GP Áustria F1: Pilotos em ‘brasa’ com os limites de pista
Os pilotos de Fórmula 1 não estão nada contentes com a questão dos limites de pista no Red Bull, palco do GP da Áustria limites, depois de 43 infrações registadas pelos Comissários Desportivos.
Alguns mostraram-se zangados com a questão, mas o que sucede verdadeiramente é que estão mal habituados porque as regras estão lá. E são claras.
O que se passa é que os novos diretores de corrida da F1, Niels Wittich e Eduardo Freitas têm agora uma abordagem bem mais rigorosa, definindo o limite como sendo a linha branca e se as quatro rodas ficaram para lá disso, os pilotos são sancionados. E o Red Bull Ring é um traçado muito propício a ‘exageros’.
Na corrida, 43 tempos por volta foram invalidados e Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Lando Norris e Zhou Guanyu foram penalizados em cinco segundos por exceder as três infracções permitidas.
É verdade que há curvas em que se veem mal, os pneus desgastam-se e fica mais difícil, mas são as regras, é igual para todos.
Talvez se possa fazer mais, considerar infração, por exemplo se essa volta estiver entre as três melhores, por exemplo, embora a perda de tempo possa ter sucedido noutro lado.
Não é uma questão fácil, podemos encontrar exemplos de pilotos que viram os seus tempos invalidados na sequência de um erro em que perderam tempo significativo, mas a FIA relembrou que a utilização da linha branca como limite do circuito foi implementada depois de discussões com os pilotos e equipas para melhorar a consistência e clareza para todos relativamente aos limites da pista. E agora queixam-se?
Mesmo assim têm duas ‘borlas’. Se tivessem 10 utilizavam-nas na mesma.
Não é algo fácil de resolver. Ou é, porque a regra está implementada, é só dizer-lhes “não querem ser penalizados, passem fora das linhas brancas”.
O que talvez seja demais, são penalizações de 5 segundos. Então um piloto leva tanto de penalização por tocar num adversário e fazê-lo sair de pista como passar 2 ou 3 mm a linha branca de uma curva?