GP Áustria F1: George Russell vence após toque entre Verstappen e Norris

Por a 30 Junho 2024 15:32

George Russell venceu o Grande Prémio da Áustria, herdando a liderança do pelotão após uma ‘escaramuça’ entre Max Verstappen e Lando Norris que resultou em danos em ambos os monolugares, perdendo o neerlandês várias posições na classificação e uma penalização de 10 segundos, enquanto o britânico da McLaren teve de desistir.

George Russell acabou a prova com 1.9 segundos de margem sobre Oscar Piastri, com Carlos Sainz a subir ao pódio no terceiro lugar. Lewis Hamilton foi quarto a mais de 16 segundos do piloto da Ferrari, enquanto Verstappen, após a paragem que teve de realizar devido aos danos sofridos no RB20 no incidente com Lando Norris, foi quinto, à frente de Nico Hülkenberg, Sergio Pérez e Kevin Magnussen, num excelente resultado para a Haas.

Daniel Ricciardo e Pierre Gasly fecharam os dez primeiros e somaram os últimos pontos da prova austríaca.

Foi uma corrida com um final emocionante e surpreendente, onde a relação entre Lando Norris e Max Verstappen pode sair beliscada, uma vez que foram vários os momentos tensos entre ambos, culminando num toque entre ambos na curva 3. Tudo começou com uma paragem muito lenta da Red Bull, na volta 52, quando a McLaren foi mais rápida a trocar os pneus no carro de Norris. A margem ficou reduzida a 1.7 segundos quando antes era de mais de 6.

Até aquele momento da corrida, Max Verstappen liderava como queria, apesar de sentir algum sobreaquecimento com os pneus traseiros, comportamento semelhante no McLaren MCL38 do britânico. O piloto da Red Bull teve um melhor arranque do que Norris, enquanto atrás destes, Charles Leclerc sofreu um toque no meio de dois adversários na curva 1. Oscar Piastri, um dos envolvidos neste episódio normal nos primeiros metros de qualquer prova de automobilismo, foi ainda tocado por outro adversário na mesma volta, no entanto, foi Leclerc quem teve de parar na box, caindo na classificação e ficando imediatamente, fora da luta pelas primeiras posições numa corrida em que acreditava ser possível um pódio.

Com o desenvolvimento da corrida, e sem muito para acrescentar naquilo que era a liderança do pelotão, Fernando Alonso, Alexander Albon, Sergio Pérez e Lewis Hamilton sofreram penalizações, verificando-se alguns toques e situações de complicada análise.

A prova parecia estar na mão de Max Verstappen e da Red Bull, sem que a McLaren pudesse fazer mais do que estava a fazer. Os lugares atrás dos dois primeiros classificados eram divididos entre Oscar Piastri, Lewis Hamilton, George Hamilton e Carlos Sainz, enquanto Sergio Pérez não conseguia mais do que seguir no sétimo lugar. Os dois pilotos da Haas, Daniel Ricciardo e ambos os Alpine lutavam entre si pelos últimos pontos.

Destaque para mais um incidente entre Pierre Gasly e Esteban Ocon, com o primeiro piloto, confirmado esta semana que mantém o seu lugar na Alpine, a queixar-se do comportamento do seu companheiro de equipa.

O ponto de viragem da corrida deu-se na volta 52, quando os dois primeiros pararam para aquela que seria o último pitstop programado. Max Verstappen ficou muito tempo parado, numa situação pouco usual na Red Bull, enquanto o seu adversário direto demorou muito menos estacionário no lugar. A margem reduziu imenso, com cerca de apenas 1 segundo a separá-los.

Foi o momento de atacar para Lando Norris. O britânico investiu, preferencialmente, na curva 3, mas sempre com um pormenor que não o deixava ficar à frente do neerlandês. As queixas de ambos foram aumentado, sentindo-se que as últimas voltas seriam de nervosismo entre as duas estruturas.

Na volta 64, em mais um esforço para deixar o seu adversário para trás e já com uma penalização de 5 segundos para cumprir por ganhar vantagem fora da pista, Lando Norris colocou-se do lado externo da curva 3, mas Max Verstappen mudou a sua trajetória, dando-se um toque entre ambos que resultou no furo do pneu esquerdo traseiro do RB20 e em danos na dianteira do MCL38. A luta pela vitória terminava para ambos, com George Russell a beneficiar deste duelo levado ao extremo.

Logo a seguir, Oscar Piastri atacou aquela que seria a segunda posição da classificação, deixando Carlos Sainz com o último degrau do pódio, uma vez que Lewis Hamilton estava longe e ainda tinha que adicionar a penalização ao seu tempo final.

Russell passou sem dificuldade pelos carros de Norris e Verstappen, com Toto Wolff a incentivar o britânico, para aquela que era a sua segunda vitória da carreira na Fórmula 1.

Beneficiou a Mercedes e George Russell do momento aceso entre Lando Norris e Max Verstappen, enquanto a Ferrari esteve longe de poder ser ameaça na luta pela vitória. Oscar Piastri ainda vislumbrou o seu primeiro triunfo na F1, mas os momentos iniciais foram fundamentais para ter uma margem para Russell e não conseguir perseguir o piloto da Mercedes nas últimas voltas.

