GP Austrália F1: Pole e recorde para Lewis Hamilton
Foi uma sessão de qualificação à imagem de muitas no passado recente. Hamilton voltou a encontrar tempo onde mais ninguém consegue e fez uma super-volta na primeira qualificação do ano.
Na Q1 vimos os principais candidatos aos últimos lugares confirmarem a “candidatura” com os Sauber, ainda longe do ideal, o Williams de Sirotkin e os Toro Rosso a ficarem de fora do resto da qualificação. A “surpresa” chegou da parte de Stroll que fez um bom tempo e conseguiu assim uma vaga para a Q2. Nesta fase Hamilton era o mais rápido, seguido de Raikkonen que parecia em melhor forma que Vettel. Os Red Bull também mostravam um andamento interessante mas sentia-se que na Q3, com os motores Mercedes e Ferrari no máximo não conseguiriam chegar ao top3.
Na Q2 foi a vez dos Force India dos McLaren e de Stroll ficarem de fora, enquanto os Renualt e os Haas passavam à Q3 como previsto pelo rendimento das equipas. Desta feita foi Vettel o mais rápido e o alemão mostrava que a Scuderia teria ainda uma palavra a dizer na Q3.
A Q3 começou da pior maneira para Bottas que saiu de pista e estragou o fim de semana. O carro ficou muito danificado tal como o ego do piloto que começa da pior forma o ano. Na Q3 Hamilton foi a estrela e fez um tempo espectacular na última volta lançada, não dando hipóteses à concorrência.
Destaques:
Hamilton: Mais uma grande volta e mais uma vez a mostrar porque é considerado o melhor em qualificação
Ferrari: estão na luta e mostraram que a distância para os Mercedes não é tão grande quanto se previa e em corrida podem ter uma palavra a dizer
Red Bull: vão jogar com uma estratégia alternativa amanhã e podem tentar o pódio. Verstappen parece mais em forma que Ricciardo.
Toro Rosso: esperava-se mais. Depois das prestações nos testes ficar de fora na Q1 é pouco. Afinal ainda não é tudo um mar de rosas e há ainda trabalho pela frente
Luta pelo meio da tabela: as previsões estavam certas e a Renault/Haas estão acima das restantes enquanto a McLaren está na luta com a Force India este fim de semana pelos lugares nos pontos.
Bottas: se queria convencer a Mercedes a renovar contrato, esta não foi a melhor forma de começar. Fica sob pressão desde a primeira corrida e não mostrou andamento para igualar Hamilton.
Tempos
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Foram os próprios tifosi a lançar esta campanha há uns minutos atrás,poderão esgotar o stock hoje mesmo
Mas que…? Já tinha reparado na sua demência e ódio pela scuderia…mas desta vez já bate limites. Ainda o campeonato mal começou.
Auto-ironia dos tifosi,são os próprios que colocam isto ( como eu expressamente escrevi)sempre que as coisas não correm bem, para se divertirem um bocado, o estranho é você não o saber ou enxergar.
Ódio pela scuderia?!
Notas mais importantes nesta 1ª qualificação:
A Ferrari tem andamento para a Mercedes mas o piloto fez a diferença. Super volta de Hamilton.
Raikkonen bate Vettel…ui, ui…
O carro-réplica da Haas vai ao Q3 mas a seu tempo e com as evoluções a McLaren parece posicionar-se para ficar com esse lugar.
Alonso 1 – Vandoorne 0.
Onde anda a ToroRosso e a Honda?
Cumprimentos
Permita-me discordar, definitivamente não é o Hamilton a fazer a diferença aqui(ou apenas ele), é mais um vez um superMercedes (hipermotor!!!), tal como referi ontem, em classificação conseguiram aumentar o gap para os outros, que tristeza!!!!!!, claro que Hamilton faz a diferença, mas a diferença que fará um piloto serão na ordem das 3/4 décimas por volta, não mais. Infelizmente as minha previsões para classificação estão correctas, e ninguém chega perto deste mercedes, só espero que tamanha diferença, resida no uso de mapa motor super agressivo apenas passível de ser usado em classificação, porque se assim não for, não nos… Ler mais »
Desculpe mas é Hamilton sim que faz a maior diferença. Bottas provavelmente faria um tempo ao nível dos Ferrari que foi mais de meio segundo. E sim em race mode provavelmente as três equipas da frente estarão muito equiparadas
Lamento mas não concordo, Bottas não me parece um bom exemplo, não é mais que um bom SEGUNDO piloto nada mais.
Caro sergio_junior, para alguns fanáticos que por aqui andam, quando são os outros a fazer pole ou a vencer a corrida, é sempre “culpa do carro” (principalmente o Vettel o qual odeiam em demasia, não sei porquê), quando é o Hamilton, ai apressam-se a dizer que “é no braço” e que fez a diferença…nada de “party mode”.
O Kimi bater o Vettel, é sinal que temos piloto inspirado. A Ferrari com andamento para os Mercedes? Levaram meio segundo em cima…e isso na F1 é uma eternidade. Não se esqueça que o Button, Piloto muito desvalorizado por estas bandas, bateu o Hamilton, várias vezes. Caso perdesse um pouco de tempo a ver os tempos dos “stints longos”, veria que os Mercedes estão mais bem posicionados para vencerem a corrida de amanhã.
É só para recordar, record e não recorde Sr. Fabio.
Desculpe, mas em Português escreve-se “recorde”, com “e” no final. “Record” é apenas o nome de um jornal.
Queira fazer o favor de me ensinar o que é pole em Português.
o titulo diz pole e recorde, como não sei o que é pole.
Desculpe, mas isso é uma resposta parva, como tal, ficamos por aqui.
Afinal fiquei triste, pensei que era o único parvo por aqui.
É um tempo estratosférico do Hamilton.E o Bottas se não tem tido o acidente provavelmente teria feito o 2º tempo.Agora para aí uns 3 décimos são do braço do Hamilton como é evidente.
A corrida será diferente ? Se for uma prova normal o Hamilton dificilmente será batido.
O panorama não está muito diferente do que foi o ano passado.
A mim o que mais chama a atenção é o fa(c)to dos dez primeiros estarem agrupados por equipas (dois a dois) excepção feita ao Bottas devido ao acidente.
Notas a reter: Kimi em grande forma; Toro Rosso ao nível da McLaren 2017 (factor Honda), com Hartley meio segundo mais rápido do que Gasly; Stroll a ser o líder natural na Williams; surpresa Magnussen, a bater Grosjean; Hamilton no seu melhor, Bottas no oposto; a McLaren pode sorrir, pela opção tomada, (a confirmar após a corrida).
Previsão de grande luta, toda a época, pelos lugares atrás de Mercedes, Ferrari e Red Bull.
Em pico numa qualificação, provavelmente precisariam de um Senna também no topo para bater Hamilton
Mania que alguns têm de comparar Pilotos de gerações diferentes. Queria ver muitos Pilotos de hoje em dia, a conduzir no limite com as caixas manuais de antigamente.
Dúvida que Hamilton, Vettel ou Alonso seriam excelentes pilotos nos anos 80, a questão de terem caixas manuais pouco ou nada mudaria, já estariam habituados a isso desde muito novos. Lá está a mania de alguns acharem que antigamente é que eram homens a conduzir e a agora são putos.
Foi uma qualificação disputada, com os Ferrari a inicialmente a surpreender. No Q3 mais do mesmo com a Mercedes a fazer a diferença e o “party mode” a ajudar…não fosse o acidente do Bottas e teríamos ainda dobradinha. Analisando os tempos dos treinos dos “stints longos”, a Mercedes está bem posicionada para vencer a corrida de amanhã, caso não haja chuva que poderia baralhar a corrida. Estou curioso para ver o que faz a Mclaren e a Red Bull. Bem haja o retorno de competitividade do Kimi, já fazia falta vermos o Kimi a impor-se. A Haas assume-se como a… Ler mais »
Mais uma boring seasson 2018…ver novamente uma disputa pelo 2°lugar nas corridas…porque este Gap dificilmente em corrida o HAM. Será batido mesmo sem ser em modo qualificação. Quanto ao bottas é disfrutar o campeonato porque nao tem hipóteses. Havia quem não gostasse do Rosberg mas ao menos as corridas eram mais animadas. Vamos a ver. Espero estar enganado. Gostei de ver a Renault na Q3
Anda aqui muita gente a comparar a Mclaren á Toro Rosso… mas não deveria ser esta comparada á Red Bull e não à Junior Team? Parece-me bem pior o Max dar 1.5s ao Alonso, do que o Alonso dar menos de 1s ao Hartley.
Não, não deveria. Não se esqueça de que a Red Bull está há anos com a Renault, e que a McLaren está apenas há alguns meses, não estando ainda o chassis devidamente entrosado com o motor.
A Mclaren teve o mesmo tempo que a Toro Rosso para aplicar o motor… mas apenas isso pode servir de comparação. É desprestigiante comparar uma equipa historica, e com 5 decadas de F1, com uma equipa cujo objectivo é preparar jovens pilotos para a F1. Alem disso os responsaveis da Mclaren assumiram lutar por podios e vitorias… e essas nunca seram contra a Toro Rosso, dai ser completamente escusada a comparação entre ambas.
De acordo. Apesar de todas as mudanças, também concordo que a Mclaren, e também a Renault já agora, deviam estar mais próximas da RB.