GP Abu Dhabi F1: Max Verstappen dominou e Leclerc bateu Pérez no campeonato
Ninguém incomodou Max Verstappen na liderança da derradeira corrida da época, triunfando pela 35ª vez na carreira. O neerlandês liderou da primeira à última volta do Grande Prémio de Abu Dhabi, exceto quando parou para trocar de pneus, enquanto atrás de si, Charles Leclerc e Sergio Pérez discutiram a vice-liderança da classificação na corrida e o segundo posto do campeonato de pilotos.
Ambos os pilotos levaram esta batalha até às últimas voltas da prova em Yas Marina, com vantagem para Charles Leclerc. A discussão pelo segundo lugar foi apenas decidido na última volta, tendo sido esta a grande batalha da corrida em Abu Dhabi. O piloto monegasco geriu de forma perfeita os seus pneus, depois de parar apenas uma vez, enquanto o piloto mexicano da Red Bull parou por duas vezes, terminando a época como vice-campeão por 3 pontos.
Afastados das lutas pelo pódio, Lewis Hamilton esteve na luta pelo quarto lugar da classificação, tentando ficar à frente de Carlos Sainz, devido a uma boa opção estratégica da Mercedes, mas um problema hidráulico a duas voltas do final da corrida deitou tudo a perder.
Assim, foi Carlos Sainz a terminar no quarto posto, seguido de George Russell e um isolado Lando Norris, no sexto lugar.
A McLaren não conseguiu recuperar o quarto posto da classificação do campeonato de construtores, mas Norris terminou à frente de Esteban Ocon, enquanto Daniel Ricciardo foi o nono classificado, atrás de Lance Stroll e à frente de Sebastian Vettel, um dos maiores animadores da corrida na sua fase inicial, e que se despediu da Fórmula 1 com 1 ponto somado no traçado de Yas Marina.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Parabéns ao campeão Verstappen e o mesmo para o Leclerc e para o Checo. Sim o Checo assim não fica a dever a ninguém e o Leclerc merece também o segundo. Sainz também a cumprir e para terminar as minhas palavras vão para Alonso que não merecia mais uma falha mecânica e Vettel a terminar a carreira nos pontos, acho que vamos ter falta dele mas a vida é feita de escolhas e ele fez a sua. Venha o próximo campeonato 😉
O Checo não fica a dever a ninguém porque realmente a equipa não lhe dá nada. Ele está lá para ser o número 2 quando convém ao Max. Os assobios que recebeu são inequívocos
Mais um ano em que a MAFIA permitiu que o jogo das ilegalidades na RB fossem permitidas. O ano passado foi escandaloso, este ano foi o que se viu e portanto viva anarquia que se encontra instalada na F1 atualmente. O checo que agradeça ao campeão da vergonha por não o ter ajudado atingir o segundo lugar… O Ocon a comer de “cebolada” o pequenino Alonso foi sem espinhas! E uma palavra de agradecimento para Vettel por tudo o que deu a F1.
Ocon a comer de cebolada o Alonso? Quantas falhas mecânicas teve o Alonso versus Econ? Escândalo são este tipo de comentários que mostram a mesquinhez aliás como se confirma pelos 4 negativos que já tem e garanto que nenhum é meu.
“Ilegal e escandaloso” é ter o previlégio de assistir aos recitais, “continuados e abusivos”, de um piloto a anos luz da concorrência, ainda por cima com um carro tão superior, tão superior, mas que mesmo assim o segundo piloto não consegue mais que um terceiro lugar no campeonato e a quilómetros dele.
Concordo com tudo o que diz.
Aliás, basta recuar para a corrida anterior no Brasil para verificar de forma inequívoca a qualidade DE LONGE superior desse “deus do volante”. Qual Senna no Toleman qual quê? Max mesmo com um carro bom – o melhor DE LONGE – mas sem a afinação no “lugar” arrasa a concorrência.
Interlagos que o diga!
Brilharete de piloto.
Mesmo que o Verstappen o deixasse o passar no Brasil, hoje não valia de nada. O Perez hoje a dormir e erros a mais. O costume.
Um verdadeiro companheiro de equipa teria deixado passar o colega nas primeiras voltas e fazia o jogo de equipa. Ver série Schumacher/Irvine
O fanboy que mandava os outros comer melão, esta temporada fartou-se de barrigadas de melão.
Olha a cabeça, Olha a cabeça! Para o ano há mais!
És pouco parvo és!
Mais um chorrilho de imbecilidades…o habitual em ti…
Bom final de campeonato no season finale no Abu Dhabi, com a hierarquia que tivemos quase todo o ano na maioria das corridas, com Versttapen a vencer, Leclerc em 2º, Ferrari a dar luta à Red Bull, e a Mercedes off the pace! Ferrari a surpreender, parece que ontem o trabalho no FP3 da Scuderia nos long runs deu resultado e o carro tratou muito melhor dos pneus e teve um bom ritmo ligeiramente atrás dos Red Bulls mas à frente dos Mercedes, ao contrário do que vimos na sexta! Excelente corrida perfeita do Max a gerir bem os pneus,… Ler mais »
Não é por acaso que fala em futebol pois o seu comentário é, como sempre, para denegrir uns, com ódio à mistura e típico do fanatismo cego, incapaz de distinguir algo que não seja a sua cor.
O resultado final foi o mais justo para todos, depois de tudo o que aconteceu ao Leclerc com tantos erros estratégicos, seria extremamente injusto acabar no 3º lugar do campeonato.Foi pena a Aston Martin ter completamente fo..ido a corrida do Vettel, não entendo porque não parou quando os outros pararam, por causa disso perderam o 6º lugar do mundial de construtores.
Verstappen, o super-campeão a terminar o ano com mais uma vitória e a fazer um recorde de vitórias numa temporada histórico! Leclerc, excelente corrida a conseguir ser um justo vice-campeão. Perez, foi um dos derrotados do dia a não conseguir bater Leclerc. Sainz, mais uma corrida na sombra do seu companheiro de equipa. Russell, fecha o ano como piloto líder da Mercedes. Bateu o seu companheiro de equipa em pontos, em vitórias e em poles… Foi sem espinhas! Vettel, despedida algo inglória. Mesmo no seu Gp de despedida não consegue evitar ficar atrás de Stroll… Hamilton, agora é oficial: ZERO… Ler mais »
Por vezes tenho dúvidas se é um problema óptico ou foi unicamente língua portuguesa foi pulverizada.
Não sei qual é a pior.
“… Únicamente a língua portuguesa que foi pulverizada”.
O Autosport sempre com aqueles comentarios….então o Hamilton só perdeu porque teve a avaria ou estava a perder tanto tempo para o Sainz que não tinha hipótese?
Para os padrões de Abu Dhabi, até que foi uma corrida bem animada. Verstappen perfeito. A Ferrari a acertar na estratégia, dando o vice a Leclerc. Perez a ser Perez. Lutas quentinhas entre Hamilton e Sainz, entre Latifi e Schumacher e entre Vettel e Ocon. Ricciardo e Vettel despediram-se com pontos, Alonso e Hamilton abandonaram, o que não é estranho na última corrida da época, estranho é que não tivessem existido mais quebras.. Agora, vamos todos de férias automobilísticas, esperando um 2023 com mais equipas em luta, e que, finalmente, se resolvam os problemas de digestão de alguns colegas de… Ler mais »
Comungo a tua opinião com a ligeira subida da Mercedes estes ano na reta final com campeonato a competitividade e a emoção subiram e ficou muito mais interessante… Seria muito bom mais equipas a subirem e chegaram se á frente Lando Norris já provou se tiver carro luta na frente… Comentários com azia só passa co RENNIE (rsrsrsrs) estes irão estar sempre presentes porque os figurantes são os mesmos… Espero que para o ano a RBR cumpra com as regras e seja mais justo e igual para todos porque temo que as equipas não vão cumprir o teto orçamental…
Corrida para adormecer, com a luta pelo P2 a manter o interesse. O Pérez a borrar a cama como de costume, mas os seus fanboys (e do Hamilton) preferem desviar as atenções para o Verstappen. No final ficou com o P2 o Piloto com mais talento, neste caso o Leclerc, mais uma vez a dar tudo o que o carro tinha para dar. Final de carreira na F1 para o Vettel que fez o que pode com a estratégia concedida. Irá deixar saudades. Que venha a próxima temporada de preferência mais competitiva que esta.
Ainda não consegui perceber se o senhor é um fanboy do Versttapen, da Ferrari ou do Vettel! Nos anos de dominio da Mercedes, o senhor andava sempre aqui a defender o Vettel e a Scuderia sobretudo em 2018 e 2019, e criticar o Hamilton e a Mercedes, este ano não o vi quase nenhuma vez cá, aliás nem no ano passado que o Max bateu o Hamilton, sinceramente é estranho, ainda bem que fiquei cá eu a defender a Ferrari e atacar a Mercedes, porque senão eram só adeptos do Hamilton e do Max a criticarem uns aos outros, tenho… Ler mais »
Se não conseguiu entender por quem sou “fanboy” é bom sinal, significa que prefiro corridas competitivas. Se recuar ainda mais no tempo, irá ver que eu achava quase escandaloso o Hamilton ter apenas um campeonato face ao talento que tinha e tem. Se acha que critico mais a Mercedes ou o Hamilton, o mesmo deve-se ao facto de a Imprensa com maior influencia na F1 ser Britânica, tendo uma parcialidade evidente quanto ao Hamilton e Mercedes. E devido a isso, qualquer Piloto que fosse rival direto do Hamilton, era logo colocado nele o foco da sua parcialidade. Foi evidente aquando… Ler mais »
Aí concordo e subscrevo a 100%, apesar de exagerar em algumas criticas à Mercedes e ao Hamilton, e ao colinho da imprensa britânica a favor dos ingleses, mas no futebol e em qualquer desporto é igual, só no ténis não porque já não têm o Murray e nenhum tenista no top 10! Mas não é só em inglaterra, em Portugal é igual com o Benfica por exemplo e mesmo com a seleção nacional e os seus atletas! Quanto ao Hamilton também acho-o bom piloto, mas não é tudo o que escrevem, não acho que seja o GOAT apesar de ter… Ler mais »
Eu há muito que digo por estas bandas que essas conversas promovidas pela Imprensa sobre “GOAT” no Desporto, soa a sensacionalismo e até constrangedor. Pois não podemos andar a comparar Atletas de gerações diferentes.
Final a ser o que devia ser….. Max a anos luz de todos… Leclerc e a Scuderia a merecerem bem o segundo lugar no campeonato… MB a levar na cabeça e o seu piloto principal a ficar pelo caminho … e para cereja no topo do bolo a Alpine a limpar o sebo a Mclaren….. uma despedida do Vettel com muita dignidade… hoje muita Vaselina e Rennie para muita gente… mais um record para o Max… embrulhem….
Terminou um campeonato extremamente aborrecido. Só quem tem azia à Mercedes é que não consegue entender. Passamos do domínio de uma equipa para o domínio de um magnifico piloto. Extremamente dotado e ao mesmo tempo egoísta, mal educado e com cotovelos de fora. Fim de vida para Vettel que se despede em grande. Quando começou na F1, era dos meus favoritos, perdi-o quando foi batido por Ricciardo, achei extremamente birrenta a sua passagem pela Ferrari, até ser destroçado por Leclerc. Assim que deixou de correr pelas vitórias, humanizou-se e terminou como um cavalheiro. Vettel sai pela porta grande, e ironicamente,… Ler mais »
Acho que estás a ser demasiado critico com a Ferrari e com os anos do Vettel na Ferrari, não foi assim tão mau como deixas entender, acho que só estás a ver o lado negativo, mas como deves ser fã da Mercedes e da hipocrisia britânica, diz logo que não gostas da Ferrari porque é uma equipa direta não sabe ser falsa e enganar os outros, e não tem a maldade e falsidade de outros! Agora dizeres que o Vettel em 2018 até Hockeneim não estava a fazer um bom ano, que a Ferrari tinha um carro muito bom eficiente… Ler mais »
A única equipa que sou fã é a a Mclaren. As demais é de acordo aos pilotos. Este ano a Ferrari tinha a minha dupla favorita. Se leres com atenção entendes que fiz referências negativas ao caos nas boxes para um e fizeram um mau carro para outro. Ou seja, toco no calcanhar de Aquiles das duas equipas. Não quiz fazer referências directas aos pilotos mas se for por aí o falhanço é do Leclerc. Para vencer o Max não pode ter esse tipo de erros. Quem conheça a história da Ferrari sabe que tem tanto de paixão e valor… Ler mais »