GP Abu Dhabi, F1: Sergio Pérez investigado por mensagem via rádio furiosa contra a FIA
Sergio Pérez não ficou contente com a penalização de cinco segundos que foi atribuída pelo Colégio de Comissários Desportivos (CCD) durante a corrida do Grande Prémio de Abu Dhabi, em resultado do contacto com Lando Norris e que lhe tirou a possibilidade de terminar no pódio.
Pérez estava na discussão da quarta posição com Lando Norris, quando tentou a ultrapassagem na curva 6 pela linha interior. A manobra parecia que iria ter sucesso, mas o piloto mexicano não conseguiu evitar o toque entre o seu RB19 e o MCL60 do britânico da McLaren, obrigando Norris a seguir pela escapatória. Sem danos visíveis, ambos continuaram em corrida, mantendo-se o britânico na frente do piloto da Red Bull, com queixas de ambos sobre o episódio. O incidente foi investigado pelos comissários desportivos, que posteriormente aplicaram a penalização de tempo a Sergio Pérez, considerando-o responsável pelo toque, o que motivou uma resposta furiosa do piloto da Red Bull via rádio à sua equipa.
“Os comissários de pista são uma anedota”, disse. “Não posso acreditar, quero dizer, têm sido muito maus este ano, mas isto é uma anedota. Isto foi mesmo uma anedota”.
As palavras de Pérez levou à sua convocação pelo CCD, citando o artigo 12.2.1.k do Código Desportivo Internacional da FIA, que se refere à “má conduta” para com os titulares de licenças, funcionários ou membros da FIA.
Trata-se de uma situação idêntica à de Günther Steiner já esta temporada, esperando-se que o piloto mexicano possa, no máximo, receber uma repreensão escrita pelas palavras usadas contra os comissários da FIA.
Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Percebo perfeitamente a sua reação. Já houveram situações bem piores ao longo do ano. Mas quando não forem sempre os mesmos a decidir vai dar sempre em avaliações díspares.
Mas estes mesmos que resolveram dar 5 segundos a Checo não viram ele ser ultrapassado por fora por exemplo. São mesmo uma anedota.
Pois devem justificar que “não havia aderência”… Como em Las Vegas na curva 1
Óleo dos clássicos…
Mas mais prejudicada com isto foi a Ferrari. Checo perdeu o pódio, a Ferrari perdeu a oportunidade de ser a melhor dos piores.
Há situações dúbias mas esta não foi o caso. Viu-se perfeitamente Perez guinar para cima de Norris, que foi obrigado a sair da pista. Obrigou o adversário a sair de pista, penalização correcta.
Nao concordo com a forma como viu o incidente. Não me pareceu que Checo guinasse para cima de Lando mas sim que saiu largo do apex. Pelo que temos visto de forma regular isso tem sido considerado incidente de corrida (a meu ver errado mas é o que tem acontecido).
Desculpa ou viu mal as imagens ou a sua a sua TV não é smart…Perez é que lança o carro e fecha a trajetória do Norris isto é exiquivel nme merecia discussão possivel , mas estamos aqui para respeitar a de todos mesmo que estão erradas que é o caso…
Mais grave é o que max faz quando se vê encurralado… mas aí não interessa, é tudo normal!… Que saudades de determinados pilotos para enfrentarem estes meninos mimados…
Discordo totalmente. O Pérez deu mais que espaço ao Norris e só guinou depois de tocarem. De qq forma, não é isso que está em causa, o que põem em causa é a liberdade de expressão num canal privada. Com razão, ou sem razão, o Pérez falou na rádio com a equipa, é suposto ser um canal privado, onde ele tem todo o direito de desabafar. As comunicação rádio que vão para o ar não vão em directo, passam por um processo de aprovação, se as achavam insultuosas, não as punham no ar e end of story, não é estarem… Ler mais »
Completamente. Parece que voltámos à pré primária…
Eu vejo de outra maneira. Vejo que bate porque guina.
Como disse antes, é irrelevante. Mesmo que ele não tenha razão no incidente, não é aceitável este tipo de reacção da FIA.
Mas é óbvio que ele é que se encosta e fecha a trajetória do Norris… Esta gente anda a ver mal ou a TV é pouco smart …
É tanto óbvio aquilo que você vê como um cidadão comum vê… Dá jeito!
Claro… Pena só se ver quando interessa…. A semana passada era situação de corrida normal … Dava jeito… Abençoado Vettel, Shumi, Mansell, Piquet, Montoya, etc
Bha uma semana tb vimos o chorão a alargar a trajetória na curva 1 em Las Vegas… Curioso.
Dp lá vem a Secretaria só para alguns
Pensem assim:
Quantas vezes a RB e M foram beneficiadas pelos Comissários ao invés “doutros rivais’… Pensem dessa maneira e não inventem imagens…
Penalização ridícula, como se constata pelas imagens, sobretudo as da câmera no RB – à disposição de toda a gente- e tendo em conta o histórico de situações iguais e o facto de o McL não ter sofrido danos ou perdido alguma posição.
Percebe- se facilmente que o principal objectivo foi beneficiar uma equipa e prejudicar uma outra.
xiiiiiiiiiiii teoria da c
**********
A manobra foi agressiva, desastrada e imprópria. Prejudicial.
Assim foi bem penalizado.
Quanto ao CCD, é habitual ser variável para promover a desfeudalização das funções.
Não há nada a apontar, decidiram bem numa manobra altamente inadequada do Perez.
Há uma solução… Multi ópticas, pague 2 e leve 3…
Vocês andam a ver mt mal… A audição tb é assim?