GP Abu Dhabi, F1: Ricciardo responde às acusações de Sainz e aponta o dedo ao espanhol
Daniel Ricciardo respondeu às acusações feitas por Carlos Sainz no final da sessão de qualificação de ontem e sugeriu que é o piloto espanhol da Ferrari que normalmente prejudica os adversários em pista.
No final da qualificação, onde foi eliminado no Q1 e garantiu o 16º lugar da grelha de partida, Carlos Sainz acusou os pilotos de propositadamente prejudicarem os adversários em pista através do ar sujo que sai dos monolugares e que traz dificuldades para quem vem atrás, dando mais hipóteses de poder passar para o segmento seguinte nas qualificações. O piloto da Ferrari sugeriu que “toda a gente o faz”, o que levou à resposta de Daniel Ricciardo.
O piloto australiano começou por brincar, dizendo que esperava que esperava que o piloto da Ferrari não travasse muito na curva 1 para chatear quem viesse atrás e ajudar o próprio Ricciardo, que arranca do 15º posto da grelha. Mas passou logo à ofensiva no instante seguinte, afirmando que “ele [Sainz] é normalmente o causador do descontentamento. Mete-se à frente”.
Ricciardo explicou que “não sei porque é que o faz”, sublinhando que Sainz “é sempre o culpado, mas não me chateou este fim de semana. Não sei se está a brincar connosco, mas parece ser aquele de quem toda a gente gosta de falar em termos de impedimento e tudo o mais. Vai ter o que merece. Mas foi ele que começou!”
Ainda durante o treino livre, Oscar Piastri se tinha queixado da posição de Carlos Sainz em pista, desabafando com o seu engenheiro que era tinha sido um episódio clássico Carlos. Está parado no meio da pista. Não mudou nada, estou a ver”.
Ainda assim, Ricciardo revelou que toda a gente sabe o que se passa em pista, dando sinais que realmente há quem use o ‘truque’ que Sainz acusou ontem. No entanto, “na qualificação, é provável que haja uma penalização, mas é mais nos treinos que se sente que se vão safar”. E ironicamente, realçou que “está tudo bem. Ele [Sainz] é bom. Adoro-o. É fantástico. Bom trabalho, Carlos. Amanhã passamos à frente no pelotão”.