GP Austrália de F1: ‘entre chuvas’, grande vitória de Lando Norris

Por a 16 Março 2025 10:37

Lando Norris venceu o Grande Prémio da Austrália partindo da pole position, mas a vitória esteve longe de ser simples, chegando no final do que foi uma corrida emocionante, especialmente na fase final.

A meteorologia teve muito a ver com isso, dividindo a corrida em três partes – a primeira com chuva, a segunda no seco e depois a parte final novamente com chuva.

Até à metade da corrida, parecia que a McLaren estava a caminho de uma ‘dobradinha’ dominante, mas a certa altura pareceu que a vitória poderia escapar-lhes, mas mesmo assim conseguiram levar os dois pilotos para casa nos pontos.

Esta é a quinta vitória de Norris e a 190ª da equipa dirigida por Zak Brown e Andrea Stella, a décima segunda vitória na Austrália. Norris também se pode orgulhar de ter conseguido o segundo hat-trick da sua carreira, conquistando a vitória, a pole position e a volta mais rápida da corrida.

A juntar-se a Norris no pódio esteve o tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull), que terminou a 0.895s do vencedor, com outro inglês, George Russell, a cruzar a linha de meta em terceiro com o seu Mercedes, a 8.481s.

Quanto ao dia na pista, com a chuva a cair, mas a abrandar gradualmente, todos os pilotos alinharam para a volta de formação com pneus intermédios, à exceção de Lance Stroll que optou por um conjunto de pneus de chuva extrema no seu Aston Martin.

No entanto, Isack Hadjar (Racing Bulls) saiu da pista, pelo que o procedimento de partida foi cancelado e, quando a corrida recomeçou, após cerca de dez minutos, o piloto canadiano tinha mudado para a mesma borracha que os seus colegas. Durante as primeiras sete voltas, outro Aston Martin esteve na liderança, mas era o DB9 do Safety Car conduzido por Bernd Maylander, chamado imediatamente após os acidentes de Jack Doohan (Alpine) e Carlos Sainz (Williams).

Entre esse primeiro recomeço e um segundo Safety Car, provocado por Fernando Alonso que bateu nas barreiras com o seu Aston Martin, todos os pilotos utilizaram o mesmo conjunto de intermédios.

Desta vez, o aparecimento do Safety Car despoletou uma mudança para slicks, com os restantes 16 pilotos a optarem por médios ou duros. No entanto, a chuva regressou, o que tornou impossível avaliar o desempenho relativo dos dois compostos, porque todo o pelotão, mais cedo ou mais tarde, teve de ir às boxes novamente para os intermédios, que mantiveram até à bandeira axadrezada.

Para Mario Isola, Pirelli Director Of Motorsport este foi um grande começo para a 75ª temporada da Fórmula 1: “No espaço de pouco mais de cem minutos vivemos tantas emoções com o resultado a pender para a última volta, não só para a vitória, mas também para os outros dez primeiros lugares.

De um ponto de vista puramente técnico, hoje pudemos ver o desempenho da versão 2025 do pneu intermédio, que provou ser um pneu que permitiu aos pilotos forçarem o andamento sem problemas e durante muitas voltas, mesmo numa pista onde tinha surgido uma linha de corrida seca.

Houve apenas um pouco de granulação no pneu dianteiro esquerdo, o pneu que sofre mais pressão nesta pista, mas, em geral, vimos que a degradação foi mínima. Não há muito a dizer sobre os pneus slicks porque os stints foram muito curtos, entre dez e 14 voltas, o que significa que é difícil fazer uma avaliação completa do seu desempenho.

Agora, com as dez equipas do campeonato, estamos a preparar a segunda ronda da época, já na próxima semana em Xangai. É uma pista muito diferente da de Melbourne, onde vamos encontrar um piso totalmente novo e num fim de semana Sprint, por isso é um desafio extra logo a partir da segunda corrida.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado