GP Austrália F1: “Party Mode” para Vettel e a Ferrari

Por a 25 Março 2018 07:54

A conferência de imprensa a seguir a qualificação ficou marcada tensão que o assunto Party Mode provocou. Vettel disse que a Mercedes podia ter o Party Mode no sábado mas que eles iriam tentar fazer a festa no domingo. O alemão acertou na previsão. Vettel venceu o GP da Austrália, com Hamilton em segundo  e Raikkonen em terceiro.

Na largada, Hamilton conseguiu segurar os Ferrari e eram os Haas que davam nas vistas, com Magnussen logo atrás dos carros da Scuderia em quarto. Seguia-se Verstappen, Grosjean, Hulkenberg e Ricciardo.

A primeira desistância do ano veio do lado da Williams, com Sirotkin a ficar sem travões na volta 6. Pouco depois era Ericsson a ficar nas boxes com o seu Alfa Romeo Sauber.

Verstappen começava a ficar impaciente e um erro na curva um originou um pião, que não teve consequências de maior, mas que o fez perder várias posições, complicando ainda mais a sua tarefa.

Os Haas  mostravam excelente andamento e Bottas por seu lado não conseguia sair do fundo da tabela.

Na volta 16 nova desistência, com Gasly a ver o motor do seu Toro Rosso fazer uma nuvem de fumo que Alonso viu várias vezes no passado. O francês foi obrigado a desistir. Raikkonen foi o primeiro a parar nas boxes e Hamilton seguiu-lhe logo o exemplo. Vettel não conseguia colocar o andamento necessário para ficar na frente de ambos nessa fase mas ficou na liderança da prova ainda assim, adiando a sua entrada nas boxes.

Seguiram-se as cenas que marcaram este GP. Ambos os Haas foram as boxes e ambos saíram de lá a “coxear”, acabando por desistir. Magnussen foi o primeiro e o seu carro ficou em boa posição para ser retirado e Grosjean ficou apeado pouco depois da saída das boxes, obrigando a corrida a ficar em Virtual Safety Car. Foi nessa altura que Vettel foi às boxes e, ou por erro da Mercedes ou de Hamilton, o alemão conseguiu  ficar na frente da prova.  O Safety Car entrou em pista e quando regressaram as condições para o recomeço, Vettel segurou Hamilton enquanto Verstappen apertava Hulkenberg.

Bottas subiu mais algumas posições e Alonso estava agora em quinto, atrás de Ricciardo, que tentava chegar-se a Raikkonen e à frente de Verstappen que queria o lugar do espanhol.

Na frente Hamilton perdeu a paciência e atacou Vettel a 10 voltas do fim mas um erro numa curva levou-o a perder mais de 1 segundo o que hipotecou as hipóteses de vitória. Vettel segurou o primeiro lugar e as posições mantiveram-se inalteradas até ao final. Vettel venceu numa jogada estratégica feliz da Ferrari, Hamilton ficou em segundo com um erro de cálculo e Raikkonen aguentou um Ricciardo muito pressionante que não conseguiu chegar-se o suficiente ao finlandês.

 

Destaques para os Haas que até a paragem estavam a fazer uma corrida excelente, mas deitaram tudo a perder nas boxes. Verstappen teve uma corrida algo negativa, com vários erros que custaram caro. McLaren mostrou um nível muito positivo e a Renault ficou um pouco aquém do que se esperava. Bottas não conseguiu uma recuperação heróica mas subir de 15º para 8º foi o possível, numa pista que não favorece ultrapassagens. Force India ficou perto dos pontos mas Perez não conseguiu chegar a um nauseado Sainz que acabou a prova em dificuldades. A Toro Rosso confirmou que não está ainda perto de tentar desafiar as equipas que lutam para chegar ao top 5. Leclerc teve uma primeira corrida digna de destaque ficando à frente de Stroll no final. A Williams está mesmo mal nesta fase e tem muito para melhorar.

 

Vettel teve uma primeira parte de corrida longe do ritmo de Hamilton mas teve a sorte do seu lado quando o VSC surgiu em pista. Depois de estar na frente fez aquilo que melhor sabe… liderar sem cometer erros. Hamilton esteve forte mas quando passou para segundo acusou a pressão, sabendo bem que ia perder no jogo psicológico.  Raikkonen parecia que estava em dia sim mas depois das paragens passou para uma posição secundária e de lá não saiu mais. Ricciardo fez uma boa corrida e mostrou vontade de chegar ao pódio mas a penalização talvez lhe tenha tirado um pódio. A McLaren fez o que prometeu… aproveitar os erros dos outros. Alonso foi muito constante e foi subindo posições até ao quinto posto. Quando chegou a hora de defender… Verstappen não teve argumentos.

 

Foi uma primeira corrida muito boa de seguir e com um resultado inesperado.

 

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sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

A Ferrari devia ser banida do desporto automóvel, só por uma questão de transparência.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Não me diga que queria que os carros da Ferrari fossem transparentes. Não deviam ficar nada bonitos 🙂 🙂

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Os fanboys do idolozinho Lewis deviam ser banidos de ver F1, porque com tanta choradeira ainda vão causar tsunamis!

can-am
can-am
6 anos atrás

A Haas é a equipa B da Ferrari e hoje “fez um bom trabalho” para isso.

RogerM
RogerM
Reply to  can-am
6 anos atrás

Então e onde anda o can-am que ultimamente tentava ser isento nos comentários? Bem me parecia que iria ser só enquanto o Hamilton vencesse. Agora voltam as teorias de conspiração como nos tempos do Rosberg. O Toto admitiu que o software não informou o Hamilton do “gap” do Vettel quando foi às boxes…já podes aplicar a tua teoria da conspiração que a Mercedes ajuda o Vettel por ser alemão.

can-am
can-am
Reply to  RogerM
6 anos atrás

É a Haas que controla os motores que leva ou é a Ferrari ?
A maneira como os Haas andaram, como nunca andaram na vida, a maneira como “rebentaram” um a seguir ao outro, num momento no preciso momento em que a Ferrari maus precisava ?
Coincidência !
Para mim é uma vitoria muito bem cozinhada à italiana.
Para ganhar é preciso ser criativo!
Mas pode-se sempre assobiar para o lado e dizer que está um lindo dia!

RogerM
RogerM
Reply to  can-am
6 anos atrás

Tente raciocinar um pouco…qual…mas qual seria a vantagem de a Haas sabotar os próprios carros levando ao abandono dos mesmos, para beneficio da fornecedora de motores? Quanto muito faziam como a Toro Rosso faz com a Red Bull, ao facilitarem-lhes as ultrapassagens.

Phil1971
Phil1971
Reply to  can-am
6 anos atrás

Desculpem entrar na discussão, e por norma nem faço comentários, mas isto de muitos verem conspiração em tudo faz-me alguma confusão. É coisa de mentalidades pequenas, tipicamente de um povo que critica tudo e todos os que sejam contra as suas ideias e que não consegue ter uma visão isenta. E para que não venham já dai um chorrilho de insulto fique já claro que nem sou adepto da Ferrari.

RogerM
RogerM
6 anos atrás

Um corrida surpreendente, para quem estava à espera de uma vitória confortável da Mercedes. Falam tanto em conspirações com a Haas mas esquecem-se que o Toto admitiu que houve um erro de software que não avisou o Hamilton que o “gap” para o Vettel era curto. Pois em condições normais com o Hamilton a controlar o ritmo do Vettel, dificilmente este o passaria. Em ritmo de corrida parece haver algum equilíbrio na frente, com a Mercedes a sofrer mais com o “dirty air”, que o diga o Bottas. A Haas demonstrou um bom ritmo, com o Alonso a beneficiar da… Ler mais »

opassac
opassac
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Já li várias vezes sobre o erro cometido pelo software da Mercedes, mas há algo que não compreendo e se alguém me puder esclarecer agradecia. Os pilotos quando em VSC não têm de cumprir obrigatoriamente um tempo delta mínimo? Ou seja, independentemente do que o software indique, e desde que Hamilton não fizesse burrada e não tenha andado abaixo do ritmo permitido em VSC (que acredito não tenha feito), o Vettel não terá ganho apenas e só porque foi bafejado pela sorte e fez a mudança de pneus durante o VSC, sendo uma mudança menos penalizadora (no sentido em que… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  opassac
6 anos atrás

A Mercedes estava a cobrir a estratégia da Ferrari para o Kimi, e não avaliaram o “gap” para o Vettel ir às boxes, antes mesmo do próprio “Virtual safety car”. Pois sem o tal “erro” de avaliação, o Hamilton teria feito algumas “hot laps” em modo “hammmertime”, e teria mantido a vantagem em pista, caso o Vettel fosse às boxes, mesmo com um “Virtual safety car”.

opassac
opassac
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Amigo RogerM, percebo parcialmente a sua explicação, mesmo assim não entendo tanto burburinho com o suposto erro do software (que pelo que percebi do que li, é assumido pelo Totto Wolf). Se não me engano, antes do VSC a diferença do Vettel para o Hamilton era 12s ou 13s, mais coisa menos coisa, e com tendência a diminuir. Uma diferença que nunca daria para o Vettel sair na frente, quando tivesse de fazer a sua paragem, em condições normais. Mais uma vez, quando a mim, não há erro de parte a parte, apenas uma grande sorte na jogada da Ferrari… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  opassac
6 anos atrás

Supostamente a Mercedes não supôs que o Vettel poderia ganhar tempo no percurso de acesso às boxes, a qual supostamente, não estariam abrangidas pelo VSC.

RogerM
RogerM
6 anos atrás

Quanto ao facto de Haas ter deixado os pneus desapertados de propósito, dúvido. Então se o “Virtual safety car” é igual para todos, como poderia ser garantia de beneficio da Ferrari? Depois, uma equipa como a Haas que investe milhões em desenvolvimento, com um grande resultado pela frente, iriam logo hipotecar para beneficio moral da fornecedora de motores? Com tanta pressão mediática de controlo de sabotagem de resultados. Já começa a lembrar os tempos do Rosberg que viam conspirações por todo o lado. Mas esse ainda dava luta ao Hamilton…até agora ainda não vi o Bottas numa luta de posição… Ler mais »

so23101706
so23101706
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Se não viu o Bottas numa luta de posição com o Hamilton é porque não viu o GP de Abu Dhabi do ano passado.
Quanto aos que dizem que a Haas deixou as rodas desapertadas de propósito, como não sou psiquiatra clínico não me posso pronunciar sobre o estado de saúde mental deles.

RogerM
RogerM
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Luta de posição no GP de Abu Dhabi? Quando o campeonato já estava entregue? Estava a falar ao longo da temporada.

Pity
Pity
6 anos atrás

Embora as ultrapassagens tenham sido escassas, só me lembro de Ricciardo e Bottas a terem sucesso, assistimos a algumas lutas interessantes. A culpa da vitória de Vettel, foi da Haas, mas não venham com teorias disparatadas, as corridas são mesmo assim. São estas circunstâncias imprevisíveis que apimentam as corridas. Parafraseando alguém que durante muitos anos escreveu neste jornal sobre F1, “grande táctica da Ferrari”, que manteve Vettel em pista umas boas voltas a mais do que os seus adversários directos, falta saber se, sem o safety car, a táctica resultaria. Ricciardo a fazer uma excelente corrida, em contraste com o… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
6 anos atrás

O Alonso foi um dos mais beneficiados com os abandonos da Haas. A Mclaren parece ainda estar um pouco longe da Haas, talvez rivalizando em performance com a Renault. Mas o ponto positivo tem haver com a fiabilidade. Assim poderão se concentrar em extrair mais rendimento aerodinâmico do carro. A Honda infelizmente parece ainda sofrer com a falta de fiabilidade da sua UM…o Alonso deve ter sentido um calafrio seguido de um suspiro de alivio, quando surgiu a coluna de fumo do Torro Rosso.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Concordo, mas acrescento que a McLaren estará para a Haas, como a Renault para a Ferrari, ou seja, a Renault ainda é o 3º motor.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
6 anos atrás

Os resultados de hoje ainda são bastante ilusórios tanto para a Ferrari como para a Mclaren. A primeira beneficiou de eventos de corrida, pois dificilmente em ritmo de corrida conseguiriam bater a Mercedes. Já no caso do resultado alcançado pelo Alonso, caso a Haas tivesse terminado a corrida, o resultado não seria tão expressivo. Mas corridas são assim, imprevisíveis.

zedasrodas
6 anos atrás

O primeiro milho é dos pardais.
O brinde e a fava saí sempre aos mesmos.

jo22101626
jo22101626
6 anos atrás

A nível de interesse a corrida foi dentro do normal, com muita luta mas poucas ultrapassagens. Os destaques foram os erros da Haas e Mercedes. E se o da Mercedes ser minimamente aceitável o da Haas simplesmente não pode acontecer, uma equipa falhar duas vezes seguidas na mesma coisa, mas lá está também pode ter sido por erros tecnológicos. A partir daí muito dificilmente Hamilton conseguiria ultrapassar Vettel. Destaque negativo ainda para a transmissão televisiva que com Hamilton e Vettel separados por 0.5 s mostravam as outras lutas

so23101706
so23101706
6 anos atrás

Que boa notícia para começar o dia 🙂

JoseMoura
JoseMoura
6 anos atrás

A primeira corrida vale o que vale. Ferrari obrigado por mais uma alegria. Isto é tudo muito bonito até começar a gestão verdadeira de motores, e tal como estas voltas levando o carro ao limite do Hamilton e não só tem as suas consequências. Quanto aos haters da Ferrari, vocês tinham talento para apostar numa carreira de realizador, parabéns.

MurrayWalker
6 anos atrás

O brilhantismo da Ferrari (a sorte também se trabalha) e a sobranceria da Mercedes. A corrida foi muito bem ganha hoje pela Ferrari, mas começou a ser perdida ontem na qualificação pela Mercedes. E começou a ser perdida quando Valteri Bottas esbanja a possibilidade de colocar o seu Mercedes numa das duas primeiras filas da grelha. Como já por milhentas vezes foi referido, na Mercedes não existe primeiro e segundo piloto, mas o finlandês, diga-se com muito mérito próprio, já conseguiu chamar a si o estatuto incondicional de segundo piloto. No entanto alguém se esqueceu de o avisar que esse… Ler mais »

nrodrigo
nrodrigo
Reply to  MurrayWalker
6 anos atrás

Tive de recuperar a password e fazer login só para lhe dar os parabéns pela análise!

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