GP Abu Dhabi F1: os principais tópicos em foco no fim de semana
Após 23 rondas em 22 países, o emocionante e intenso Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2024 chega à sua conclusão na região do Golfo este fim de semana com o evento final, o Grande Prémio de Abu Dhabi.
O Circuito de Yas Marina oferece boas oportunidades de ultrapassagem, sobretudo na Curva 6 e na Curva 9, ao mesmo tempo que apresenta aos pilotos um duro desafio técnico nas curvas finais mais lentas do último sector.
As complexidades adicionais são apresentadas pelo estatuto do evento como uma corrida crepuscular, com o TL1 e o TL3 a decorrerem durante o dia e o TL2, a qualificação e o Grande Prémio a decorrerem à noite ou ao pôr do sol.
Este fim de semana, Abu Dhabi é também palco de um confronto pelo título de construtores. A McLaren, com 640 pontos, está frente a frente com a Ferrari (619) para o que seria o primeiro título da equipa britânica desde 1998 e o primeiro da equipa italiana desde 2008. Com 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari, a McLaren precisa de somar 24 pontos para garantir o título de Construtores – ou 23 se a Ferrari não vencer a corrida. A vitória e os 25 pontos de Lando Norris ou Oscar Piastri no domingo seriam suficientes para a equipa de Woking.
Resumindo, a McLaren precisa apenas de uma vitória para garantir o título, enquanto a Ferrari precisa de uma combinação improvável de resultados para superar a rival.
A meio da tabela, a disputa pelo sexto lugar está acirrada entre Alpine e Haas com a RB mais atrás…
Nos pilotos, com o campeão conhecido, Max Verstappen, o resultado em Abu Dhabi será crucial para definir a ordem final do campeonato. Há ainda luta pelo segundo lugar, pois Lando Norris e Charles Leclerc estão numa disputa acirrada pela segunda posição. Quanto ao quarto lugar, Oscar Piastri e Carlos Sainz lutam pela posição.
Mais atrás, Lewis Hamilton quer terminar em beleza e procura ultrapassar George Russell na classificação, mas precisaria de um resultado excecional, o que parece pouco provável nesta sua última corrida pela Mercedes, encerrando uma parceria histórica de grande sucesso.
Jack Doohan irá substituir Esteban Ocon na Alpine, antecipando a sua mudança para a Haas em 2025.
A última corrida da temporada da Fórmula 1 promete ser emocionante, com diversos pontos de interesse e posições ainda em jogo.
Horário
Sexta-Feira, 6 dezembro
Treino livre 1 09:30 – 10:30
Treino livre 2 13:00 – 14:00
Sábado, 7 dezembro
Treino livre 3 10:30 – 11:30
Qualificação 14:00 – 15:00
Domingo, 8 dezembro
Corrida 13:00
FOTO MPSA/Philippe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI