GP Áustria F1: Max Verstappen vence corrida Sprint, Ferrari ajudou com luta interna
Max Verstappen venceu a corrida Sprint sem dificuldade pois, a luta entre os dois Ferrari permitiu-lhe afastar-se da concorrência e ter uma corrida tranquila. Charles Leclerc e Carlos Sainz lutaram entre si pelo segundo lugar nas primeiras voltas, o que nos deu um bom espetáculo, mas prejudicou as aspirações da Scuderia de incomodar Verstappen. Leclerc ficou com o segundo lugar e Sainz com o terceiro. George Russell ficou com o quarto lugar numa corrida solitária e Sérgio Pérez foi quem mais lucrou, subindo do 13º ao quinto posto no final da Sprint.
O filme da corrida
Na tarde de sábado, o Red Bull Ring foi palco da segunda corrida Sprint do ano, com Max Verstappen a sair do primeiro lugar da grelha, com a companhia de Charles Leclerc. Carlos Sainz e George Russell estavam na segunda linha da grelha. A grande maioria dos pilotos escolheu os pneus médios para esta corrida, exceto Alex Albon, Lance Stroll, Nicholas Latifi e Sebastian Vettel.
A corrida começou mal para Fernando Alonso, que ficou em cima dos macacos. O Alpine do espanhol sofreu algum problema elétrico e foi obrigado a retirar-se da pista e largar da via das boxes, o que acabou por não acontecer com os problemas a revelarem-se terminais. Zhou Guanyu também ficou parado na entrada da reta da meta, com problema na unidade motriz do seu Alfa Romeo, obrigando a uma volta de formação extra. Zhou conseguiu voltar a arrancar, mas também perdeu o seu lugar na grelha, sendo obrigado a largar da via das boxes. Tínhamos 18 carros na grelha, mais um na via das boxes e uma desistência, com uma corrida de 23 voltas, menos uma do que inicialmente previsto.
A largada de Max Verstappen foi boa, aguentando o ataque de Charles Leclerc. O monegasco perdeu o lugar para Carlos Sainz, que tentou passar Verstappen na curva 2, sem sucesso, e na volta 3 Leclerc voltou ao segundo lugar. Verstappen escapou na frente e George Russell aproximava-se de Sainz, com Esteban Ocon em quinto. Pierre Gasly não evitou um contacto com Lewis Hamilton na curva 1, numa altura em que o britânico defendia-se de Alex Albon. Sergio Pérez foi o piloto que mais ganhou, subindo de 13º a oitavo logo na primeira volta, a seguir a Sebastian Vettel, que conseguiu ganhar seis posições, sendo que Gasly foi o que mais perdeu.
As lutas no meio do pelotão eram duras, com Alex Albon a defender-se de Lando Norris (manobra que motivou cinco segundos de penalização), na luta pelo 11º lugar. Na frente, com cinco voltas feitas, Verstappen liderava com quase dois segundos de vantagem para Leclerc, que começava a forçar o andamento. Os Ferrari estavam decididos a dar espetáculo e Sainz pressionava Leclerc, o que favorecia Verstappen. A luta entre os colegas de equipa aquecia muito com Sainz a forçar a passagem ao segundo posto, um grande espetáculo para os fãs. A luta pelo nono lugar também se tornava interessante, com Hamilton e Valtteri Bottas a trocarem argumentos, com vantagem para o piloto Mercedes. Pérez também queria ganhar posições e passou por Mick Schumacher, quando este tentava chegar a Kevin Magnussen. Pérez “despachou” Magnussen na volta seguinte e já era sexto, numa boa operação do #11.
Na volta 11, Sebastian Vettel saiu de pista, depois de um toque com Alex Albon, arruinando a corrida do alemão. Na volta seguinte já tínhamos Pérez a pressionar Ocon, que passou o francês sem dificuldade pelo quinto lugar.
Nas últimas voltas, o foco ficou em Lewis Hamilton, que tentava passar por Schumacher, mas o jovem alemão dificultava-lhe a tarefa o tanto quanto podia, com a ajuda do DRS fornecido pelo seu colega. Schumacher mostrava a sua capacidade de defender-se do #44, o que nos dava uma grande luta. Hamilton acabou por ultrapassar Schumacher, que perdeu o oitavo lugar e o último pontuável.
O fim da corrida chegou pouco depois e Verstappen venceu sem problema, seguido de Leclerc, que ainda se aproximou do #1, mas não o suficiente para o incomodar. Sainz ficou com o terceiro lugar, à frente de George Russell e Sergio Pérez, com uma boa corrida. Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher e Valtteri Bottas completaram o top 10.