GP Austrália F1: “Party Mode” para Vettel e a Ferrari

Por a 25 Março 2018 07:54

A conferência de imprensa a seguir a qualificação ficou marcada tensão que o assunto Party Mode provocou. Vettel disse que a Mercedes podia ter o Party Mode no sábado mas que eles iriam tentar fazer a festa no domingo. O alemão acertou na previsão. Vettel venceu o GP da Austrália, com Hamilton em segundo  e Raikkonen em terceiro.

Na largada, Hamilton conseguiu segurar os Ferrari e eram os Haas que davam nas vistas, com Magnussen logo atrás dos carros da Scuderia em quarto. Seguia-se Verstappen, Grosjean, Hulkenberg e Ricciardo.

A primeira desistância do ano veio do lado da Williams, com Sirotkin a ficar sem travões na volta 6. Pouco depois era Ericsson a ficar nas boxes com o seu Alfa Romeo Sauber.

Verstappen começava a ficar impaciente e um erro na curva um originou um pião, que não teve consequências de maior, mas que o fez perder várias posições, complicando ainda mais a sua tarefa.

Os Haas  mostravam excelente andamento e Bottas por seu lado não conseguia sair do fundo da tabela.

Na volta 16 nova desistência, com Gasly a ver o motor do seu Toro Rosso fazer uma nuvem de fumo que Alonso viu várias vezes no passado. O francês foi obrigado a desistir. Raikkonen foi o primeiro a parar nas boxes e Hamilton seguiu-lhe logo o exemplo. Vettel não conseguia colocar o andamento necessário para ficar na frente de ambos nessa fase mas ficou na liderança da prova ainda assim, adiando a sua entrada nas boxes.

Seguiram-se as cenas que marcaram este GP. Ambos os Haas foram as boxes e ambos saíram de lá a “coxear”, acabando por desistir. Magnussen foi o primeiro e o seu carro ficou em boa posição para ser retirado e Grosjean ficou apeado pouco depois da saída das boxes, obrigando a corrida a ficar em Virtual Safety Car. Foi nessa altura que Vettel foi às boxes e, ou por erro da Mercedes ou de Hamilton, o alemão conseguiu  ficar na frente da prova.  O Safety Car entrou em pista e quando regressaram as condições para o recomeço, Vettel segurou Hamilton enquanto Verstappen apertava Hulkenberg.

Bottas subiu mais algumas posições e Alonso estava agora em quinto, atrás de Ricciardo, que tentava chegar-se a Raikkonen e à frente de Verstappen que queria o lugar do espanhol.

Na frente Hamilton perdeu a paciência e atacou Vettel a 10 voltas do fim mas um erro numa curva levou-o a perder mais de 1 segundo o que hipotecou as hipóteses de vitória. Vettel segurou o primeiro lugar e as posições mantiveram-se inalteradas até ao final. Vettel venceu numa jogada estratégica feliz da Ferrari, Hamilton ficou em segundo com um erro de cálculo e Raikkonen aguentou um Ricciardo muito pressionante que não conseguiu chegar-se o suficiente ao finlandês.

 

Destaques para os Haas que até a paragem estavam a fazer uma corrida excelente, mas deitaram tudo a perder nas boxes. Verstappen teve uma corrida algo negativa, com vários erros que custaram caro. McLaren mostrou um nível muito positivo e a Renault ficou um pouco aquém do que se esperava. Bottas não conseguiu uma recuperação heróica mas subir de 15º para 8º foi o possível, numa pista que não favorece ultrapassagens. Force India ficou perto dos pontos mas Perez não conseguiu chegar a um nauseado Sainz que acabou a prova em dificuldades. A Toro Rosso confirmou que não está ainda perto de tentar desafiar as equipas que lutam para chegar ao top 5. Leclerc teve uma primeira corrida digna de destaque ficando à frente de Stroll no final. A Williams está mesmo mal nesta fase e tem muito para melhorar.

 

Vettel teve uma primeira parte de corrida longe do ritmo de Hamilton mas teve a sorte do seu lado quando o VSC surgiu em pista. Depois de estar na frente fez aquilo que melhor sabe… liderar sem cometer erros. Hamilton esteve forte mas quando passou para segundo acusou a pressão, sabendo bem que ia perder no jogo psicológico.  Raikkonen parecia que estava em dia sim mas depois das paragens passou para uma posição secundária e de lá não saiu mais. Ricciardo fez uma boa corrida e mostrou vontade de chegar ao pódio mas a penalização talvez lhe tenha tirado um pódio. A McLaren fez o que prometeu… aproveitar os erros dos outros. Alonso foi muito constante e foi subindo posições até ao quinto posto. Quando chegou a hora de defender… Verstappen não teve argumentos.

 

Foi uma primeira corrida muito boa de seguir e com um resultado inesperado.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
35 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
V8_scars
V8_scars
6 anos atrás

Começo normal do campeonato com a Ferrari a ganhar, tal como o ano passado, numa pista que lhes assenta bem e que não representa bem o resto do mundial – nos últimos anos pelo menos. A vitoria sorriu pata a Ferrari e pata Vettel, aproveitando bem o adormecimento da Mercedes com Hamilton a mostrar-se surpreendido com o sucedido, assim como muitos de nós. Hamilton tentou tudo ao seu alcance mas com apenas 3 motores para utilizar teve mesmo de levantar o pé no final. Max uns furos abaixo do expectável, talvez a acusar a pressão de ser ele o líder… Ler mais »

mj23
mj23
6 anos atrás

Boas, gostaria de saber quem controla as velocidades a quando do virtual safety car, pois não se compreende o hamilton perder cerca de 5s a quando do mesmo. Depois tb n secompreende a demora para tirar um carro da pista.Passado 3 voltas é q resolvem por safety car em pista? N sera estranho so entrar depois da troca de pneus do vettel.Para mim foi mais uma vitoria do Sr. Chalie.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  mj23
6 anos atrás

Foi uma vitória dos batoteiros ferraristas. Buaaaaaaaaaaa, buaaaaaaaaa a Mercedes perdeu, nunca mais vejo F1!

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Guarde o chorinho para o fim do campeonato, vai ter muitas razões para isso.

no-team
6 anos atrás

Assim se vencem os campeonatos, sendo mais regular, cometendo menos erros que os adversários, foi precisamente isso que fez o Vettel. Para que a Ferrari festejasse hoje, duas equipas tiveram de falhar. Em primeiro lugar a Haas, possivelmente deitou fora o melhor resultado de conjunto esta época, oportunidades destas não vão surgir muitas vezes ao longo do ano, até porque a tendência é para cair na tabela e não o contrário. Também a Mercedes deve estar a pensar como perderam a corrida de hoje, não acho que tenha sido azar, pereceu-me mais excesso de confiança, uma arrogância que lhes saiu… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
6 anos atrás

Este circuito para ultrapassar é uma dor de cabeça, 3 zonas de DRS em que o carro perseguidor entra na 1ª zona a 0,9 s do carro da frente e no fim da 3ª zona está a 0,3s, não chega!! Viu-se que os carros, atrás, seguiam fora da trajetória dos da frente mesmo com DRS aberto sem usarem o efeito de aspiração, pois parece que o ar turbulento lhes retira downforce. A sorte grande a sair ao Vettel que em condições normais iria ser 3º, mas lá está, a sorte faz parte da corrida, que o digam os Haas… Parece-me… Ler mais »

an19071747
an19071747
6 anos atrás

Apesar da Ferrari ter ganho nota-se que a Mercedes esta a frente em corrida, mesmo a poupar combustível são mais rápidos. Isto a continuar assim vai ser um passeio ou então vão tendo alguns azares pelo caminho e as coisas ficam mais reunidas.

zanas
zanas
6 anos atrás

Honda em grande…. Continuam a deixar uma imagem decadente no desporto automóvel, depois de anos dourados!

mariojscosta
mariojscosta
6 anos atrás

Duvido ao que se passou ontem por momentos veio a minha memoria o que se passou no GP de Singapura de 2008

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado