GP Abu Dhabi, F1: Carlos Sainz acusa pilotos de prejudicarem adversários com “ar sujo”
Carlos Sainz acusou hoje os pilotos de propositadamente prejudicarem os adversários em pista através do ar sujo que sai dos monolugares e que traz dificuldades para quem vem atrás, dando mais hipóteses de pode passar para o segmento seguinte nas qualificações. O piloto da Ferrari sugeriu que “toda a gente o faz”.
Carlos Sainz foi eliminado no final do primeiro segmento da qualificação do Grande Prémio de Abu Dhabi e ainda no túnel de acesso à pista, queixou-se da sua posição e da lentidão dos adversários à sua frente para entrar no traçado. Após ter sido eliminado no 16º posto, o piloto espanhol deixou escapar pelo rádio que poderia ter sido impedido em pista.
Sem se corroborar que tivesse sido impedido, ou seja, que algum adversário tivesse colocado o carro na trajetória de corrida, o piloto espanhol admitiu, após a sessão, que a causa das dificuldades podia ter sido outra. “Entre nós, pilotos, nós sabemos”, disse Sainz, citado pelo Motorsport.com. “Sabemos que se fizermos uma curva com um ou dois segundos de vantagem para outro carro, vamos fazê-lo perder um ou dois décimos naquela curva”. O piloto da Ferrari disse ainda que “quando está apertado na Q1 e Q2, vejo pessoas a dar um pouco de ar sujo de propósito em algumas curvas para talvez fazer os outros perderem algum tempo nas curvas, o que não consideramos impedimento porque não é preciso levantar [o pé do acelerador]”. Sainz salientou que “sabemos que ao dar ar sujo, estamos a prejudicar a volta naquela curva”, sublinhando ainda que “fiz basicamente todos os setores um e dois muito perto dos carros da frente e dei por mim a perder décimos [de segundo] por curva”.
Para o espanhol esta é uma situação que acontece regularmente, mas que até agora não tinha sido apontada como uma forma deliberada de fazer um adversário perder tempo. O piloto acrescentou que “acho que toda a gente o faz. Só que se nos colocarmos numa má posição na pista, vamos sofrer mais com isso”, concluiu.
Foto: Philippe NANCHINO / MPSA
É um ” caso” curioso: o” ar sujo”, é lançado para um, para outro, ou para todos? Sempre ou só ás vezes? No princípio, no meio ou no fim da volta? Prova-se? Como?
Ahhh, não… parece que não.
OK, então qualquer carro ou piloto pode estar sujeito a esse efeito.
Hace parte de la carrera chico!
Desculpas pois o Charles ficou em 2 lugar eras o maior em Singapura com o Charles ajudar te e agora e desculpas
Eu vou por outra hipótese: depois de estragos substanciais em Las Vegas e mais alguns na sexta-feira, a Ferrari andou a juntar peças, que já estavam descartadas, para montar o carro do Sainz, pois já não havia verba para peças novas. E deu aquele resultado.