GP Austrália F1: Alex Albon sob pressão para conquistar pontos

Por a 23 Março 2024 16:52

Alex Albon cometeu nos treinos livres um erro com muito maiores consequências do que normalmente. Não só bateu, como o fez de uma forma que o carro não teve ‘remédio’, o que redundou no facto da equipa se ter visto na contingência de deixar de fora o seu segundo piloto, para que o ‘acidentado’ tivesse carro para correr.

Esta decisão da Williams acarreta muitas consequências.

Tudo isto começou com os problemas de construção do carro durante o inverno que afetaram os planos de atualização, resultando nesta falta de chassis reserva.

A ética desta decisão da Williams é muito discutível, embora compreensível, pois a equipa decidiu dar o carro de Sargeant a Albon, visando maximizar as chances de pontuação com apenas um carro.

Mas isso tem forte impacto em Logan Sargeant, pois pode afetar-lhe ainda mais a confiança, embora a equipa não se canse de falar publicamente da confiança que tem no seu piloto.

Contudo, a confiança mostra-se é nos atos e não nas palavras, pois essas, leva-as os vento…

Este é um caso com consequências a curto e longo prazo pois há impacto emocional tanto em Alex Albon como em Logan Sargeant, pois têm de lidar com as consequências da decisão, com Albon claramente a sentir a pressão para entregar bons resultados.

No acidente, houve uma sensação de déjà vu, quando o anglo-tailandês bateu no muro na Curva 6, embora do outro lado da pista em comparação com 2023. No ano passado, Albon estava em sexto lugar na corrida quando se despistou, mas desta vez o acidente levou a uma situação difícil em que a Williams ficou com apenas um chassis para o resto do fim de semana.

No final, a equipa decidiu retirar Logan Sargeant da prova e permitir que Albon continuasse a competir, no que o Diretor de Equipa James Vowles considerou uma das decisões mais difíceis que alguma vez teve de tomar na sua carreira. Albon respondeu com um forte desempenho na qualificação, ficando em 12º, e diz agora que a melhor forma de retribuir a Sargeant seria marcar pontos mas numa corrida que costuma ser caótica pode haver oportunidades se não se meter em sarilhos, e vai ter de o fazer, dada a situação do chassis da equipa. A pressão com que Alex Albon vai arrancar para esta corrida é imensa, mas é mesmo por isso que é um dos 20 felizardos que corre na F1. Para aguentar esse tipo de pressão…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado