GP Áustria F1: Filme da qualificação, mais uma pole para Max Verstappen
Pole-position para a corrida Sprint, para Max Verstappen (Red Bull RB18) que baixou o seu melhor registo e desalojou dois Ferrari que se tinham colocado à sua frente momentos antes. Charles Leclerc (Ferrari F1-75) chegou a estar na pole, até ter sido de novo batido por Verstappen, foi segundo na frente de Carlos Sainz (Ferrari F1-75) que também melhorou o seu tempo na derradeira tentativa.
Sergio Perez (Red Bull RB18) foi quarto na frente de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) , que já não fez a sua derradeira tentativa pois despistou-se, seguindo-se Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) que caiu para 10º depois do seu acidente na fase inicial da Q3.
As coisas não correram nada bem à McLaren nesta qualificação, com Daniel Ricciardo a ser eliminado na Q1 e Lando Norris na Q2, devido a problemas de travões no MCL36. 15º e 16º é de longe o pior resultado do ano da McLaren. Os dois Aston Martin foram eliminados logo na Q1. No pólo oposto, os dois Haas voltaram a passar à Q3. Mas o que mais marcou esta qualificação foi o acidente feio de Lewis Hamilton no Q3, que causou muitos danos no W13.
Q1: Daniel Ricciardo e os dois Aston Martin eliminados
Daniel Ricciardo terminou a Q1 no 16º lugar da tabela de tempos e não passou à segunda fase de qualificação do GP da Áustria, assim como Lance Stroll, Zhou Guanyu, Nicholas Latifi e Sebastian Vettel. Os dois Aston Martin ficam novamente de fora da Q2, depois das voltas mais rápidas de ambos os pilotos serem apagadas por excederem os limites de pista.
A primeira fase de qualificação para o GP da Áustria foi realizado em piso seco, com 37ºC de temperatura de pista.
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda foram os primeiros pilotos a registar tempos, assim como Lando Norris, que teve pouco tempo em pista durante o treino livre e ter trocado de unidade motriz.
Depois dos dois Ferrari terem terminado as suas primeiras tentativas, Charles Leclerc passou a liderar a tabela de tempos, com 1:06.762s, enquanto o tempo de Carlos Sainz foi eliminado por exceder os limites de pista na curva 10. Enquanto isso, Max Verstappen estava ainda na box por esta altura.
Fernando Alonso voltou a intrometer-se na liderança da tabela de tempos, numa fase em que os tempos iam melhorando, sendo depois ultrapassado por Kevin Magnussen e Mick Schumacher. No entanto, foi Leclerc quem voltou para o topo da tabela de tempos, com Carlos Sainz no segundo posto.
Os dois Red Bull estabeleceram os seus tempos, com Sergio Pérez a passar a liderar a tabela de tempos, enquanto Max Verstappen também viu o seu tempo apagado por exceder os limites de pista. A seguir a Pérez estava Fernando Alonso e Charles Leclerc.
Com pouco mais de 7 minutos para o final da sessão, Lewis Hamilton passou a liderar a tabela de tempos com 1:06.079s, mas com cinco minutos para o final, Verstappen conseguiu melhorar o tempo do piloto britânico. Os dois Ferrari regressaram à pista com pneus macios novos e passaram para a frente de Verstappen, com vantagem para Leclerc.
Com menos de 3 minutos para o final da Q1 e no fundo da tabela de tempos estavam Zhou Guanyu, Sebastian Vettel, Nicholas Latifi, Lance Stroll e Alexander Albon, este último também viu o seu melhor tempo apagado por exceder os limites de pista.
Q2: Lando Norris eliminado
Lando Norris é uma das surpresas na eliminação da Q2, depois de ter tido alguns problemas de travões no MCL36, depois do seu companheiro de equipa já ter sido eliminado na Q1. Acompanhando Norris na eliminação, que terminou mesmo no 15º posto, ficaram Pierre Gasly, Alexander Albon, Valtteri Bottase Yuki Tsunoda. Os dois Haas voltaram a passar à Q3.
Dos 15 carros a discutirem o acesso à Q3 o primeiro líder da tabela de tempos foi Max Verstappen, batido pouco depois por Lewis Hamilton. Os dois pilotos da Mercedes ocupavam após a primeira tentativa de volta rápida o primeiro e o terceiro lugar.
Lando Norris teve dificuldades para estabelecer uma volta rápida, com problemas nos travões. Primeiro perdeu a trajetória na curva 4, abortando a volta e na segunda tentativa, saiu em frente na curva 1. Uma má sexta-feira para a McLaren até aquele momento, depois de ter tido problemas em ambos os carros no treino livre, incluindo o abandono de Norris, e após a eliminação de Daniel Ricciardo na Q1.
Quem ocupava as posições de eliminação com 5 minutos para o final da Q2 era Sergio Pérez, com o tempo apagado por exceder os limites de pista, Alexander Albon, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Lando Norris.
Enquanto estes pilotos tentavam sair das posições do fundo da tabela de tempos, Charles Leclerc passou para a liderança da tabela de tempos, com 1:05.287s.
Sergio Pérez conseguiu subir para sexto e sair das posições de eliminação, enquanto Norris e os dois pilotos da AlphaTauri não conseguiram melhorar os seus tempos e ficaram de fora da discussão da pole position.
Passaram para a Q3 Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Russell, Pérez, Magnussen, Ocon, Alonso e Schumacher.
Q3: Bandeira vermelha após acidente de Lewis Hamilton, pole para Max Verstappen
Um acidente nos primeiros cinco minutos da Q3 de Lewis Hamilton obrigou à suspensão da sessão de qualificação. O piloto britânico tinha abortado as últimas duas tentativas de voltas rápidas e vinha pouco atrás do seu companheiro de equipa em pista, quando perdeu o controlo do Mercedes W13 e embateu nas proteções do circuito austríaco na curva 7.
O piloto saiu pelos seus próprios meios do monolugar, numa altura em que os Mercedes até mostravam um andamento bom nas duas fases anteriores da qualificação. Adivinha-se muitas horas de trabalho para os mecânicos da Mercedes durante a noite.
Na Q3, antes do acidente de Hamilton, Max Verstappen (Red Bull RB18) estava na frente, 0.091s à frente de Charles Leclerc (Ferrari F1-75), que por sua vez tinha o seu colega Carlos Sainz (Ferrari F1-75) a 0.208s da frente.
Seguia-se Sergio Perez (Red Bull RB18) a 0.312s, George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), a 0.360s,
Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), a 0.687s, com o top 10 a ficar ordenado com Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) 1.332, Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) e Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari).
Pouco depois do recomeço da sessão, foi a vez de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) se despistar, o que causou bandeira vermelha. Faltavam 2m31.s para o final da sessão, que foram muito intensos, já que os dois Ferrari foram para a frente e Max Verstappen bateu-os pouco depois.
O neerlandês baixou o seu melhor registo e desalojou dois Ferrari, Charles Leclerc (Ferrari F1-75) chegou a estar na pole, ma perdeu para Verstappen, foi segundo na frente de Carlos Sainz (Ferrari F1-75) que também melhorou, mas não chegou. Sergio Perez (Red Bull RB18) foi quarto na frente de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) , que já não fez a sua derradeira tentativa pois despistou-se, seguindo-se Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) que caiu para 10º depois do seu acidente na fase inicial da Q3.
Tendo em conta as repetições da passagem de Max Verstappen na zona antes da última curva, fica a dúvida se o piloto da Red Bull está a ser investigado por possível passagem com as quatro rodas para lá da linha branca. Aparentemente não, pelo menos até este momento não há sinais disso…