GP Abu Dhabi, F1: Desde o verão “as maiores mudanças que tivemos foram as novas pinturas”, diz Christian Horner

Por a 25 Novembro 2023 13:21

O domínio da Red Bull durante toda a temporada é indiscutível, pontuado apenas por um momento menos conseguido que aconteceu em Singapura. No entanto, as equipas adversárias tentaram encurtar a diferença para a equipa de Milton Keynes durante a temporada introduzindo atualizações nos seus monolugares, algumas com mais sucesso do que outras, mas mesmo assim, Max Verstappen venceu todas as corridas desde o deslize em Singapura até ao passado GP de Las Vegas.

Christian Horner já tinha salientado que a Red Bull não atualizou o RB19 de forma significativa desde as férias de verão, reforçando agora essa mensagem ao afirmar que as maiores mudanças no monolugar foram as pinturas para as provas nos EUA. 

“As maiores mudanças que tivemos foram as novas pinturas”, disse Horner na conferência de imprensa de chefes de equipa em Abu Dhabi. “Por isso, e claro, em diferentes alturas da época, tivemos diferentes concorrentes a dar-nos trabalho, quer tenha sido a Aston Martin a começar a época de forma muito forte. Quer dizer, se pensarmos no Mónaco, a vitória foi apenas na qualificação. Foi apenas uma volta na qualificação que determinou a corrida. E depois, mais recentemente, a McLaren tem-nos desafiado firmemente em algumas corridas muito recentes, também tivemos a Ferrari e, ocasionalmente, a Mercedes. Portanto, tem variado quem tem sido o concorrente”. 

O facto da concorrência ter dado passos em frente no seu desenvolvimento, não significou que não existam pontos fracos nos seus monolugares. Qualquer monolugar das equipas que estão classificadas no top 5 do mundial de construtores mostra fragilidades em certos circuitos ou com certas condições, com a exceção da Red Bull. Isso, na opinião de Horner, é o que fez a diferença durante a temporada. “Penso que o ponto em que temos sido particularmente fortes é o facto de termos conseguido atingir esse nível de consistência em muitos circuitos, condições e circunstâncias diferentes”, disse o responsável da Red Bull. Na equipa de Milton Keynes houve um piloto que se destacou. Max Verstappen tem batido uma série de recordes, alcançando o tricampeonato de uma forma quase natural, que surpreendeu a própria equipa.

“O Max tem sido incrível este ano. Acho que nenhum de nós pensou, depois de 2022, que conseguiríamos fazer melhor. Mas, sabem, aqui está ele com 18 vitórias numa única época”, salientou Christian Horner. “Bateu todos os recordes, esmagou os recordes. E penso que, como piloto, a forma como cresceu, está em constante evolução. A sua capacidade dentro do carro é cada vez maior, para ler uma corrida, para ser capaz de gerir os pneus, para saber quando são os momentos-chave para forçar”. O líder da equipa de Milton Keynes, realça a capacidade de Verstappen em trabalhar com a equipa e tirar partido do seu monolugar. “É preciso começar a falar sobre ele entre alguns dos maiores nomes do desporto, e acho que merece essa sua posição. E o que é fenomenal é o facto de o ter feito com 26 anos de idade. Ainda tem muitas corridas pela frente”, concluiu Horner.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado