GP Austrália F1: Eliminados Sergio Pérez, Bottas, Piastri e Zhou na Q1
A probabilidade de chover durante a sessão de qualificação era alta, que começou com a pista um pouco húmida depois de terem caído algumas gotas antes do arranque da discussão pela pole position.
No final da Q1, o piloto da casa, Oscar Piastri foi eliminado na 16ª posição ficando afastado do resto da sessão, mas a pior notícia coube a Sergio Pérez, que depois de uma saída de pista para a caixa de gravilha, não pôde continuar na primeira fase da qualificação sem marcar qualquer tempo. O piloto da Red Bull sairá do fundo da grelha de partida na corrida de amanhã, enquanto Max Verstappen foi o piloto mais rápido da Q1, seguido de George Russell e Lewis Hamilton.
Além de Piastri e Pérez, Zhou Guanyu, Valtteri Bottas e Logan Sargeant foram eliminados.
Com grandes dúvidas sobre as condições meteorológicas, 10 pilotos tiveram pressa em sair para a pista na Q1. Zhou Guanyu, Nico Hülkenberg, Alexander Albon, Oscar Piastri, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen, Lando Norris, Logan Sargeant e Nyck de Vries foram os primeiros a rodar em pista.
Sargeant começou mal a sessão, com um pião junto à entrada da via das boxes depois de ter pisado a relva na saída da penúltima curva do traçado australiano. O piloto da Williams abortou a volta rápida e entrou na box.
Sergio Pérez começou a Q1 ainda pior do que Sargeant. O piloto da Red Bull ficou afastado do resto da sessão ainda com cerca de 12 minutos para o final da primeira fase, depois de ter falhado a travagem na curva 3 e ter bloqueado uma das rodas, resultando na sua saída de pista para a caixa de gravilha. Pérez tentou retirar o carro daquele local, mas o RB19 nº11 ficou preso e teve de ser retirado com ajuda de uma grua, o que levou à interrupção da sessão. Assim, Pérez sabe que irá sair das últimas posições da grelha de partida.
Max Verstappen tratou de registar um tempo rápido e ficar à vontade para passar para a Q2, estabelecendo o tempo de 1:18.063s, enquanto os dois pilotos da Ferrari e Fernando Alonso precisaram de duas voltas de preparação para rodar uma volta lançada. O piloto espanhol fez a melhor marca na Q1 e apesar de não ter sido o seu tempo mais rápido no setor intermédio, passou momentaneamente para a liderança da tabela de tempos, que mereceu prontamente resposta de Verstappen, com o crono 1:17.384s.
Quem também fez um bom tempo foi Alex Albon, que ficou entre os pilotos da Mercedes, no quinto lugar da tabela de tempos, conseguindo ainda melhorar o seu registo anterior e ficando a 0.493s da marca de Verstappen, no terceiro lugar a menos de 4 minutos do final da sessão.
A menos de 3 minutos do final, Oscar Piastri, Nyck de vries, Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas estavam em zona de eliminação, enquanto Pérez era último sem tempo marcado. Lewis Hamilton registou um bom tempo e saltou para o segundo posto da tabela de tempos, ficando apenas 0.305s de Verstappen.
Na última volta rápida, Piastri, Zhou e Bottas não melhoraram os seus registos e não passavam para a Q2, assim como Logan Sargeant.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI