GP Abu Dhabi F1: Época termina com vitória de Valtteri Bottas

Por a 26 Novembro 2017 14:42

Valtteri Bottas encerra a época de Fórmula 1 com o seu terceiro triunfo do ano, dando um bom sinal neste final de época que se terá de contar com ele para o ano, embora Lewis Hamilton talvez não tenha feito tudo o que sabe e pode para ter outro tipo de resultados. Depois de ter assegurado o seu quarto título Mundial, se essa não é altura para relaxar, é porque não existem…

Ainda assim, Hamilton ainda pressionou o seu colega de equipa nas últimas voltas chegando a estar várias vezes dentro do acionamento do DRS, mas nunca conseguindo sequer estar perto de passar o finlandês.

Sebastian Vettel termina o ano em terceiro lugar, mas sem que o seu Ferrari tivesse a mais pequena das hipóteses de dar luta ao dois Mercedes, terminando a cerca de vinte segundos de ambos. Nesta pista, os Mercedes estiveram imbatíveis. Kimi Raikkonen foi quarto, a mais vinte segundos do seu colega de equipa, e como quase sempre, não teve andamento para Vettel, e embora ocntinue a dizer que tem de fazer melhor, cada vez há mais sinais de que por muito que tente já não o consegue. Curiosamente, a posição permite-lhe chegar ao qaurto lugar do campeonato, pois Daniel Ricciardo desistiu com um problema hidraulico no motor do seu Red Bull, perdendo assim hipóteses de lutar pela posição no campeonato

Max Verstappen terminou na quinta posição uma corrida em que não teve carro para mais, embora tivesse tentado enquanto teve os adversários por perto, terminando no sexto lugar uma temporada em que desistiu sete vezes, vencendo duas corridas.

Apesar do susto com o abandono de Carlos Sainz devido a uma roda mal apertada no seu Renault, que o levou ao abandono, o sétimo lugar de Nico Hulkenberg permitiu à equipa ultrapassar a Toro Rosso no Mundial de Construtores. Esta corrida marca também a despedida de Felipe Massa da F1.

Ao aproveitar bem a sua pole-position, Bottas cumpriu logo ali boa parte do trabalho e depois manteve sempre o tetra campeão do mundo em sentido, com Hamilton a nunca conseguir aproximar-se o suficiente para passar Bottas, que numa corrida em que não havia nada para decidir, mostrou que pode lutar com o seu fantástico colega de equipa, esperando-se agora que no próximo ano lhe possa dar mais luta, esperando-se também aqui que também a Ferrari e a Red Bull tenham condições para lutar por vitórias.

Vettel teve uma corrida calma, e depois de deixar fugir os Mercedes nas primeiras voltas nunca teve condições de recuperar o que quer que fosse, tendo desta forma uma corrida solitária, terminando 19.3s na frente de Kimi Raikkonen. Daniel Ricciardo estava na calha para ser quarto, mas o terceiro abandono em quatro corridas impediu-o. Max Verstappen terminou a 0.8s de Raikkonen, com Nico Hulkenberg a terminar em sexto, depois duma corrida nervosa, pois não podia meter uma roda fora do sítio. Escapou duma penalização de cinco segundos por ter atalhado e ganho vantagem na luta inicial com Sérgio Perez, e essa penalização poderia tê-lo colocado numa zona em que teria que lutar roda a roda pelos cinco pontos que a Renault precisava. Nunca se irá saber o que poderia ter acontecido.

Perez foi sétimo, 6.8s na frente de Esteban Ocon com Fernando Alonso a terminar a ligação da McLaren com a Honda com um nono lugar, naquela que é a melhor sequência da McLaren nos pontos durante toda a época. Será que é agora que a Honda está a melhorar? No mínimo, seria irónico…

Felipe Massa completou a sua 269ª corrida na F1 com o 10º lugar, terminando de forma muito digna a sua carreira na F1. Romain Grosjean foi 11º depois duam excelente luta em pista com Lance Stroll. Kevin Magnussen foi 13º logo atrás de Stoffel Vandoorne.

A Fórmula 1 regressa na Austrália dentro de 17 fins de semana… exceção feita a testes, claro.

Untitled-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jo22101626
jo22101626
7 anos atrás

Uma corrida dentro do esperado com a Mercedes a dominar, Vettel andou sozinho e Raikkonen teve sempre o Max controlado.Alonso desta vez conseguiu ultrapassar o Massa, mas é impressionante como o mclaren com o DRS aberto tinha sensivelmente a mesma velocidade do Williams com o DRS fechado.De resto foi um excelente época até Singapura, a partir daí foi passear para o Hamilton. Quanto aos construtores a Mercedes a dominar pois nesta altura Raikkonen já não oferece a velocidade de há dez anos.Destaque ainda para o Max que ganhou duas corridas com muito mérito.

chicanalysis
7 anos atrás

Hoje identifiquei-me com o Hamilton, só me lembrava daqueles dias em que estou com alguma pressa e me aparece à frente um guarda-caixões.
De resto, corrida espetacularmente soporífera.

Pity
Pity
7 anos atrás

Corrida morna como “convém” quando (quase) tudo está decidido. O ponto de maior interesse foi a luta entre Stroll e Grosjean, que souberam dar espaço um ao outro. O momento curioso, foi quando Alonso perguntou pelo colega e como poderia ajudá-lo a chegar aos pontos. Este não é o Alonso que vi durante tantos anos, definitivamente.
Grande final com Massa a despedir-se com uns “donuts” e os homens da Mercedes em bailado sincronizado.
Agora, gozemos umas merecidas férias.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Uma coisa é certa: falavam tanto do Alonso ser mau colega por aqui mas o Massa disse o que disse do espanhol…
Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

E o Hamilton também disse que foi o único com quem aprendeu.

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Exacto! Por muito que essas palavras custem aos pequeninos que são os haters do piloto espanhol.
Cumprimentos

can-am
can-am
7 anos atrás

O Bottas foi forte em toda a corrida,mas também deu para ver que a Mercedes deve ter querido que ele ganhasse hoje.
Porque a desesperada falta de pressão do Hamilton no Bottas dá um bocado que pensar.
Jogos de equipa ou pagamento de contas em atraso ?
E agora venha 2018 onde quase de certeza iremos assistir a nova luta Hamilton / Vettell – 2ªparte.

chicanalysis
Reply to  can-am
7 anos atrás

Obviamente que a mercedes deixou o botas rapar o fundo ao tacho. O Ham já estava de barriguinha cheia.

so23101706
so23101706
7 anos atrás

POle position, volta mais rápida e vitória. Como diria o M. A. Webber, ‘not bad for a second driver’.

*RPMS*™
7 anos atrás

Agora que tudo chegou ao fim será uma boa altura para fazer alguns balanços, não só desta temporada, mas também será interessante analisar estes três anos de Vettel na Ferrari.
Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Agora venham-me dizer que o Stroll é alguma coisinha de jeito! Só se for a torrar pneu!
Grande vitória do Bottas. De vez em quando parece um excelente piloto.
É de mim ou o Kimi passa a vida a desculpar-se com os pneus?

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Economy run. Não vem no artigo,e, verdade ou não, a versão da Ferrari foi que houve problemas de consumo de combustível desde o início da corrida, lembrando que já no fim o Vettel pode acelerar um pouco fazendo 1 volta a somente 0.120 da melhor do Bottas.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Falava da época em geral.

Pity
Pity
7 anos atrás

OFF TOPIC IMPORTANTE:
Amigos, recebi há pouco um e-mail que alertava para um novo perigo nas nossas estradas e achei importante passar a mensagem a todos:
NÃO PASSEM COM OS VOSSOS CARROS POR CIMA DE FRUTOS CAÍDOS NO CHÃO, sejam laranjas, maçãs, tomates ou limões. A razão é simples: Há indivíduos, em especial de leste, a usarem esses frutos, COM PREGOS, para furar os pneus aos condutores e, assim, poderem assaltá-los.
Se é verdade ou não, não sei, mas o e-mail mostrava imagem que o comprova.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Corrida meio meh onde foram todos fracos, porque é tudo o carro e todas essas desculpas menos quando é o meu piloto favorito. Aí ele até a pé ganhava.

Because reasons.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado