GP Alemanha F1: Hamilton de 14º para 1º… com a ajuda de Vettel

Por a 22 Julho 2018 15:54

Lewis Hamilton venceu surpreendentemente o Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1, depois de uma corrida caótica em que uma fabulosa recuperação do inglês da Mercedes, misturada com o facto da chuva ter ‘atirado’ mais incógnitas para o resultado da corrida, que ficou praticamente resolvida quando Sebastian Vettel saiu de pista na zona do estádio e perdeu um triunfo praticamente certo.

O alemão liderava com uma boa margem, e quando tudo indicava que assim poderia continuar, cometeu um erro e abriu caminho aos seus adversários. Quem aproveitou melhor foi Lewis Hamilton, que na altura já era segundo. Depois da saída do Safety Car da pista, Valtteri Bottas ainda chegou a estar lado a lado com o seu colega de equipa, mas da boxe da Mercedes depressa veio a ordem: “Desculpa, Valtteri, mantém as posições”, isto depois de antes a Ferrari ter utilizado a enésima versão do “Fernando é mais rápido que tu” quando Jock Clear pediu a Raikkonen que deixasse passar Vettel.

Independentemente de tudo o que levou ao desfecho final, grande corrida de Lewis Hamilton, que apesar de ter partido de 14º, ganhou a corrida. Tal como lhe disse o engenheiro no final “Boa, Lewis, milagres acontecem…”

Quem viu a linguagem corporal de Hamilton ontem depois de ter ficado fora da qualificação, muito abatido, e o vê agora depois de sair do carro, isso mostra-nos que as corridas só acabam mesmo no fim, e quando se acredita, por vezes tem-se sorte e desta feita Hamilton teve-a, Vettel cometeu um erro que o tirou do comando do Mundial, mas ainda estamos a meio da temporada, e há muito e bom pela frente para vir…

Foi uma corrida absolutamente caótica, a chuva baralhou por completo os acontecimentos. As últimas 20 voltas do GP da Alemanha forma das mais estranhas dos últimos anos da F1, porque o ‘chove-não-chove’ levou a que pilotos fossem meter pneus de chuva e voltassem uma volta depois para colocar os compostos de slicks mais macios disponíveis…

E hoje, quem apostou na vitória de Lewis Hamilton ganhou umas boas ‘massas’, numa daquelas corridas que ‘faz’ os mitos. Há muitos outros exemplos de recuperações destas, mas por exemplo, Hamilton na sua carreira ainda só tinha vencido partindo de sexto. 14º é uma enorme novidade para si, isto depois de ter dito que esta é das pistas piores para ultrapassar.

Mas apesar de ter ficado na frente depois da saída de Vettel, Hamilton voltou a ter sorte, já que ao contrário de Bottas não foi às boxes, mas onde não entrou in-extremis, pois inicialmente o seu engenheiro tinha-lhe dito para entrar e foi à última da hora que lhe ‘berrou’ “não entres, não entres”, oque levou a que Hamilton cruzasse a linha que leva à entrada do pitlane para regressar à pista.

Valtteri Bottas terminou em segundo, escudando bem o seu companheiro de equipa mostrando-se resignado no final. Não ficou contente, mas aceitou a decisão da Mercedes. Já Kimi Raikkonen, que chegou a estar na frente da corrida, tendo daí saído depois da Ferrari lhe dizer para deixar passar Vettel, também não disse muito quanto a isso.

Max Verstappen foi quarto, e fez uma corrida cinzenta. Chegou a pensar-se que depois da saída do Safety Car ainda iria à procura do pódio, tentou por alguns momentos, mas Raikkonen ‘aguentou-se’ e o holandês não pode dar uma pequena alegria aos 30.000 compatriotas que cruzaram a fronteira para o ver correr.

Nos lugares pontuáveis terminaram ainda Nico Hülkenberg, Romain Grosjean, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Marcus Ericsson e Brendon Hartley.

Corrida atribulada

Na corrida, nada se passou de especial nas primeiras voltas, Hamilton cedo começou a sua recuperação, Vettel abriu uma pequena vantagem para Bottas, na sexta volta, Hamilton já era décimo, Ricciardo subia mais devagar. Grosjean deixava-se passar por Hülkenberg e Pérez.

Raikkonen foi cedo às boxes, pois a tinha receio que o finlandês ficasse preso atrás de Hamilton e quando chegou a vez de Vettel, este regressou atrás de Raikkonen, que depois de Bottas e Verstappen pararem, passou a liderar a corrida. Ricciardo desistiu na volta 29 com mais um problema de motor.

Pouco depois, na volta 35, um problema para a Ferrari, que via Vettel mais rápido atrás de Raikkonen. A ordem não demorou, Vettel passou para a frente e na volta 43, foi a vez de Hamilton parar. Pensou-se que escolheu mal a altura, pois começou a chover, vários pilotos foram às boxes mas a chuva não durou muito, os pneus de pisos seco foram sempre mais rápidos. A chuva voltou um pouco depois, Verstappen foi um dos pilotos que foram apanhados na armadilha, Pérez fez um pião, Raikkonen saiu largo no estádio e perdeu a posição para Bottas.

Pouco depois, Vettel saiu, também no estádio, e abandonou. O Safety-car entrou, Bottas e Raikkonen pararam para colocar novos pneus, Hamilton continuou em pista e ficou na frente da corrida. No recomeço, Bottas atacou Hamilton, mas a Mercedes ordenou que mantivesse a posição. Brendon Hartley terminou nos pontos.

Para Vettel, quando se perspetivava uma corrida em que poderia ganhar mais pontos a Hamilton, foi exatamente o contrário que sucedeu, com o inglês a regressar ao comando do campeonato, tendo agora 17 pontos de avanço para o alemão da Ferrari. Para Vettel, este foi o primeiro abandono do ano, tal como sucedeu a Hamilton no Red Bull Ring.

A Mercedes, que nunca tinha feito uma dobradinha na Alemanha, também passou para a frente da Ferrari.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
53 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado