GP Austrália F1, TL2: Duas vezes Lewis Hamilton
A Mercedes chegou a Melbourne com o rótulo de favorita, ainda que existissem algumas dúvidas face à sua rapidez, mas nas duas sessões de treinos livres os Flechas de Prata mostraram que são de novo a equipa a abater, com Lewis Hamilton a liderar a equipa no topo da tabela de tempos em ambas as sessões. A Red Bull e a Ferrari não andaram longe, num dia em que a ordem do pelotão já se começou a formar…
Depois de ter sido o mais rápido na primeira sessão, Lewis Hamilton e a Mercedes voltaram a ser os mais rápidos em pista. Desta feita não fizeram uma dobradinha como na primeira sessão, pois Max Verstappen colocou o seu Red Bull no segundo lugar.
Sebastian Vettel foi quem ficou mais longe, a cerca de meio segundo, na quinta posição, mas os quatro primeiros couberam em apenas 0.283s, sendo que depois de Lewis Hamilton ficaram colocados Max Verstappen, Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen.
A sessão não teve incidentes, exceção feita a uma pequena paragem devido a uma bandeira vermelha.
Depois de na primeira sessão as três ‘grandes’ terem colocado os seus seis pilotos nas seis primeiras posições, na segunda houve uma honrosa exceção, a Haas F1, com Romain Grosjean em sexto na frente de Daniel Ricciardo, o que vem provar que o que o Haas fez nos testes está a confirmar agora nestes treinos livres, já que na primeira sessão o francês já tinha sido sétimo, e desta feita teve ainda a companhia, por perto, de Kevin Magnussen, que foi nono.
Com a Haas F1 a cotar-se como a melhor equipa do segundo pelotão, a McLaren também deu boa conta de si, apagando um pouco a má imagem dos testes, já que Fernando Alonso foi oitavo na primeira sessão, posição que repetiu na segunda, sendo que, curiosamente, Stoffel Vandoorne também fez o mesmo, ao ser duas vezes décimo.
Já a Renault, colocou os seus carros mais ou menos nas mesmas posições em ambas as sessões, sempre com Carlos Sainz a bater Nico Hulkenberg, sendo que na segunda fizeram 11º e 13º, quando na primeira tinham feito 9º e 13º.
A Force India parece dar sinais de estar a perder a corrida do quarto lugar – embora seja muito cedo para tirar conclusões dessas – já que o melhor que os seus pilotos conseguiram nas duas sessões foi um 12º lugar de Sergio Pérez nesta segunda sessão, com os dois pilotos a alternarem-se como o melhor da equipa. Na primeira sessão, Esteban Ocon foi 14º e Pérez 16º, e nesta o mexicano foi 12º e o francês 15º.
Na Toro Rosso e depois de Pierre Gasly ter surpreendido com um 11º lugar na primeira sessão, enquanto Brendon Hartley ficou em 18º, na segunda os carros azuis foram apenas 16º e 17º desta feita com o neozelandês na frente.
Na Williams, já se percebeu que o ano vai ser difícil, pois Lance Stroll foi 14º e Sergey Sirotkin terminou a sessão na 18ª posição, com a equipa a piorar face ao TL1, quando o russo foi 12º e o canadiano 15º.
A Sauber ficou em ambas as sessões na cauda da tabela, com Marcus Ericsson a bater nas duas vezes o jovem rookie francês Charles Leclerc.