Foto: LAT Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
inoferreira
5 dias atrás

Um Badalhoco será sempre um Badalhoco

driver-on-track
driver-on-track
Reply to  inoferreira
5 dias atrás

um rafeiro será sempre rafeiro…. nunca será um cão de raça….

inoferreira
Reply to  driver-on-track
5 dias atrás

Assino por baixo, para além de badalhoco é um rafeirito, ele e uma grande parte dos seus apoiantes!!!!

Marte
Marte
Reply to  inoferreira
4 dias atrás

Tu é que és um cona de sabão! O teu pai quando te fez mais valia ter feito um queijo.

Phil1971
Phil1971
5 dias atrás

Já todos por aqui crucificaram o Verstappen. Não defendo a manobra do mesmo, mas isto são corridas e no passado vimos muitas lutas como estas e vibramos com elas. Se não existe lutas dizem que é monotonia se existe e corre mal saem insultos. Reforço que o Verstappen não esteve bem, mas também não vi ainda ninguém falar da não penalização ao Lando após ter ultrapassado 4 vezes os limites de pista. Porque motivo não foi atribuída? Fica a questão? Quanto aos restantes os segundos pilotos das equipas a ficarem em P1, P2 e P3, estão parabéns e o Sainz… Ler mais »

Last edited 5 dias atrás by Luis Filipe
joaolima
joaolima
Reply to  Phil1971
5 dias atrás

Foi atribuída penalização de 5 segundos ao Norris

Phil1971
Phil1971
Reply to  joaolima
5 dias atrás

Obrigado pela chamada de atenção, vi a corrida a espaço e não tinha percebido isso. Aliás o Verstappen poderia e deveria ter sido menos agressivo na defesa pois dificilmente o Lando recuperaria tanto tempo. Será que a equipa não avisou o Verstappen da penalização?

Last edited 5 dias atrás by Luis Filipe
joaolima
joaolima
Reply to  Phil1971
5 dias atrás

A penalização foi comunicada quando iam na curva 4, já furados após o acidente.
A partir do momento que o Lando teve a 4a saída seria inevitável a penalização mas demoraram um pouco mais a atribuir pois os comissários tiveram que analisar se essa 4a infração não teria sido por o Verstappen não ter dado espaço

Phil1971
Phil1971
Reply to  joaolima
5 dias atrás

Obrigado pelo esclarecimento

2020
2020
Reply to  Phil1971
5 dias atrás

Sim deu 23s mas o outro iam-lhe “arrancando a cabeça” e ter que ir á box logo de entrada. Há comparação possível?.. sainz é tenrinho para todos excepto para o colega.
As lutas são sempre boas, o problema é que dantes não havia as penalizações que hoje há, por tudo e por nada e só para alguns… Essa é a diferença não havendo critérios iguais.

Last edited 5 dias atrás by simiao jms
driver-on-track
driver-on-track
5 dias atrás

foi bonito de se ver ? ….. não …. o duelo iria ser sem dúvida intenso até o final… sim…… Norris devia ser mais inteligente e não ir com a sede toda ao pote…. sim….o Max podia ser mais desportista ? sim… podia … assim até aumentou a distancia pontual e tem o campeonato controlado… Russell vê a vitoria caída do céu e ganha bem , pois estava no sitio certo a hora certa…. obviamente no automobilismo e no desporto em geral a amizade fica fora da competição … vamos ver na próxima se vai haver retaliação ou se sabem… Ler mais »

canam
canam
5 dias atrás

O Max apenas perde a prova pela segunda paragem completamente falhada. Culpado no acidente com o Norris ? Muito duvidoso.
Aquela curva tem sido uma fonte de situações idênticas ao longo dos anos. As leis da fisica levam a que o carro numa curva tão fechada seja naturalmente levado a alargar, como se tem visto em anos anteriores. O Norris ainda tem muito que aprender , porque ser apenas rápido não basta.

Last edited 5 dias atrás by Canam
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  canam
4 dias atrás

Ele foi penalizado por fazer o mesmo que o Perez ao Magnusson no Mónaco. O magnusson foi penalizado porque estava atrás e o Perez fecha-o contra o rail. O Max estava á frente (Direita é sempre frente nesta curva) tinha direito à trajectória, ou mudam as regras para as regras da Indycar.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
5 dias atrás

Fujam todos.
O Crashtappen está de volta.

ricfil
ricfil
Reply to  Daniel Sousa
4 dias atrás

Ele nunca esteve ausente.

Conforme já aqui falado por mim e por outros, era apenas uma questão dos concorrentes terem à sua disposição um carro ao nível do dele e então ele iria revelar-se como quem é. Bebé chorão, com talento (não tanto como lhe pintam) e cheiinho de malícia.

E aqui está. Nada de novo under de sun portanto.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  ricfil
4 dias atrás

Subscrevo a 100%

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
4 dias atrás

Para mim não foi nada de especial, um ligeiro toque, tiveram azar pois furaram os dois, o que foi espectacular pois entregaram a vitória ao Russel e à Mercedes e o pódio ao Piastri. Concordo com o Max, não tem de facilitar nada, eles que apliquem as penalizações é para isso que existem, deixem de chorar e sejam espertos.

Thor
Thor
Reply to  F1 FOR FUN
3 dias atrás

Nem gosto muito do Hamilton, mas quando ele não facilitou em Silverstone, as opiniões relativamente a “facilitar”…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado