GP Abu Dhabi F1: Nova pole-position de Valtteri Bottas
Valtteri Bottas tomou-lhe o gosto e depois de ter obtido a pole-postion no GP do Brasil de F1 repetiu o feito em Abu Dhabi, assegurando a quarta pole-positioon do ano e da sua carreira na F1. Lewis Hamilton parecia estar a realizar uma volta que lhe poderia dar a pole, mas o seu Mercedes escorregou um pouco para além da medida certa na última curva e o piloto inglês ficou-se pela partilha da primeira linha com o seu colega de equipa na Mercedes.
Sebastian Vettel foi terceiro a mais de meio segundo de Bottas, com Daniel Ricciardo em quarto, a 0.728s. Kimi Raikkonen foi quinto, na frente de Max Verstappen. Boa prestação de Nico Hulkenberg, que colocou o seu Renault na sétima posição, na frente dos dois Force India com Sergio Pérez na frente de Esteban Ocon. A encerrar o top 10 ficou Felipe Massa, naquela que foi a última qualificação da sua carreira na F1.
Equilíbrio em pista só houve na sexta feira de treinos livres, com três carros de três equipas separados por 0.148s na primeira sessão e 0.303s na segunda, mas durou pouco, pois hoje, no terceiro treino livre já ficaram dois Mercedes na frente e o terceiro (Raikkonen) já ficou a mais de meio segundo. A qualificação não foi mais equilibrada, com Vettel a mais de meio segundo de Bottas.
GP Abu Dhabi F1, Q2: Massa ‘elimina’ Alonso
Depois de Lance Stroll se ter conseguido ‘safar’ nos derradeiros momentos da Q1, nesta fase da qualificação, a Q2, foi a vez de Felipe Massa fazer o mesmo, ‘atirando’ os dois McLaren para fora do top 10, e eliminando Fernando Alonso, que era décimo. Os restantes eliminados foram, 12º Carlos Sainz; 13º Stoffel Vandoorne; 14º Kevin Magnussen e 15º Lance Stroll. A ordem da Q2 foi: 1 Hamilton; 2 Bottas; 3 Vettel; 4 Raikkonen; 5 Ricciardo; 6 Verstappen; 7 Hulkenberg; 8 Perez; 9 Ocon; 10 Massa
GP Abu Dhabi F1, Q1: Lance Stroll ‘safa-se’ na última volta
Lance Stroll ajudou a colocar os dois Williams na Q2, com um registo para lá do cronómetro regressivo ter chegado a zero, que o pôs na frente de Romain Grosjean, que foi 16º e o mais bem colocado dos ‘eliminados’. Os restantes foram Pierre Gasly, Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Brendon Hartley. Bottas foi o mais rápido desta fase da qualificação na frente de Hamilton; 3 Raikkonen; 4 Vettel; 5 Ricciardo; 6 Verstappen; 7 Perez; 8 Massa; 9 Vandoorne; 10 Hulkenberg; 11 Sainz; 12 Alonso; 13 Ocon; 14 Magnussen; 15 Stroll.
1 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 1:37.356 | 1:36.822 | 1:36.231 |
2 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 1:37.391 | 1:36.742 | 1:36.403 |
3 | Sebastian Vettel | FERRARI | 1:37.817 | 1:37.023 | 1:36.777 |
4 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING | 1:38.016 | 1:37.583 | 1:36.959 |
5 | Kimi Räikkönen | FERRARI | 1:37.453 | 1:37.302 | 1:36.985 |
6 | Max Verstappen | RED BULL RACING | 1:38.021 | 1:37.777 | 1:37.328 |
7 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 1:38.781 | 1:38.138 | 1:38.282 |
8 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | 1:38.601 | 1:38.359 | 1:38.374 |
9 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | 1:38.896 | 1:38.392 | 1:38.397 |
10 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | 1:38.629 | 1:38.565 | 1:38.550 |
11 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | 1:38.820 | 1:38.636 | |
12 | Carlos Sainz | RENAULT | 1:38.810 | 1:38.725 | |
13 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | 1:38.777 | 1:38.808 | |
14 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 1:39.395 | 1:39.298 | |
15 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | 1:39.503 | 1:39.646 | |
16 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 1:39.516 | ||
17 | Pierre Gasly | TORO ROSSO | 1:39.724 | ||
18 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | 1:39.930 | ||
19 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | 1:39.994 | ||
20 | Brendon Hartley | TORO ROSSO | 1:40.471 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Tens que ganhar Bottas. Vê lá se aprendeste alguma coisa com o arranque do Brasil.
Más notícias para o campeonato de 2018. Se a mercedes continua a alargar o fosso para a concorrência desta maneira ainda antes das férias então para o ano só nos resta esperar mais do mesmo (ou menos do mesmo, porque não estou a ver a ferrari a avançar muito.
Não tens que te preocupar muito, pois segundo o Alonso pró ano vai ser como limpar o cu a meninos
Epá eu acho que isso pode não refletir 2018 porque não sabes o quanto a Ferrari abandonou o carro de 2017 e depois não te esqueças que o Merc deste ano é difícil de afinar e a equipa, agora no fim do campeonato, tem mais experiência com o carro.
Acrescento que a introdução do halo e a diminuição das asas de tubarão, poderão alterar as forças em questão.
Alonso riu-se. “El melhore aun está pra venire”.