
Um dia o Alonso fica farto, faz birrinha e anuncia que vai-se embora…o pior é se ele depois tem a pouca vergonha de voltar, não é MalVeiras? Mas olha lá, o rapaz já nem veste de vermelho e tu ainda “investes” assim contra o rapaz? Deve ser vícios das pálas que são difíceis de perder… Cumprimentos
O graxista a ver se chateia alguém. Não consegues. A partir de agora vais deixar de ter resposta. Já te dei demasiada importância. És apenas uma melga, um pobre palhaço lixado com a vida e tão frustrado que só se sente bem a insultar os outros. É tão triste que chego a ter pena de ti, mas como não sou psiquiatra não te posso ajudar. “Cumprimentos”.
Olha os pontos negativos!!!
O que será mais importante para o MalVeiras: os tais pontos negativos que só ele é que dá importância, ou a humilhação do tal post que ele fez a anunciar publicamente o “abandono” daqui do AS para depois voltar sem vergonha nenhuma e do qual ele evita a todo o custo falar?
Tens azar, és daquele pacóvios que dá gosto desmascarar. Não te vou largar…Cumprimentos