GP Austrália Fórmula 1: Tudo o que há para saber

Por a 22 Março 2018 10:16

Albert Park, em Melbourne, marca a partir da próxima madrugada o início do Mundial de Fórmula 1 de 2018, o primeiro de 21 Grandes Prémios que compõem esta temporada.

Depois de nos oito dias de testes de pré-época- sete para ser mais preciso – se ter visto muita ‘areia para os olhos’, é a partir da próxima madrugada que os trunfos se vão jogar. As equipas levaram para Melbourne todos os mais recentes updates aos carros, e por tudo isso a ‘ordem’ não é para já clara.

Nem o será no final da primeira ou segunda sessões de treinos livres, na terceira já será mais fidedigna, essa ‘ordem’, pois as equipas já acertaram os seus carros e todos rodarão nessa altura o mais perto possível da ‘verdade’. Por fim, na qualificação é que se vai saber quem é rápido, ou não. Depois, a corrida de domingo de Albert Park vai explicar um pouco mais, se bem que nem depois disso haverá certezas, porque Melbourne é diferente de tudo o resto. Mas já haverá uma ideia bem formada…

A Mercedes tem sido a força dominante desde 2014, quando começou a era turbo híbrida, e desde aí tem vencido todos os títulos, quatro ‘mais’ quatro, pilotos e construtores, algo que na história da F1 só a McLaren, Ferrari e Red Bull conseguiram. Se repetirem o feito, passam a ser apenas dois, pois só a Ferrari conseguiu cinco títulos seguidos.

Como estão as equipas

Lewis Hamilton é considerado o principal favorito em Melbourne e há boas razões para isso. Na suas 11 tentativas, fez a pole 6 vezes. A Mercedes fez quatro poles seguidas em Melbourne, e venceu três das últimas quatro corridas. Mas foi a Ferrari, por intermédio de Sebastian Vettel que venceu o ano passado…

Quanto à Red Bull, nem Max Verstappen ou Daniel Ricciardo terminaram no pódio em Melbourne, sendo 5º e 4º os seus melhores resultados.

Para lá das ‘três grandes’ nenhuma outra equipa tem condições para vencer, exceção feita a uma corrida caótica e cheia de incidentes. O que também não seria demasiado estranho em Melbourne…

Falando um pouco, sucintamente de cada equipa, aqui fica a nossa previsão:

Mercedes: O mais provável é vencerem os dois títulos novamente, mas se o conseguem com maior ou menor dificuldade, como o ano passado, depende da Ferrari. Para já, é a ‘mesma’ Mercedes de sempre, a olhar para trás. Mas na ‘maratona’, porque nos 100 metros a história pode ser diferente…

Ferrari: Se a Scuderia aprendeu com o que se passou o ano passado, e se estiver numa forma semelhante, é bem provável que leve a luta até mais tarde. Mas ser campeão é outra ‘música’…

Provavelmente, não vai andar longe da Mercedes, em termos de velocidade já se percebeu que não estará pior que os Flechas de Prata, resta saber em corrida…

Red Bull: O ano passado a Red Bull chegou tarde à ‘festa’, entrou mal no campeonato, e só mais para a frente começou a fazer ‘jogo mais igual’ com a Mercedes e com a Ferrari, mas este ano se não se atrasar de início, pode dar já as mesmas lutas, que deu o ano passado no último terço do Mundial. Provavelmente vai ‘morder mais os calcanhares’ à Ferrari já em Melbourne. Ou os da Mercedes…

Force India: A Force India tem aproveitado bem o adormecimento de estruturas como a Williams, por exemplo (a McLaren do ano passado não podia mesmo, com a Honda ‘atrás), mas este ano, mesmo tirando deste filme a Williams, que parece marcar passo, deverão ser a Renault e a McLaren a disputarem o quarto lugar. Se a Force India o conseguir novamente, será um ‘milagre’ ainda maior que nos dois últimos anos…

Williams: A grande questão da Williams será perceber se o novo carro, consegue colmatar a inexperiência dos seus dois pilotos. Com Valteri Bottas colocaríamos a Williams na luta pelo quarto lugar, com Lance Stroll e Sergey Sirotkin, isso será quase impossível, mas têm a palavra os jovens pilotos…

Uma equipa como a Williams ter na sua dupla um piloto com um ano de F1 e um rookie é meio caminho para um ano muito abaixo do que se espera ‘duma’ Williams…

Renault: O tempo necessário para dar a volta ao facto de terem regressado novamente como estrutura oficial apenas em 2016, já terminou e por isso este ano, com uma boa dupla de pilotos, e com um carro que cresce a olhos vistos, a equipa está ‘obrigada’ a lutar pelo quarto lugar dos Construtores. A luta com a Force India e McLaren será fantástica, mas a Renault precisa de melhor a fiabilidade do seu motor. andar já a falar em ‘penalizações’ estratégicas soa bem mal…

Toro-Rosso: Apesar do que se viu nos testes, será agora em Melbourne que a Honda vai ter que abrir a ‘goela’ ao seu motor, e quando isso acontecer, vamos ver se a fiabilidade que mostraram em Barcelona será a mesma. Se for, então a Toro Rosso acertou na mouche e se à fiabilidade, a Honda conseguir mais performance no seu motor, quem se vai ficar a rir é gente em… Milton Keynes.

Haas F1: A equipa norte-americana somou bem mais pontos no seu segundo ano de F1, mas manteve a mesma posição, o oitavo lugar. Este ano, pelo que mostrou nos testes de Barcelona, em que foi a maior surpresa daqueles oito dias, os sinais são bons, mas testes são testes e agora é que vai ser a valer.

Seria no mínimo irónico que fizesse a sua melhor época de sempre em termos de performance, e não conseguisse melhorar a classificação. Dificilmente fará melhor que a McLaren, mas pode fazer melhor que a Toro Rosso. E fica novamente em oitavo…

McLaren: Da McLaren todos esperam que lute este ano pelo quarto lugar com a Renault e Force India, mas tendo em conta o que se viu em Barcelona, com a fraca fiabilidade, há que perceber o que se vai passar nas primeiras corridas. Se o chassis for tão bom como o do ano passado, o motor é de certeza, resta saber se ‘encaixam’ bem…

Alfa Romeo Sauber: O melhor que aconteceu à Sauber é a nova ligação à Alfa Romeo, pois significa que vai ter bem melhor material do que teve nos últimos anos, mas se isso vai ser suficiente para subir na tabela isso já é outra história, pois pelo que se viu até aqui, nada disso vai acontecer. Charles Leclerc é um caso a seguir, mas é apenas para já um rookie…

Veja os horários.

Treino Livre 1 01h00

Treino Livre 2 05h00

Treino Livre 3 03h00

Qualificação 06h00

Corrida 06h10

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kiotto_9
kiotto_9
6 anos atrás

A corrida é às 6h10.
E realçar que a hora muda de sábado para domingo

danilo
danilo
Reply to  kiotto_9
6 anos atrás

Aqui no Brasil os horários continuaram bem ruins

no-team
6 anos atrás

Há uma forte possibilidade de chuva na qualificação, o que pode ser interessante ao misturar o pelotão. Temos tudo para começar a época com uma grande corrida, como é habitual em Melbourne.

danilo
danilo
Reply to  no-team
6 anos atrás

A corrida ficaria mais interessante =D

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  no-team
6 anos atrás

Penso que para a corrida tambem ha previsao de chuva

danilo
danilo
6 anos atrás

Quem quiser aqui acompanhar a voltinha virtual por dentro do capacete e com o Halo….
https://www.youtube.com/watch?v=1-1INVwFgck =D

danilo
danilo
6 anos atrás

Acho que a esperança da Sauber tem dois nomes: Lance Stroll e Sergey Sirotkin

can-am
can-am
6 anos atrás

O grande problema da F1 vai de facto ser o halo.Torna os carros intragáveis por mais boa vontade que haja.E por muito bem embrulhada que mais uma vez a F1 seja,vai perder interesse.
Foi a medida mais “mortal” que já alguma vez a FIA tomou e pode mesmo ter morto a galinha, pois foi ao aspecto basico que é a silhueta dos monolugares.
Lamentável para ficar apenas por aqui.

Pity
Pity
Reply to  can-am
6 anos atrás

Se houver emoção na corrida, rapidamente o aspecto dos carros vai ser esquecido.

can-am
can-am
Reply to  Pity
6 anos atrás

É verdade num certo ponto de vista, mas o automobilismo, particularmente a F1 tem muitos públicos: há quem goste de seguir as corridas claro, mas tanbém há quem goste das imagens dos carros em fotos,miniaturas, marchandising, há os que se interessam pelo aspecto tecnológico, por observar apenas os aspectos técnicos dos carros estáticos, etc. Logicamente que para quem se interessa por lutas na pista os carros até podiam ter forma de tijolo que para eles isso era igual. Mas para os que têm outros interesses, logicamente que o halo mata muito. Fica mal num wallpaper ou uma miniatura dum carro… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  can-am
6 anos atrás

Fez-se entender, sim senhor. Eu também não gosto do halo, acho que ninguém gosta e espero que rapidamente seja substituído, mas pertenço ao grupo dos que prefere uma boa luta com halo, do que uma procissão sem o dito cujo.
Aproveito para postar aqui um link que acho interessante, e que gostaria de ter visto algo semelhante aqui no Autosport (ainda estão a tempo):
https://globoesporte.globo.com/blogs/voando-baixo/post/2018/03/22/tudo-novo-uma-primeira-olhada-na-transmissao-de-tv-da-formula-1-em-2018.ghtml

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