Tempos das duas sessões
2ª Sessão | |||||
Pos | Nº | Piloto | Equipa | Tempo/Dif | Voltas |
1 | 44 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 1:23.931 | 35 |
2 | 33 | Max Verstappen | RED BULL TAG HEUER | +0.127s | 34 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +0.228s | 34 |
4 | 7 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +0.283s | 39 |
5 | 5 | Sebastian Vettel | FERRARI | +0.520s | 38 |
6 | 8 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +0.717s | 34 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | RED BULL TAG HEUER | +0.790s | 28 |
8 | 14 | Fernando Alonso | MCLAREN RENAULT | +1.269s | 28 |
9 | 20 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +1.315s | 30 |
10 | 2 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN RENAULT | +1.354s | 34 |
11 | 55 | Carlos Sainz | RENAULT | +1.459s | 35 |
12 | 11 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +1.482s | 30 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | RENAULT | +1.532s | 35 |
14 | 18 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +1.612s | 32 |
15 | 31 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +1.957s | 33 |
16 | 28 | Brendon Hartley | SCUDERIA TORO ROSSO HONDA | +1.994s | 41 |
17 | 10 | Pierre Gasly | SCUDERIA TORO ROSSO HONDA | +2.014s | 39 |
18 | 35 | Sergey Sirotkin | WILLIAMS MERCEDES | +2.043s | 37 |
19 | 9 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +2.883s | 31 |
20 | 16 | Charles Leclerc | SAUBER FERRARI | +2.884s | 35 |
1ª sessão | |||||
1 | 44 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 1:24.026 | 27 |
2 | 77 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +0.551s | 29 |
3 | 33 | Max Verstappen | RED BULL TAG HEUER | +0.745s | 26 |
4 | 7 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +0.849s | 23 |
5 | 5 | Sebastian Vettel | FERRARI | +0.969s | 22 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | RED BULL TAG HEUER | +1.037s | 25 |
7 | 8 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +1.704s | 24 |
8 | 14 | Fernando Alonso | MCLAREN RENAULT | +1.870s | 16 |
9 | 55 | Carlos Sainz | RENAULT | +1.896s | 23 |
10 | 2 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN RENAULT | +2.456s | 15 |
11 | 10 | Pierre Gasly | SCUDERIA TORO ROSSO HONDA | +2.468s | 25 |
12 | 35 | Sergey Sirotkin | WILLIAMS MERCEDES | +2.510s | 25 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | RENAULT | +2.557s | 25 |
14 | 31 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +2.579s | 30 |
15 | 18 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +2.610s | 30 |
16 | 11 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +2.741s | 26 |
17 | 20 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +3.009s | 13 |
18 | 28 | Brendon Hartley | SCUDERIA TORO ROSSO HONDA | +3.719s | 16 |
19 | 9 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +3.938s | 28 |
20 | 16 | Charles Leclerc | SAUBER FERRARI | +4.827s | 28 |
Ultrasoft @pirellisport tyres ✅
Limits pushed 🆙
Faster lap times ⏱
All the best bits from FP2 in Melbourne as the drivers cranked things up a notch #AusGP #F1isBack pic.twitter.com/7YdqU5OCPu
— Formula 1 (@F1) March 23, 2018
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Só espero que a diferença lá na frente não se altere devido ao novo “party mode” da Mercedes para a qualificação. Julgava que o segundo pelotão pudesse estar mais próximo do trio da frente, mas infelizmente não parece ser o caso. Está dado o pontapé de saída, com a Mercedes a justificar o seu favoritismo.
Mais arroz.
Hehe, vamos esperar que já seja o arroz doce da sobremesa. Já temos saudades de batatas.
Neste momento 3 notas interessantes: 1) Excelente a Haas! 0.717 para o 1º lugar é óptimo. 2) A Mclaren. Voltou a mostrar ter ritmo e pacote para voar mais alto, apesar de me parecer ainda longe da Haas. Veremos na corrida. No entanto, a fiabilidade está ao nível de uma equipa amadora. 3) A Honda afinal está onde estava, ou seja, a fiabilidade demonstrada nos testes vem do corte de potência, á imagem do final da época passada. No entanto evoluíram numa coisa: na época passada cortavam a potência mas não tinham fiabilidade. Este ano cortaram a potência mas têm… Ler mais »
O meu palpite vai para o Max Verstappen.
Mais do mesmo… Tudo dentro do expectável, uma ligeira subida competitiva da Haas e McLaren, e descida da Williams (que creio ainda irá piorar…) e Toro Rosso. Mas são apenas treinos livres.
O grande fator esta época será a gestão de unidades motrizes e consequente fiabilidade, mas isso só com o desenrolar da competição.
Sinceramente espero estar muito errado, mas quer-me parecer que a Mercedes aumentou o GAP para os outros, em qualificação ninguém vai la chegar, falta saber em corrida, mas não estou a gostar nada do que vi, espero estar enganado.
Então mas afinal, onde anda a McLaren e onde anda a ToroRosso e a Honda?
Cumprimentos
Neste momento nas garagens
Ainda querem vender o pacote de F1 TV, com imagens onboard, em que não se vê a pista. A F1 está à beira de entrar em falência, a perder adeptos a cada ano que passa. Um halo para medrosos, já agora para o ano os carros passam a ser telecomandados, ou troca-se o piloto por AI.