GP Arábia Saudita F1, Lando Norris: “Ferrari e Red Bull são tão rápidos quanto nós”
Lando Norris contestou as alegações de que a McLaren tem uma clara vantagem de ritmo sobre a Red Bull e a Ferrari, após o seu desempenho no Grande Prémio da Arábia Saudita, onde o companheiro de equipa Oscar Piastri conquistou a vitória – a quarta vitória da McLaren em cinco corridas. Norris, que terminou em quarto lugar, depois de largar de 10º, argumentou que rivais como Max Verstappen e Charles Leclerc continuam igualmente competitivos, especialmente na qualificação e no ritmo de corrida.
Ele criticou o ‘hype’ em torno da forma da McLaren, dizendo que as pessoas julgam mal a situação com base nas sessões de treinos, onde a McLaren tende a mostrar mais ritmo devido à sua estratégia de afinação. Norris admitiu que a McLaren tem provavelmente o carro mais rápido em média, mas enfatizou que não é por uma grande margem e que eles ainda têm trabalho a fazer.
“Não entendo por que as pessoas estão tão surpresas”, disse Norris sobre as corridas de Max Verstappen e Charles Leclerc na Arábia Saudita.
“Eles [Ferrari e Red Bull] são tão rápidos na qualificação como na maioria das sessões. São tão rápidos como nós na corrida. As pessoas, só porque somos rápidos nos treinos, continuam a dizer essas tretas. Podem continuar a dizer o que quiserem. Não acreditamos que estejamos muito à frente. Penso que o Max foi provavelmente o mais rápido hoje, se não tivesse sofrido aquela penalização de cinco segundos. Temos trabalho a fazer.
“As pessoas estão sempre a dizer que somos os melhores, mais rápidos ou blá blá blá. É só porque mostramos um pouco mais de ritmo nos treinos e não nos sobra nada quando chegamos à qualificação. É a nossa maneira de fazer as coisas. É assim que otimizamos o nosso programa. Se não o fizéssemos dessa forma, estaríamos ainda mais atrasados. Estou satisfeito com o trabalho que estamos a fazer. As pessoas precisam de se recalibrar… temos um excelente carro e provavelmente o mais rápido em média, de certeza. Claramente, não é o suficiente”.
Refletindo sobre a sua própria corrida, Norris ficou satisfeito com a recuperação após uma qualificação difícil e referiu que foi uma pena não ter conseguido um pódio. Reconheceu que precisa de ter um melhor desempenho aos sábados para evitar dificultar a vida durante as corridas.
“Penso que foi o melhor que podíamos ter feito hoje. Foi uma pena não ter conseguido um pódio”, acrescentou Norris. “Estivemos perto. É sempre difícil julgar essas coisas. Charles fez uma boa corrida. Ele fez um bom primeiro stint. Ele deu a si mesmo a oportunidade de ter um bom jogo de pneus na segunda metade. Acho que só fiz cinco voltas depois disso. Não foi o suficiente para o apanhar. Estou satisfeito no geral. Eu dificulto a minha vida, especialmente numa corrida como esta. Teria sido muito mais rápido, muito mais calmo, se tivesse apenas conduzido na frente. De certa forma, é um pouco mais fácil, por isso tenho de me ajudar um pouco e ter melhores sábados.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Patucho10
21 Abril, 2025 at 2:20
Se não tivesse um carro rápido e com excelente performance nunca chegava a 4º e a 1 segundo do Leclerc.
Agora depois das primeiras 5 corridas da época da para perceber que a McLaren é o melhor carro, aquele que está na luta em todas as pistas pela vitória.
Red Bull aparece em circuitos de curvas de alta velocidade e com rectas longas, por isso deve estar na luta também em Miami.
Mercedes está bem melhor que nos últimos anos, está mais consistente, neste circuito não teve uma boa performance mas cumpriu com os 2 pilotos 5º e 6º vamos ver que Mercedes vamos ter em Miami.
Ferrari melhorou com o Leclerc neste circuito, mas muitas duvidas para Miami.
Pity
21 Abril, 2025 at 9:52
Sim a McLaren é o melhor carro, mas não é um carro dominante. A sua maior vantagem é não ter tido mudanças na sua dupla de pilotos.
Lagafe
21 Abril, 2025 at 19:13
O Norris é patinho feio que está a cometer erros e por isso qualquer comentário a respeito da performance do Mclaren vai sempre soar como desculpa.
Provavelmente terá a sua parte de razão, há certos circuitos que quando são batidos na qualificação ou primeira curva, já não conseguem fazer a diferença. Contudo o principal ponto do Norris são as más performances no Sábado..