GP Austrália F1: Hamilton imparável em Melbourne

Por a 16 Março 2019 07:53

Muito se falou sobre a teórica vantagem da Ferrari sobre a Mercedes, após os resultados dos testes em Barcelona. Muito se falou sobre o discurso cauteloso dos Flechas de Prata e da Scuderia. Hoje finalmente pudemos ver um pouco mais da verdadeira ordem e parece que a Mercedes continua a dominar.

Lewis Hamilton foi o mais rápido nas três sessões de treinos embora na primeira sessão tenha ficado a sensação que a Ferrari estava a controlar o ritmo. Na segunda sessão a diferença de andamento da Ferrari para a Mercedes levantava algumas interrogações mas no treino de hoje a Scuderia aproximou-se.

A primeira qualificação do ano foi muito semelhante a tantas outras que vimos nesta era turbo-híbrida. Os homens da Mercedes estiveram sempre na frente das operações e quer Ferrari, quer Red Bull não apresentaram argumentos para destronar os campeões.

Na Q1 os Mercedes começaram na frente, mas foi Charles Leclerc a ficar com o melhor registo, aproveitando as melhorias nas condições da pista, enquanto os Mercedes fizeram as suas voltas mais cedo. A Q1 também teve surpresas com a eliminação de Pierre Gasly e de Carlos Sainz. Kubica, que surgiu com um pneu rebentado devido a um toque nas protecções da pista, obrigou Sainz a perder muito tempo e a vaga na Q2. O seu colega de equipa não desperdiçou a oportunidade e passou de forma confortável para a Q2. Lance Stroll e a dupla da Williams ficava também de fora nesta fase.

A Q2 começou da mesma forma que a Q1. Bottas colocou o melhor tempo enquanto Hamilton, com um ligeiro erro ficava atrás do colega de equipa. Max Verstappen mostrou que poderia ser também uma ameaça e fez o segundo tempo pouco depois enquanto na Ferrari, Mattia Binotto mostrava sinais de desalento. Na luta por uma vaga na Q3, a grande surpresa foi para a dupla eliminação da Renault, que começava assim a época com uma desilusão pois esperava-se mais. Albon, Giovinazzi, Kvyat ficavam também de fora da Q3.

Bottas estava determinado em bater Hamilton e começou a Q3 da melhor forma, deixando Hamilton a quase meio segundo de distância. Parecia que o finlandês tinha finalmente encontrado forma de superar o britânico, mas na derradeira tentativa, Hamilton voltou a fazer das suas. Uma volta perfeita que lhe valeu a pole position, igualando Michael Schumacher e Ayrton Senna com oito poles num circuito. Atrás de Hamilton ficou Bottas e Sebastian Vettel. O alemão teve uma qualificação algo atribulada, sem andamento para chegar aos Mercedes e com uma ligeira saída de pista. A pole nunca pareceu ao alcance do #5 que terá de compensar de outra forma amanhã para tentar a vitória. Max Verstappen ficou com a quarta posição, um resultado que não é negativo para a Red Bull e Leclerc fechou o top 5.

Os destaques vão claramente para Hamilton que continua a ser o rei na qualificação, conquistando a sexta pole consecutiva em Melbourne. A Ferrari não mostrou andamento para chegar ao topo, mas já no ano passado começaram desta forma e venceram a corrida. Na Red Bull Pierre Gasly começa da pior forma e a eliminação logo na Q1 é um golpe na confiança do francês, enquanto Verstappen está na luta pelo pódio. A Haas esteve muito bem e conseguiu colocar ambos os carros na Q3, Kimi Raikkonen conseguiu um bom resultado para a Alfa Romeo e pode ser uma das boas surpresas para amanhã. Apesar de um arranque algo discreto, a Racing Point também conseguiu um lugar no top 10, graças ao inevitável Sérgio Pérez, bem melhor que Stroll.

Na Renault havia rostos carregados depois da dupla eliminação na Q2, quando se esperava que pelo menos um carro entrasse no top 10.

Quanto aos estreantes, Russell, Albon e Norris conseguiram ficar à frente dos colegas de equipa. Lando Norris foi um dos homens em destaque na qualificação. Depois de três treinos em que andou sempre no fundo da tabela, o jovem piloto da McLaren conseguiu um excelente resultado, com a equipa de Woking a dar sinais positivos neste arranque de época.

A Williams está muito longe e terá de trabalhar muito para recuperar de uma desvantagem que ronda os quatro segundos por volta.

Para amanhã esperam-se lutas intensas em pista. Hamilton é o favorito mas Ferrari e Red Bull estarão atentas a qualquer deslize. Na luta do meio da tabela, será interessante ver como reagirá a Renault. Para já a Haas surge como mais forte candidata a ser a melhor do “campeonato b” tal como Kimi Raikkonen. McLaren e Racing Point deverão estar na luta pelo top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
48 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado