GP Áustria F1: Limites da pista ‘acautelados’ este ano…

Por a 30 Junho 2024 11:31

A corrida do ano passado foi uma ‘festa’ de penalizações devido aos limites de pista, pois houve mais de 1200 incidentes separados de potenciais infrações aos limites da pista durante a corrida, e o tempo que leva para cada um deles ser revisto significava que o controlo da corrida não conseguia acompanhar.

Foram necessárias cinco horas entre a publicação da classificação provisória e da classificação final da corrida, durante as quais oito pilotos diferentes receberam um total de 12 penalizações.

O resultado foi que, para além dos três primeiros, todas as posições, exceto duas, mudaram nos resultados finais. E a FIA reforçou os seus apelos para que sejam feitas alterações à forma como os limites da pista são aplicados no Red Bull Ring.

Este ano foi introduzida alguma tecnologia de IA para ajudar a acelerar a rapidez com que os incidentes podem ser revistos pelo controlo de corrida, mas a maior e mais popular alteração foi a instalação de ‘armadilhas’ de gravilha no exterior das duas últimas curvas e tornar as curvas de saída mais estreitas noutros locais.

Na qualificação, houve apenas uma ocasião controversa em que o tempo de uma volta foi eliminado, com Oscar Piastri a perder o terceiro lugar depois de passar a linha branca na saída da Curva 6, mas sem perder tempo ao tocar na gravilha. Esta decisão foi tomada quase instantaneamente e, embora a McLaren tenha tentado protestar contra os resultados da qualificação, o seu recurso foi considerado inadmissível e o resultado manteve-se.

Para além do incidente com Piastri, o Sprint viu Lando Norris e Fernando Alonso terem dois tempos de volta eliminados por excederem os limites da pista na Curva 1 ou na Curva 3, o que significa que ainda há áreas em que os pilotos podem ser penalizados se cometerem infrações regularmente.

Ao longo de uma corrida de 71 voltas, é provável que ocorram mais incidentes e que quatro ocasiões de ultrapassagem dos limites valham aos pilotos uma penalização, mas os sinais são de que saberemos deles durante a própria corrida, em vez de os descobrirmos depois.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado