GP Abu Dhabi F1: Alonso e o ‘brake test’ a Hamilton: “ele é experiente, mas eu sou mais”,
Ser um bom ou um grande piloto de Fórmula 1 não tem só a ver com rapidez, mas sim também, e muito a ver com inteligência. Claro que sem rapidez a inteligência não serve para nada, mas quando se juntam as duas, há momentos nas corridas em que isso pode ser a diferença entre uma posição à frente ou atrás. Tão simples como isso.
Isto a propósito do que Fernando Alonso fez a Lewis Hamilton, que lhe valeu uma advertência dos Comissários Desportivos por condução ‘errática’. Não foi nada errática, mas sim, extremamente bem pensada ainda que um pouco perigosa, porque apanhou desprevenido Hamilton que quase bateu no Aston Martin de Alonso quando este tirou o pé do acelerador do seu monolugar de forma repentina.
Tudo sucedeu após a segunda paragem nas boxes do espanhol, que quando regressou ao circuito, viu o Mercedes de Lewis Hamilton aproximar-se. Sabendo que se aproximavam de uma zona de deteção do DRS, Alonso tirou o pé para que Hamilton passasse o que lhe faria ter DRS na reta seguinte, mas isso apanhou Hamilton desprevenido. O piloto da Mercedes passou Alonso, que o passou na reta seguinte, com o DRS. Ou seja, resultou bem o que Alonso pensou, e os Comissários decidiram por “sem ação necessária” a acusação de condução irregular a Alonso.
No final o espanhol explicou que tinha abrandado exatamente com a intenção de deixar Hamilton passar para que pudesse ter DRS na logo a seguir: “O Lewis é obviamente muito inteligente e compreende muito bem o desporto e tem muita experiência, mas eu tenho mais”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Também modéstia não lhe falta! O truque não é novo, mas a primeira vez que o vi executado com classe, foi à uns anos o Leclerc a fintar o Verstappen repetidamente numa corrida, mas só durou até o Max se aperceber…
se ter apercebido… queria eu dizer.
O Max fez o mesmo no RB ring (época de 2022) na primeira zona de detecção do DRS, mas sinceramente já não me lembro com quem. De qualquer maneira para fazer isto convem dar um sinal/ movimento para não ficar com o outro carro colado nos escapes dada a velocidade e distância que os pilotos têm entre si.
O Alonso já o tinha feito em 2013, precisamente com o hamilton no GP do canadá.
Encontra facilmente essa luta.
Penso que foi a primeira vez que vi um piloto usar essa “táctica”, embora seja bastante possível que alguém o tenho feito anteriormente, Alonso incluído, já que existe DRS desde 2011 na F1.
Fui rever novamente essa luta, e o que se passou foi ligeiramente diferente.
O Hamilton abrandou para ter DRS na recta, mas o Alonso foi esperto o suficiente para não cair na armadilha.
Abrandou a tempo, mesmo no limite, tirando assim proveito do DRS para ultrapassar o Hamilton.
A primeira vez que ele fez um brake-test ainda andava de Minardi e foi ao Coulthard. Com a experiência, começou a aprimorar a técnica, de forma a não ficar tão evidente. Se o Hamilton não se tivesse queixado, acho que passava despercebido (pelo menos a mim).
Quando o Alonso estava na Ferrari fez isso no Canadá ao Hamilton (é só procurar no youtube.). Muito antes do Leclerc.
Alguem com azia?
Bem por este caminho ainda vamos assistir a FIA a criar a lei dos piscas. É tanta regra que mais vale proibirem as ultrapassagens.
Carrega Alonso!
Cumprimentos
Grande Alonso!!! A F1 não é para meninos…